sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

MusicBrainz pra organizar músicas é o cara!

Gosto das coisas em ordem, gosto de ter que ler só uma vez um texto para saber o que a pessoa quis dizer.

Com as músicas que tenho no computador não é diferente, não gosto de ter que clicar com o botão direito do mouse para saber, pelas propriedades do arquivo, quem canta e o nome da música.

Durante muito tempo tive que resolver isto na unha, até que descobri o MusicBrainz. Um site que oferece um programa que tenta identificar um MP3 pelo tamanho, duração, dados das tags mesmo estando erradas, hash do próprio arquivo e qualquer outra coisa que não me lembro.



Não estou aqui para defender a pirataria! Sempre transferi os meus CDs para o micro. Se alguém consegue música de outra forma, não é de minha conta! De qualquer forma as gravadoras já fazem isto, e com isto perdem clientes.

Só sei que o formato de arquivos chamado MP3 já fez dez anos e na própria rua existem milhares de desempregados vendendo CDs com MP3 a preços realmente baixos e que os programas peer-to-peer chegaram pra ficar.

Agora, voltando ao foco, é isto que o Picard (uma bela homenagem ao fictício capitão Jean-Luc Picard, de Jornada nas Estrelas) faz. Ele, por exemplo, no meu caso altera o nome dos MP3 para "artista - música.mp3", detalhes como álbum, ano, etc, ficam nas tags. Como sou usuário do Ubuntu tenho à minha disposição o Amarok que inclusive se conecta ao MusicBrainz.

O site para baixar o Picard, tanto para Windows quanto para Linux é este aqui!

Pronto! Está dada a dica, aproveitem! Lembrando que é de graça!

Update: antes que alguém pergunte, realmente uso e abuso da Wikipédia, é uma fone de informação bastante útil!

Um comentário:

Unknown disse...

Inclusive o last.fm pedia para usar o programa para evitar que aparecessem músicas com o nome errado por lá!

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget