domingo, 9 de dezembro de 2007

Facilidades no Gmail

Apesar de ser o webmail que eu decidi usar e ter poucas reclamações a respeito dele, fico impressionado com a quantidade de facilidades que ele não tem e da também grande quantidade de outras facilidades criadas fora principalmente para Firefox e nele principalmente com o Greasemonkey!

Apesar do texto a seguir não estar totalmente correto, vou mantê-lo. Prefiro admitir um erro que mentir. Ele está agora marcado em vermelho.

Não existem botões, mas dentro do ambiente de pesquisa (quando a moldura fica verde) aparecem seis destas opções na forma de links em azul, que são Todas, Nenhuma, Lidas, Não Lidas, Com Estrela e Sem Estrela.

O texto que me informaram estar incorreto está a seguir. Apesar de existirem muitas destas opções, elas ficam realmente escondidas. Isto ninguém pode contestar.

Pode-se fazer muita coisa usando comandos escondidos feitos os ovos de páscoa de alguns grandes programas. Por exemplo para mostrar os últimos 20 mails não lidos basta digitar na janela de busca do próprio Gmail: is:unread. Por que então não colocar simplesmente um botão para mostrar apenas as mensagens não lidas? Esta facilidade eu tenho desde que comecei a usar o Netvibes, que infelizmente não reconhece os labels.

Existem sites inteiros dedicados a desvendar os segredos do Gmail. Pra quê? Por que o próprio Google não nos dá estas facilidades logo? É informação vazada por ex-funcionário? É pra economizar os servidores?

Juro por Deus que não entendo. Na minha opinião é realmente o melhor webmail que existe, e só tende a melhorar com o tempo, mas algumas facilidades que qualquer outro webmail oferece há muito tempo eles simplesmente ignoram. Talvez para parecerem originais, mas a Internet é a terra do e dificilmente veremos algo de novo sob o sol. Continuo sem entender por que simplesmente não seguem algumas tendências quase que universais?

Pra não dizerem que eu só falei mal, apesar de ter admitido que é meu e-mail oficial, posso dizer que o uso de labels foi uma idéia fantástica, pois agrupa mensagens automaticamente e nos dá uma noção de quem está roubando nosso tempo, e isto eu ainda não vi em nenhum outro webmail. E um coisa bem interessante é que quem estiver usando a versão em inglês poderá ter estes mesmos labels em 12 cores diferentes para escolher o que facilita ainda mais identificar mensagens importantes ou indesejadas (já tinha falado sobre isto e nem lembrava de tanta coisa que aparece).

Pode-se redirecionar a grande maioria dos outros servidores de e-mail, tanto na web como em provedores, para o Gmail, e é o que faço, com a única exceção do Hotmail que talvez por ser da Microsoft seja infinitamente mais teimoso na mudança de paradigmas e excêntrico no modo de operação.

Tudo bem, apesar de todos estes problemas, que não chegam a ser sérios, ainda existem centenas de fontes de informações para turbinar o Gmail.

Só no Dicas-L estão listadas 11 dicas de uso, mas na pesquisa deles, colocando Gmail aparece bem mais, a lista eu reproduzo abaixo:

Para o Firefox existe o excelente Better Gmail que já dá uma boa turbinada.

Ainda existem algumas gambiarras para procurar por mensagens em particular, algumas delas são:
is:unread - mensagens não lidas
has:attachment - as que têm anexos
filename:extensão do arquivos, como por exemplo filename:pps - para achar mensagens com um determinado tipo de anexo

Vou ficando por aqui, talvez o Google nos brinde com alguma surpresa agradável e meu webmail preferido e basicamente o único que uso melhore um pouco mais e acabe com estas deficiências.


Para quem quiser experimentar o Netvibes, pode ficar despreocupado que ele já está todo em português apesar de ficar na França. Pra mim pelo menos ele me serve como uma central de controle, pois me mostra os últimos e-mails, últimas noticias, previsão do tempo, últimas mensagens do twitter e tudo que aceitar RSS.

Terminando realmente: este texto com certeza vai ganhar gongada e ser taxado de confuso, (dito e feito) não duvido nada, afinal estou questionando algo que gosto. Na cabeça de muita gente temos que endeusar o que gostamos e demonizar o que não gostamos, e a crítica não cabe em lugar algum. Fazer o quê? Faz parte da vida!

Atualização (vou deixar de chamar de Update): você, igual a mim, anotou que seu último mail não lido foi recebido em digamos 4 de dezembro, para achá-lo basta colocar no campo de pesquisa: after:2007/12/3 before:2007/12/5 is:unread, esta mensagem e talvez outras apareçam. Como acabo não lendo muita coisa, acabo anotando a data da última mensagem não lida, e este atalho / gambiarra me ajuda em muito.

Atualização 2: Clicar no link unread ou não lidas somente vai marcar as mensagens não lidas. Escrever is:unread no campo de pesquisa vai mostrar apenas as mensagens não lidas. Vale lembrar que todos estes filtros são cumulativos, você pode usar quantos quiser!

Nenhum comentário:

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget