domingo, 30 de setembro de 2007

Cálculo aplicado

Observação: para quem procura material sério sobre cálculo aplicado às diversas atividades humanas, sugiro os sites (e redes sociais ao mesmo tempo) umamão [1] e ebaH! [2] onde existe farto material sobre matemática e gente disposta a ajudar, contanto que não abusem. Esta postagem foi apenas uma brincadeira e eu não esperava que ficasse em evidência nos resultados do Google.


O criador do txt2tags [3] e funções zz [4] achou uma relíquia em casa, um curso de bash em forma de apostila devidamente encadernada. Para ganhar esta raridade basta adivinhar, digo, calcular o número de moedas neste pote. No próprio blog do Aurélio [5] você encontrará maiores detalhes.

Este é outro post que certamente clicarão como chato. Fazer o quê? Estou postando porque achei interessante.

Num gibi do século passado, o Bolinha se deparou com um problema semelhante, tinha que descobrir quantas bolas de gude haviam num aquário para ganhar um prêmio que eu não lembro. Ele usou um método científico, ou seja, achou um aquário igual e encheu de bolas de gude, mas a Luluzinha acabou ganhando, e qual foi a justificativa dela para tal façanha memorável: intuição feminina.



[1] http://umamao.com.br/search?q=cálculo+aplicado
[2] http://www.ebah.com.br/busca.buscar.logic?q=c%E1lculo+aplicado
[3] http://txt2tags.sourceforge.net/pt/
[4] http://funcoeszz.net/
[5] http://aurelio.wordpress.com/2007/09/28/adivinhe-o-numero-de-moedas/

Mapa astral de graça

Não, não é spam.

Um site te dá a previsão diária e faz teu mapa astral, algo mais completo do que falar do teu signo solar, o que geralmente chamamos simplesmente de signo. Este é o Astrodienst.



Basta se cadastrar e ter acesso de graça a previsões bem precisas do teu dia-a-dia. Esta é pra quem gosta e acredita em astrologia, para os que tem curiosidade também.

Semanalmente o site tem uma crise de bondade não capitalista e te dá a interpretação completa, o que normalmente só existe para os assinantes. Não sou tão fanático assim, faz meses que não entro lá, mas como sei que muita gente quer uma interpretação mais individual do a que aparece nos jornais, resolvi postar a dica. No meu caso o dia grátis é quinta-feira.

Além do mais dá pra acrescentar o mapa de várias pessoas, se cem pessoas é um bom número então você chegou no lugar certo (espero que não tenham alterado). Nada como saber da intimidade de alguém sem bisbilhotar, mas se você quiser fazer isto, ainda existe o orkut.

De qualquer forma isto é para os que acreditam, os que não curtem, favor ignorem.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Como divulgar música na Internet de graça

Atualizado em nova postagem
em http://paginadoaguinaldo.blogspot.com/2010/07/como-divulgar-musica-na-internet-de.html


Esqueminha razoavelmente simples para divulgar um artista ou uma banda gratuitamente na Internet:
  1. distribua mp3 de seu trabalho na Internet, todo mundo tem como tocar
  2. toque suas mp3 no computador estando conectado ao last.fm e usando o player deles, que é distribuído gratuitamente
  3. será criado um perfil, complete-o com uma biografia, nele você poderá inclusive incluir eventos como shows
  4. entre em FoxyTunes e crie teu perfil, mas dependendo do número de pessoas que já ouviu teu trabalho ele já pode existir. Observação, o FoxyTunes tem plugin para Internet Explorer e extensão para Firefox, que inclusive podem controlar teu tocador de mp3 de dentro do navegador.
Para dar um exemplo veja a banda Ludov no last.fm e no FoxyTunes. O last.fm está mais focado como rede social, você acaba conhecendo gente com gosto semelhante ao teu, já o FoxyTunes te oferece o maior número possível de informações sobre o artista, como vídeos do YouTube, letras das músicas, fotos, etc.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Porque odiamos o trabalho

Existe a lenda de que se alguma coisa passou na tv e ninguém viu é porque foi na TVE. O programa Sem Censura é um excelente Talk Show que fala sobre tudo, e desta vez acertou na mosca, o Waldez Ludwig me surpreendeu, afinal vejo a grande maioria dos coachs como muitos vêem os astrólogos ou economistas: gente que usa linguagem vaga, adaptável a qualquer situação e facilmente desculpável em caso de erro na previsão. Para que não me acusem de preconceito, aviso que recebo o boletim do Aldo Novak, afinal, concordo em quase tudo que escreve.
Voltando ao assunto, o Waldez simplesmente analisa toda a estrutura vigente que nos faz quase que naturalmente detestar a empresa que nos paga o salário, achei este vídeo no WebToo, os endereços das três partes do vídeo são as seguintes: parte um, dois e três, aproveitem!

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Erros de português

Reconheço, de uns tempos pra cá, estou tendo uma certa dificuldade em digitar corretamente algumas palavras.
G ou j, ç ou ss e por ai vai. Não que eu não saiba escrever direito, mas a exposição excessiva a um português escrito de qualquer jeito, sem a menor intenção de estar correto em termos ortográficos, acaba nos induzindo ao mesmo vício.
No começo da Internet comercial aqui no Brasil, cheguei a dizer para amigos para não se preocuparem com a grafia na Internet, já que o meio era muito informal. Estes amigos tinham medo de parecer analfabetos ou desleixados ante centenas de doutores e outros de alto nível cultural. Não devo ter sido o único que passou este meme. Hoje estamos na situação em que estamos.
Tem gente escrevendo de qualquer jeito, dá um certo cansaço ver esta bagunça toda.
Mas, nem tudo está perdido... \o/... a barra de ferramentas do Google (nos sabores Internet Explorer e Firefox) tem um corretor ortográfico on-line que marca as palavras incorretamente escritas com uma linha tracejada em vermelho. Ok, reconheço, ele não é perfeito e falta muita coisa, mas já ajuda bastante na hora de evitar erros muito evidentes.
Outra forma de evitar um possível vexame gramatical é um conjugador de verbos da língua portuguesa on-line, muito correto e bem completo. Assim podemos evitar os terríveis esteje e seje (que enquanto digito estão sendo marcados como incorretos).

Update - recebi o e-mail e o mandei para o Multiply (não tenho mais conta lá). Nem as Organizações Tabajara nem o Grupo Uirapuru teriam uma idéia tão salvadora. O conteúdo agora também está no Ninguém é de Ferro!

Atualização 2.0: O Firefox conta agora com um dicionário ortográfico bem maior para o português brasileiro, tem inclusive expressão regionais que nunca ouvi falar. Para achar o link no meio dos outros dicionários em outras línguas a página fica aqui, ou clicando com o botão direito dentro de uma caixa de texto e selecionando Languages / Add dictionaries... ou Línguas / Adicionar dicionários... (não estou usando o Firefox em português no momento, não tenho como ver o nome correto).

sábado, 22 de setembro de 2007

Kubuntu

Apesar de ter usado anteriormente o Linux, cai cruzinho no Kubuntu. Instalei o Ubuntu e como nunca fui muito fã do Gnome e já tinha usado o KDE, passei assim que pude para o Kubuntu. Não nutro nenhuma antipatia pelo Gnome, tanto é que tenho o painel dele rodando dentro do KDE, e uso indiscriminadamente programas para os dois ambientes gráficos. Só não me adaptei tanto ao Gnome como me adaptei ao KDE, não quero entrar numa flame war e nem seguir o fanatismo semelhante ao dos torcedores de um ou outro time, afinal programas de computador não são times de futebol.



Ok, saí do Windows sem vontade de voltar, mesmo que algum dia o use em uma máquina virtual para uma emergência qualquer.

Ótimo, o que me faltou quando cheguei no mundo Linux? Quase nada, mas o suporte a palm, que por enquanto não abro mão tem me feito muita falta. Não que não exista, mas eu é que não estou sabendo fazer funcionar. Mas pra isto existe o Google, e uma hora destas eu resolvo meus problemas. Outra deficiência (minha também) foi um cliente para mensagem instantânea, ai vieram o Goowy para acessar o MSN e o Yahoo! Messenger, e o gTalk Sidebar, uma extensão para Firefox, me salvar.

Tudo bem, e agora, o lado positivo:

  • O computador roda normalmente com 120 abas abertas no Firefox ou mesmo várias instâncias de um programa ao mesmo tempo, o bicho não tem medo de trabalho;
  • Copiei todos as partições dos meus HDs antigos para pastas do novo de uma só vez e o computador não demonstrou o menor cansaço;
  • Instalei antivírus (Clamav) apenas para não correr o risco de repassar vírus para quem usa Windows;
  • O micro pode ficar ligado direto já que não tem compromisso de travar;
  • O Konqueror, o equivalente ao Windows Explorer abre um emulador de console apenas apertando F8, posso usar a linha de comando sem precisar abrir mais uma janela, além disto ele navega na Internet e é um visualizador universal de documentos, de fotos a textos, praticamente qualquer arquivo;
  • Não existe a menor necessidade de piratear programas, quase tudo é livre;
  • Em caso de necessidade, posso rodar programas do Windows e DOS através do VirtualBox, VMWare, Wine, DosBox e outros;
  • Meu computador checa atualizações diariamente e não me dá um falso alarme de sistema pirata;
  • Apesar de os programas serem feitos por equipes e comunidades diferentes, eles tem uma capacidade muito grande de se integrar;
  • Existem centenas de comunidades prontas a te ajudar se você souber como perguntar;
  • Basicamente não preciso me preocupar com links suspeitos, mesmo assim, tenho no Firefox o WOT que me avisa que um site é perigoso, ou seja, inútil.

Por incrível que pareça ainda tem mais pontos positivos no Kubuntu, mas fica pra outra vez. Não pretendo fazer a cabeça de ninguém para abandonar o Windows, acho quase que impossível com alguns, mas estas são vantagens reais, não é papo furado, isto acontece no dia-a-dia.

Update: apesar de ter sido até marcado como confuso, o que não desminto, este artigo foi plagiado sem que fosse mudada uma única letra. A única coisa que ele alterou foi o título, por sinal colocou errado ubutu.


sábado, 15 de setembro de 2007

Coisas que respeito na Internet

Não que elas representem bem a Internet nem que sejam feitas apenas para interagir com a Internet, mas foi na Internet que as achei, vou colocar uma lista sem ordem de preferência:

  • Dicas-L, este me veio à cabeça pelo tempo que conheço e pela utilidade que já me teve. Principalmente agora que estou usando o Kubuntu.
  • Netiqueta, e as pessoas que sabem usá-la sem parecer múmias, e principalmente pela falta dela que nos trás tantos mal entendidos.
  • Software Livre mesmo que não seja Open Source, como o Miro, Firefox, Amarok, Picasa, BrOffice.org, Audacity e outros que depois vou falar um pouco mais, a grande maioria é multiplataforma, ou seja, não importa que sistema operacional você use, Linux, Windows ou Mac, os programas vão rodar no teu computador.
  • Sites colaborativos, como por exemplo o Viva o Linux, Fórum PCs, Guia do Hardware, o Sistema Rau-Tu e outros sites onde tua dúvida não é encarada como ignorância e sim como um simples pedido de ajuda.
  • Web 2.0, tem muita coisa que já roda direto na Web como last.fm, Plaxo, Gmail, Google Docs, Goowy, del.icio.us e outros onde você acaba sentindo que a Web acaba sendo o seu próprio computador, afinal seja lá onde você estiver seu conteúdo é sempre o mesmo.
O primeiro item foi até fácil, o resto é que complicou, não respeito só isto, não acho a Internet tão esculhambada, e não quero fazer propaganda gratuita de ninguém (nem cobrar por isto), mas, num Brasil onde ter 1.000 amigos no orkut é sinal de sucesso, fica difícil identificar o que vale a pena ver ou participar ou não. Como qualquer outro acabo interagindo com o que tem à minha disposição.


Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget