segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Teste de Turing

O último prego no caixão da educação.

Às vezes chego quase a acreditar que fomos invadidos por andróides sem emoções. A quantidade de pessoas cujo único objetivo na vida é serem desagradáveis e fugirem pela tangente quando são perguntadas sobre coisas que não entendem é realmente cada dia maior.

Muita gente usa fórmulas cansadas como a famosa “se você não entende de *****, como vai entender de ...”, sempre dão respostas evasivas para tudo e esperam que todos riam com a demonstração de ignorância absoluta deles.

Muita gente se irrita até mesmo com um bom dia, como se fosse uma provocação e não um desejo que o dia não seja tão desagradável. Acabam parecendo mais com a mosca que procura insistentemente uma ferida num corpo absolutamente são e não com a abelha que procura uma flor em todo um pântano.


Nos anos cinqüenta e sessenta, pelo que vejo em filmes, deve ter sido quase impossível alguém ter este tipo de comportamento. Mas, a partir dos setenta, parece que isto se tornou uma atitude se não louvável, pelo menos aceitável. E hoje, pessoas sem nenhuma educação aparentam ser bem mais normais do que gente que se esforça para não parecerem com completos idiotas.

No mundo da computação existe um teste chamado de Teste de Turing, onde alguém conversa num chat ou com um programa ou com uma pessoa de verdade. Se o programa de inteligência artificial for bom o suficiente, o testador não perceberá que está falando com uma máquina. Mas acho que se ele fosse falar com um destes seres suspeitos de não ter alma, ele acabaria desconfiando da sua natureza não humana, de suas frases feitas, da repetição compulsiva de bordões da televisão e do seu “bom humor” agressivo.

Sei que muitos usam máscaras para parecerem mais ajustados à sociedade, mas acho realmente estranho que as pessoas não se importem em aparentarem não ter nenhuma educação, nem um pouquinho de cultura e muito menos opiniões próprias, acho isto perigoso e infelizmente vejo que é algo cada vez mais comum pelo menos neste país. Fico realmente apreensivo de ver que as pessoas não se importam mais em parecerem imbecis.

Já vi garotas aparentemente normais quase me acusarem de invasão ao eu ter retribuído uma visita no Orkut, ou seja, elas podem entrar no meu perfil à vontade, mas eu não tenho os mesmos direitos. Até pouco tempo esta pessoa seria chamada de troll na Internet, alguém que só entra para provocar discussões inúteis e se acha acima do bem e do mal não podendo nunca ser atacada do jeito que ataca indiscriminadamente todo mundo.

Parece que os trolls saíram da Internet e querem conquistar o mundo real, e o pior, sem a aparência desagradável da mitologia.

Já falei sobre algo semelhante em Internet para os mais educados. Acredito que o tema não tenha fim.

sábado, 19 de janeiro de 2008

Repercussão mesmo!

Por um mundo com mais liberdade!

Bom, nunca foi minha intenção transformar este blog num site politizado. Eu pretendo que ele seja meu site pessoal onde eu possa postar o que realmente me interessar, mesmo que não seja realmente importante.

Mas de qualquer forma não existe nada que me impeça de postar qualquer notícia, fato ou idéia de fundo político! Afinal, quando caí de pára-quedas na notícia da prisão de Fouad Al-Fahran, não imaginava que a repercussão seria tão grande para mim mesmo. Desde 11 de setembro de 2001 o mundo não islâmico deixou de ignorar o mundo árabe e começar a temê-lo como se fosse uma verdadeira fábrica de terroristas. Acho que isto nunca me atingiu, afinal em tenra infância estudei com um garoto muçulmano, e apesar de saber que ele tinha uma família muito rígida, e achar isto um pouco estranho apesar da minha não ser liberal, eu o via como outro garoto qualquer do colégio, o que ele realmente era.

Outra coisa interessante sobre a cultura árabe de uma forma geral, é que somente os filmes ganhadores de prêmios significativos acabam chegando aqui. Sendo assim, a visão do "mundo deles" vista em vídeo ou pelo cinema mesmo é bem realista e completa. Mas, para muita gente estes filmes podem passar por histórias anacrônicas e totalmente fora da nossa realidade. Mas até mesmo um filme brasileiro sobre o período da ditadura, da qual saímos recentemente em termos históricos, tem uma aparência de algo bem irreal e completamente fora do contexto de nossas vidas imediatas.

Bem, de qualquer forma, para os que só assistem novelas, e eu não os recrimino realmente, e por isto não têm como saber que existe um mundo muito grande e muito diferente do nosso, até mesmo lá no nordeste e lá no sul, esta mídia oportunista pode fazer o que quiser de suas idéias e opiniões, basta mostrar "o que interessa".

Juntando o convívio que tive com gente que vive realmente em outra cultura e ter a oportunidade de presenciar histórias sobre árabes e contadas por árabes com extrema sinceridade, me deu uma noção um pouco menos bitolada do que realmente existe neste mundo e do que não passa de invenção ou interpretação superficial do que acontece nele.

De certa forma estou tentando justificar ter abraçado uma causa que convenhamos, não é minha e nem me atinge diretamente, mas vamos às repercussões que participar, mesmo que de longe desta campanha, fizeram alguma alteração em meu cotidiano.

Descobri que o ativismo árabe não é como boa parte desta mídia apregoa, ou seja, o terrorismo pura e simples. E que este Fouad que estamos (que pretensão) tentando libertar, é absolutamente contra este mesmo terrorismo. O único pecado dele foi ter idéias próprias e não se envergonhar disto. E ele não é o único.

O site da Juventude do Oriente Médio e um jornal eletrônico, o C.R.I.M.E. (sigla para direitos civis no oriente médio, em inglês), por exemplo falam sobre um abraço a Jerusalém que será formado por árabes e judeus juntos, faz também propaganda de um filme de animação sobre a rebeldia de uma jovem muçulmana durante a revolução islâmica no Irã, Persepolis. Em outras palavras, longe da idéia já quase que cristalizada no ocidente de predomínio da intolerância e do ódio, estes árabes falam de convivência pacífica e respeito mútuo.

Um blogueiro lá com certeza faz parte das classes mais abastadas, mas isto não tira dele o direito à vida e à liberdade, mesmo que apenas a de expressão. E estar há 40 dias preso é um preço muito caro a se pagar apenas por defender suas idéias.

Não quero fazer parte de um planeta histérico onde todos desconfiam de todos e todos se odeiam e nunca ninguém jamais terá um momento de paz para aproveitar a vida. Acho que é por isto que estou participando desta campanha.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Para perder o medo do Linux

Ubuntu para iniciantes

Lançaram um programa chamado Wubi (Windows Ubuntu Installer - ou instalador do Ubuntu para Windows), isto mesmo, ele instala o Ubuntu como se fosse um programa qualquer para Windows.

Ele faz o serviço completo, baixa o ISO e instala o Ubuntu sem precisar fazer particionamento do disco, o que para muitos ainda é um palavrão dos mais cabeludos.

Quando o micro for reinicializado novamente o programa completa a instalação do Ubuntu e tchan-tchan-tchan-tchan! Teremos dois sistemas instalados no mesmo computador e com direito a escolher qual usar cada vez.

O Ubuntu é hoje uma alternativa viável para uso doméstico além de ser totalmente livre, ou seja, pode-se usá-lo à vontade e fazendo isto você estará ajudando a combater a pirataria!


quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

E viva a concorrência

Não dependemos mais só da sorte na Internet!

Dois excelentes sites, um que conheci agora, o OLX, e outro do qual tinha ficado órfão, o Pandora, têm concorrência. Parece que a Internet deixou realmente de ser mera curiosidade do tipo que mostramos para os amigos como se fosse um cachorro que nasceu com seis pernas ou algo do tipo. Agora se tornou algo real que podemos passar semanas sem entrar e não ter praticamente se dissolvido no ar.

O Concorrente do OLX é o Que Barato!, mais uma opção de anunciar vendas ou serviços sem ter que botar a mão no bolso.

Já o do Pandora, recém ressuscitado no Brasil graças ao Global Pandora, é o musicmesh, bem mais visual, mas sem o fator surpresa que garante descobertas melhores, se bem que decepções maiores também.

Bom, coincidiu de eu ter visto duas alternativas a sites realmente interessantes, então postei aqui. Este espaço existe para que eu não engavete boas idéias e que elas não se percam para todo o sempre.

Conheçam os sites e vejam realmente que a concorrência é algo que realmente melhora nossa vidas. Se o Pandora fechar de novo ou o OLX não decolar, já temos alternativas.

Quem souber de mais concorrentes, dê sua sugestão por comentário! Agradeço de antemão.

domingo, 13 de janeiro de 2008

A Caixa de Pandora abriu de novo!

A rádio, e não uma rádio da Internet voltou ao Brasil.

A melhor rádio on-line que eu já tive o prazer de escutar na vida, agora ganhou uma versão global. O Pandora, que só aceita atualmente ouvintes americanos e canadenses, ganhou uma versão planetária, o Global Pandora.

O novo site pede doações, mostrando no canto esquerdo um chapéu humildemente fazendo este pedido. Quem já conheceu o serviço anteriormente sabe o quanto ele é bom, e certamente fará doações.

O mecanismo do pandora faz uma análise que eles chamam de DNA da música, e agrupa os artistas por semelhança. Você cria rádios e ele sugere músicas semelhantes, acabei descobrindo muita coisa boa graças a este algoritmo.

Depois que a gente cria várias rádios com bandas, artistas ou simplesmente músicas que gostamos, temos a sensação que estamos ouvindo a coleção de músicas de alguém que tem quase o mesmo gosto que nós mesmos, o que dá muito prazer.

Uma das vantagens do Pandora é que podemos criar várias rádios, cada uma com um estilo diferente dentro desta meta-rádio e escolhermos que tipo de música ouvir cada vez que nos conectamos. Outra grande sacada é a QuickMix, uma rádio que mistura todas as outras numa só.

Algumas características do serviço original ainda fazem um pouco de falta, como por exemplo um botão para pular para a próxima faixa, mas pelo que vi o site é novo e pode melhorar ainda em muito. Por falta de atenção, pressa de utilizar o novo serviço e falta de intimidade com o novo visual um pouco diferente do Pandora original postei o comentário acima, de qualquer forma, o botão fica do lado direito do tocar/pausa.

Outra coisa que não acabou de vez com minha orfandade foi não haver suporte para o Pandora-fm, um mashup que fazia uma ponte entre o Pandora e o last-fm, uma rede social e também outro mecanismo de descoberta de músicas do qual também participo. Os dois serviços são bem diferentes mas funcionando juntos se tornam um verdadeiro reservatório de descobertas musicais.

Mais uma facilidade que ainda falta é a integração com o FoxyTunes o que tornaria o serviço tão poderoso quanto o original que os congressistas americanos egoistamente tiraram do resto do mundo. E como o site é um serviço de descobertas, ele mesmo saiu perdendo, pois quanto mais gente usar melhor ele se tornará!

Quem acabou me atropelando foi o Pedro Menezes, eu acreditava piamente que corria o risco de trazer esta novidade para a blogosfera nacional, mas pelo que vi no Rec6, já é notícia antiga, eu é que estou desinformado. Quem mandou ser preguiçoso!

sábado, 12 de janeiro de 2008

Backup de extensões do Firefox

Para evitar a morte da raposinha, o Firefox!


Já passei pelo problema de ter meu perfil do Firefox corrompido, a raposinha ficou completamente maluca. Como diriam num comercial das Organizações Tabajara, isto é coisa do passado! Com as extensões FEBE e CLEO, dá pra simplesmente clonar o teu Firefox em qualquer lugar onde exista acesso a Internet, para isto basta guardar a extensão criada pelo CLEO em algum disco virtual como o 4shared.

O FEBE faz o backup das extensões que estão instaladas no seu Firefox, na verdade ele pode fazer backup de:
  • extensões
  • temas
  • favoritos
  • preferências
  • cookies (onde estão guardadas suas configurações em cada site visitado, podem inclusive serem danosos)
  • login (usuário) e senha
  • dados sobre phishing
  • plugins de pesquisa
  • histórico
  • histórico de preenchimento de formulários
  • e outras coisas, o programa realmente é bem completo
Já o CLEO (como aqui não é nome de mulher e sim algo que não tem sexo, fica "o" mesmo, afinal em português não existe o artigo neutro), cria uma mega extensão com todas as extensões que você tem instaladas dentro dela.

Lembrando que ambas as extensões são "de grátis" como diriam alguns amigos meus! Além do mais não funciona só no reino do Windows!

Pela quantidade de itens que o FEBE grava, ele praticamente grava o perfil completo. Não o uso para fazer backup dos meus favoritos pessoais, aqueles que não estão no del.icio.us, e também não o uso para gravar meu perfil completo, mas numa próxima postagem eu falo melhor sobre isto.

Atualização: o Firefox 3 final virá com o Weave que faz o mesmo serviço e também não custa nada!

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Telefone sem fio

Quando o uso popular muda o sentido das coisas!



Não estou falando daquele aparelho que quando acaba o fornecimento de energia (falta luz em português coloquial) fica completamente inútil. Estou falando daquela brincadeira de criança da era pré-games, que consistia em falar baixinho no ouvido de alguém uma frase qualquer e esta pessoa repassar a mensagem numa fila grande de ouvido a ouvido até chegar ao último que compararia a mensagem recebida com a mensagem original. Geralmente não havia nenhuma semelhança entre as mensagem nem a menor lógica em como ela mudou tanto.

No tempo da linha discada teríamos um "NO CARRIER", no do telex uma "mensagem truncada", o que impediria totalmente a comunicação, só que no mundo real estas distorções ganham vida própria e tomam o lugar da versão original, temos vários exemplos no nosso mundo prático, três deles eu conheço bem.

  • Muita gente chama aquele monstro meio verde meio cinza, feito de cadáveres com cicatriz na testa e parafusos no pescoço de Frankesnstein. Mas Frankenstein não é o monstro, e sim o sobrenome de seu criador. No romance de Mary Shelley o monstro não tem nome, cicatriz nem parafusos.
  • Ali Babá não fazia parte da quadrilha de 40 ladrões, muito menos era o seu chefe, simplesmente achou o tesouro e foi perseguido por isto. O nome da história é "Ali Babá e os 40 ladrões", porque estes personagens aparecem na mesma história e não porque pertençam todos a um bando.
  • Jack, o estripador, era um estripador, ou seja, matava as pessoas botando para fora as tripas delas, que eram prostitutas. Nunca se soube na realidade quem ele foi, pode ter sido inclusive uma mulher. Jack, o estripador nunca foi um estuprador. Já vi num documentário da TV (Globo Repórter é um documentário, acreditem ou não!), que os presidiários quando sabem que está chegando um estuprador já lhe põem o apelido de Jack e o fim do sujeito geralmente é triste. Fim mesmo, geralmente ele morre.
Quando alguém falar que alguém parece com o Frankenstein fica difícil saber se se trata de um elogio ou uma ofensa, afinal o doutor Frankenstein não é muito descrito no livro e se a pessoa estiver se referindo a alguma versão do filme, aí depende do ator. Agora se falarem que o sujeito parece com o monstro feito pelo doutor Frankenstein, com certeza se trata de uma pessoa muito feia mesmo!

Praticamente todo mundo se refere a um político corrupto com uma grande quadrilh... (ops) grupo de aliados como o Ali Babá, se isto correspondesse à história, seria até bom para a imagem do tal político, afinal ele não pertenceria a um bando de ladrões.

Por último esperar cultura de presidiários fica difícil num país onde é realmente raro pessoas lerem livros espontaneamente, afinal com a TV ligada o dia inteiro não sobra tempo pra leitura.

Demorei para postar isto pois realmente não lembrei de outro caso semelhante. Queria colocar pelo menos umas dez referências. Se alguém se lembrar de algo, ficaria agradecido com comentários e sugestões.

Atualização: postagem sem links? Vou consertar então!

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

A Globo acordou!

Finalmente a Globo se tocou que nem todo mundo roda Windows!

Esta notícia eu fiquei sabendo no Garotos de Web, e fui conferir e realmente a Globo acabou se rendendo a um padrão mundial, o vídeo em flash, quase um padrão ISO.

Antes disto eu, como usuário do Linux teria que fazer configurações e downloads extremamente complexos e que no final das contas não valeriam meu esforço e minha decepção apenas para assistir aos vídeos da maior emissora de TV convencional deste país.

Bom, esta blogagem é quase que uma mensagem do twitter ou uma mensagem de SMS, mas acredito que valha a pena pois milhares de usuários brasileiros simplesmente não aproveitavam o conteúdo oferecido por esta empresa devido a um erro estratégico dela mesma!

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Meu Blogroll

Blogagem é uma atividade realmente social!

Não é por preguiça que ainda não fiz o meu Blogroll, é que ainda estou meio perdido mesmo.

Acontece que ao entrar no Blog Pergunte ao Urso acabei vendo o endereço desta humilde (nem tanto) página perdida neste gigantesco oceano que é a Internet. Well, nada melhor para criar um blogroll ou lista de blogs amigos do que retribuir tamanha gentileza já o colocando por aqui.

A partir de agora então, começou a caçada a outros blogueiros que também me colocariam em suas listas. O que não quer dizer necessariamente que não incluirei meus blogs favoritos caso o dono ou dona também não o faço do lado de lá. Como ainda não domino perfeitamente a arte zen da blogagem, webdesign e afins, a lista será por enquanto simples.

Parece que minha importância cresce a cada dia, já recebi meme e já faço parte de um blogroll.

Atualização: a lista já está aí ao lado, no meio da bagunça, mas está lá! Realmente ainda não sabia que o Blogger tinha esta opção já pré-definida, pensei que teria mais trabalho!

Cuidando da liberdade de expressão no Brasil também

Vamos reclamar enquanto podemos!

Não pretendo politizar este blog, mas nada me impede de falar a respeito de qualquer assunto que cheire (a sensação não é necessariamente agradável) a política. Há poucos dias atrás entrei numa campanha para a libertação de Fouad Al-Farhan, inclusive coloquei um banner aqui. Acredito que a campanha vá seguir em frente, afinal pesquisando "Fouad" no Google, a página da petição para a libertação dele é a 13ª, o que é impressionante para uma página recente.

Mas estamos correndo o risco em nosso próprio país de perdermos também nossa liberdade de expressão na rede. Querem cartorizar a rede, fazendo com que o cidadão comum se identifique para absolutamente tudo. Nada que impeça que um hacker aja com identidade falsa.

É uma situação bem kafkiana, afinal qualquer um que esteja no Orkut corre o risco de ter seu endereço, telefone e outras informações "pescadas" por algum vazamento num tal sistema central que checaria os dados de todos que estiverem on-line.

Eu particularmente não gostaria de saber pelo Jornal Nacional que alguém usando minha identidade tentou entrar no sistema do Pentágono ou tentou "desviar" o dinheiro de alguma conta-corrente por este Brasil afora.

Bem, até onde sei meu CPF não circula pela Internet e nem meu provedor (pelo menos acredito nisto) informa todos os meus movimentos à polícia ou quem quer seja. O que seria até interessante para resgatar alguns sites que acabei não marcando nos meus bookmarks.

De qualquer forma a SaferNet Brasil e outras organizações já criaram uma Petição ao Senado Federal pelo debate e transparência no Projeto de Lei de Controle da Internet, que já assinei.

Não acredito que tornar nossos computadores em terminais de cartório vá solucionar nada, pois documentos falsos existem desde que foram criados os verdadeiros. Também não acredito que rastrear alguém vá resolver alguma coisa, se fosse assim, não existiriam mais assaltos a bancos, já que todos tem câmeras de segurança!

Fica então a dica da petição, não custa nada tentar mudar nosso futuro, afinal ele ainda não aconteceu. Realmente não quero viver como os chineses que tem absolutamente toda comunicação via Internet censurada!

sábado, 5 de janeiro de 2008

Repercussão


Liberdade de expressão é fundamental.

Bom, amanhã é dia 6 de janeiro, Dia de Reis e Epifania segundo a Wikipédia e bem num contexto ocidental. Amanhã também foi o dia escolhido pela juventude do oriente médio para fazer um dia de silêncio nos blogs em favor da libertação de Fouad Alfarhan, que por simplesmente comentar sobre as condições dos presos da Arábia Saudita foi também encarcerado sem maiores explicações.

Entrei no grupo do Facebook que luta pela soltura dele, não sei nem tossir em árabe, mas meu inglês é o suficiente pra saber que a coisa está feia por lá. Me pediram para fazer um dia de silêncio aqui no blog e farei, afinal de contas, até onde sei, a expressão "santo de casa não faz milagres" é bem verdadeira, a pressão internacional conta muito mais do que a de dentro do próprio país, seja ele qual for e independente do regime político. Sendo assim vou aderir.

Já ouvi diversas histórias de pessoas que perderam seus empregos por falar mal da própria empresa em blogs, mas a prisão é um ato abominável, cadeia é lugar para se colocar quem cometeu crimes e não para quem tem idéias próprias. Como disse numa postagem anterior, isto também já aconteceu em terras tupiniquins, mesmo que em proporção bem menor.

Bem, de qualquer forma as idéias não andam muito afiadas para criar muita coisa e um bom descanso não faz mal a ninguém. Vou tentar botar em dia o que se aproveita e aproveitar o domingo.

Já vou colocar o banner indicado neste blog logo. Espero que esta mobilização faça alguma diferença! Estará logo abaixo do TheHungerSite.com, apesar de serem bandeiras diferentes, ambos os sites lutam pelos direitos humanos. Acredito que são direitos tanto se alimentar dignamente como ter liberdade de expressão.

Atualização: Respondi a (quase) todas as respostas a minha primeira diggada produtiva. Os americanos são engraçados, eles têm pena de morte e acham todo o resto do planeta inferior a eles. É realmente esquisito!

Atualização 2: Coloquei a imagem de München alterada para mostrar o horror do que está acontecendo!

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Wikia não morreu!

Produto anunciado antes do tempo dá nisto!

Saiu no CNet, o Wikia começará a funcionar segunda-feira que vem, dia 7. A idéia é criar um motor de pesquisa de código aberto e com a colaboração de qualquer pessoa, como já acontece com a Wikipédia.

Bom, postei anteriormente sobre o Wikia e acho que dei uma bola bem fora, afinal, o que existia na época era apenas o hospedador de wikis, realmente, apesar de ter um mecanismo interno de busca, o site não era em nada um buscador, então para o uso que todos esperavam há um bom tempo ele realmente "não prestava" como sugeriram os leitores deste blog.

Então, segunda-feira veremos se realmente o site vai se tornar um concorrente à altura do Google ou se é realmente papo-furado!

Atualização: já saiu o link para o Wikia Search, que por enquanto tem um resultado bem pequeno e não entende acentuação. De qualquer forma não chegou ainda a ser Beta, continua em Alfa, e não está em transe...

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget