quinta-feira, 27 de março de 2008

Mais um pouco sobre o Evernote

Um verdadeiro achado!

Há quase uma semana postei aqui sobre convites grátis para o Evernote, que tenho experimentado e gostado bastante.

O site cumpre realmente o que promete, faz pesquisas nas notas ou clipes que copiamos da net e também reconhece escrita em imagens, o que o torna excelente para quem tem scanner. Basta escanear os recibos de gastos com cartão de crédito, aquelas listagens quase ilegíveis que recebemos nos supermercados (se forem realmente ilegíveis, eu não garanto), extratos bancários e se a letra do indivíduo não for compostas só por garranchos, até anotações que fazemos em pedaços de papel que quase certamente perderemos. Os usos possíveis são ilimitados, até mesmo aquela frase engraçada no meio de uma página da web qualquer, basta selecionar e mandar ver. Além de tudo isto podemos mandar conteúdo para um endereço de e-mail que eles disponibilizam só pra isto, assim fica fácil mandar imagens e fotos.

Pois bem, realmente o serviço é bom, mas para mim que não tenho Mac ou Windows, sobrou só a interface da rede, que não é tão completa nem tão ágil, mas já quebra um bom galho, principalmente pelo uso de tags, além de poder ser usada em qualquer lugar. Lembro ainda que os programas para computador, smartphones e pdas (infelizmente só para Windows por enquanto) sincronizam com o site também, o que evita perda de dados. Então me resta aguardar uma versão para Linux ou arriscar com o Wine.

Achei a tecnologia inovadora, e realmente ela é, mas notas na rede o Google Notas já fazia há um bom tempo, só que realmente nunca me chamou muito a atenção. Mas, pesquisando aqui e ali (re)encontrei dois serviços que utilizam um mecanismo semelhante com fins diferentes, o Zotero e o lumifi.

O Zotero que é uma extensão do Firefox, também é um bloco de notas sofisticado mas direcionado à coleta de dados para pesquisa, bem acadêmico por sinal, mas que com algumas gambiarras pode ser usado para fins mais mundanos como o Evernote. Também recomendo para blogueiros para peneirarem dados antes da postagem.

Já o lumifi é uma mistura de site de pesquisas, rede social, analisador de dados e bloco de notas. A diferença com o Zotero é que no lumifi você faz a pesquisa do jeito que faria no Google, ou seja, sem a menor idéia dos resultados, e o Zotero aparenta mais a uma consulta a bibliotecas, às quais ele tem suporte, junto com alguns jornais. O analisador do lumifi é bem interessante e tenta agrupar as pesquisas por assunto, ou conteúdo específico, dentro total de sites descobertos, inclusive se oferece para analisar documentos que podemos mandar para o site.

E como brinde surpresa por ler todo este texto chato, tenho 6 convites para o Evernote. Quem quiser me peça!


Nova Impressora 3D livre na praça

O sonho do montador universal cada vez mais próximo!

Parece que agora a coisa tende a andar mais rápido, afinal não existe mais apenas uma impressora 3D para prototipagem rápida com todo o projeto livre.

Apareceu agora além da fab@home a RepRap, mais uma solução de que transporta um objeto de dentro de um modelo no computador para o mundo real, inclusive a grande maioria das próprias peças para montar uma nova impressora.

Inclusive o software tanto para criar modelos 3D quanto para fazer a máquina funcionar são livres também.

Estas máquinas não são novidade, já existem há um bom tempo e ajudam inclusive a indústria aeronáutica a criar rapidamente modelos para executar testes reais. O que mudou agora é que qualquer pessoa pode ter uma em casa, claro que há o custo de fabricação ou compra da impressora e também o custo da matéria prima para imprimir os objetos, mas, o custo não é mais astronômico.

Outro detalhe importante é que como as máquinas podem criar boa parte de suas próprias peças, um grupo pode adquirir uma máquina e depois fabricar várias, tornando assim o projeto econômico. O custo da RepRap por exemplo é de menos que 500 dólares segundo o próprio site da RepRap.

A foto abaixo de uma taça de martíni não é muito animadora, mas o processo de fabricação tende a melhorar com o tempo, e havendo procura o preço do próprio equipamento também tende a cair. E já existem diversos arquivos de objetos já prontos, que inclusive podem ser alterados pelo usuário final.



Segue uma lista de softwares que trabalham com modelagem em 3D retirada do site da RepRap:

  • AdMesh - Um programa para checagem, reparo e outras manipulações em arquivos STL.
  • Blender - Um modelador 3D, que apesar de complexo é bastante popular, que pode importar e exportar diversos tipos de formatos de arquivos, inclusive STL e PLY.
  • Art of Illusion (AOI) - Um modelador gráfico totalmente escrito em Java.
  • AOI plugins e scripts - Dá ao AOI suporte a arquivos STL e capacidade de correção dos objetos 3D.
  • MeshLab - Um modelador 3D desenhado para apagar imperfeições de arquivos capturados por scanners 3D. Dispõe de muitas características úteis para limpar arquivos STL.
  • Wings3D - Um modelador extremamente simples. Não suporta arquivos STL, seus arquivos de saída podem ser convertidos por outro programa, como o Blender.
  • K3D - Outro modelador simples, também sem suporte a STL.
  • Free-CAD - Um CAD livre, atualmente inacabado.
  • BRL-CAD - Modelador baseado na técnica da geometria de construção de sólidos, foi usada por mais de 20 anos por aplicações CAD militares. Parece ter suporte a STL.

Compare Preços de: Celular, GPS, MP4, Pen drive, Cartões SD e Câmera Digital no JáCotei.




terça-feira, 25 de março de 2008

Mapa astral

A mola que impulsionou este blogue.

Praticamente meu único rompante esotérico por aqui, ganhou o maior número de visitas, pelo menos pelo que sei com base nos dados das visitas direcionadas por pesquisas do Google.

Não que eu tenha um sistema hiper-ultra-super-duper-hacker que vigia todo mundo que chega neste humilde blogue, mas, o e-referrer sempre me põe o Google no todo da lista e volta e meia sempre tem uma pesquisa com as palavras "mapa astral" no meio. O que não chega a ser surpresa alguma.

O site astro.com é mantido por uma excelente empresa que garante a qualidade dos serviços prestados, dentro da tradição astrológica. Mas, como não sou um profundo conhecedor de astrologia, não posso garantir isto cem por cento, mas até agora, os resultados não me desapontaram, apesar de não ser um fanático por esta ciência não acadêmica e não muito ortodoxa que inclusive num passado distante, se confundia totalmente com a astronomia, claro que isto antes dos Hubbles da vida, que hoje povoam nossos céus.

Tentei inclusive fazer o mapa astral deste blogue, mas o astro não cria mapas de quem não tem ainda seis anos de idade, seja homem, mulher ou evento. Então ficou difícil falar sobre este site virginiano criado por um aquariano com base nos conhecimentos astrológicos, isto então fica para setembro de 2013, caso eu venha a fazer o tal mapa.

Raramente entro às quintas-feiras, no dia da minha interpretação do meu mapa inteiramente grátis, para ver meu horóscopo completo, aquele que não sai nas revistas ou jornais, e sim o específico para mim e meus gêmeos astrais. Ainda eu não conheça nenhum destes gêmeos, mas, em 6 bilhões de humanos vivos, alguém deve ter nascido com o mesmo mapa astral que eu!

Sempre me interessei por assuntos esotéricos e também pela ciência de um modo geral. Então, apesar de não ser um especialista em nenhum dos dois ramos, posso ter uma certa desenvoltura para falar de ambos, provavelmente não para compará-los, mas para simplesmente falar a respeito de certos assuntos dentro de um ponto de vista de alguém que respeita diferentes visões do mundo em que vivemos.

Agradeço imensamente pelas visitas e pretendo num futuro que espero que não seja muito distante, falar sobre outros temas fora do domínio da ciência e até dentro dele.

Compare Preços de: Celular, GPS, MP4, Pen drive, Cartões SD e Câmera Digital no JáCotei.



sábado, 22 de março de 2008

Dando utilidade real aos discos virtuais

Um novo fôlego para os discos virtuais para qualquer sistema operacional.

Não deve mais existir disco virtual por aí com menos de 1 Gigabyte, o que não é mais grande coisa hoje em dia, mas muitos têm um limite de upload de 10 Megabytes por arquivo, o que impossibilita qualquer backup mais urgente.

Até aí tudo bem, a informática às vezes parece mais uma fonte inesgotável de problemas do que de soluções. Amar o próprio computador está mais para masoquismo ou mania do que para demonstração de satisfação pura em muitos aspectos e no começo de grandes dores de cabeça!

Ok, eu tinha um arquivo para fazer backup e subir para a rede que tinha uns 40 MB, o que caberia tranqüilamente num pen drive ou cartão SD qualquer, mas eu precisava que ele estivesse na net, num lugar seguro e não compartilhado. Tenho conta no Box.net e o site se adequava às minhas necessidades. Só havia um problema, o arquivo era grande demais e o serviço não aceitava o upload.

Muito fosfato queimado e vários neurônios estressados depois, regados à muita pesquisa no Google e resultados decepcionantes, achei o lxsplit, um programinha em linha de comando que chega a ser ridículo por ter apenas duas opções de uso, -s para quebrar um arquivo (split em inglês) e -j para unir de novo as partes deste arquivo (join).

Exemplo de uso:

lxslip -s arquivogrande.tgz 9M
Divide o arquivogrande.tgz (ou zip) em pedaços de 9 megabytes. Adiciona a extensão 001 para o primeiro arquivo e assim por diante.

lxslip -j arquivogrande.tgz.001
Junta todos os arquivos que foram criados no comando anterior sem precisar citar cada um deles e nem a ordem em que ficarão, basta informar o primeiro arquivo.

Existe o programa equivalente e totalmente compatível para Windows, o HJSplit que faz o mesmo trabalho.

Então o problema estava praticamente resolvido, bastaria quebrar o arquivo e mandar para o Box.net. Mas, seria algo bem trabalhoso e chato. Pesquisa vai, pesquisa vem e achei o Fireuploader, uma extensão para o Firefox que cria um ícone na área de status, mas que para fazer upload tem que ser aberta pelo menu Tools ou Ferramentas, que além do Box.net, serve bem o Flickr, o Picasa e outros serviços.

Beleza, problema resolvido e acabei tirando as teias de aranha do Box.net e voltei a usá-lo!

Não achei um pacote .deb para o lxsplit, mas a instalação foi muito fácil, bastou clicar com o botão direito no arquivo dentro do Nautilus e mandar descompactar lá mesmo, depois os famosos "make" e "make install", pronto, programa instalado e pronto para o uso, sem os next, next, next... ok do Windows.

Atualização: Já existm discos virtuais sem estas limitações, veja aqui mesmo.

Compare Preços de: Celular, GPS, MP4, pen drive, cartão sd e Câmera Digital no JáCotei.



sexta-feira, 21 de março de 2008

Só por hoje, convite para o Evernote grátis

Um bookmark com OCR para imagens, incluindo notas escritas à mão.



Na realidade o Evernote é grátis mas precisa de convite. Mas hoje, o Giveaway of the Day está dando um convite grátis para quem quiser.

O grande diferencial deste bookmark de textos, imagens e sons é que ele reconhece textos dentro de figuras, como por exemplo cartões de visitas ou outdoors, incluindo manuscritos.

Então, está dada a dica. Aproveitem! Pena que eu não soube disto antes.

Compare Preços de: Celular, GPS, MP4 e Câmera Digital no JáCotei.

Atualização: ainda faltam 10 horas, são 18:00.

Nota: desculpem o improviso, mas é o primeiro post que eu faço correndo para não perder a notícia.

terça-feira, 18 de março de 2008

Novatos

Mais um motivo para usar a netiqueta!


Quando entrei na Internet tinha acabado de ler um livro sobre grupos de discussões, os hoje não tão famosos newsgroups da Usenet atualmente hospedados nos Grupos do Google. Por incrível que pareça, a web era algo desconhecido para mim, entrava pouco e me irritavam de certa forma aqueles textos imensos com muito poucas imagens para quebrar a monotonia. Pareciam páginas arrancadas de um livro ou muito sério, ou não muito interessante. Já as listas e grupos iam direto ao assunto, agregavam conteúdo. A web era naquela época uma coleção sem nexo de curiosidades de certa forma inúteis, apesar de ter muita coisa boa, a grande maioria era besteira mesmo. A famosa cultura inútil, aquela que não ajuda a passar no vestibular mas garante uma boa conversa de botequim.

Sabia guardar uma página nos favoritos, mas no começo de minha experiência com a net eu não tinha como mandar um link para alguém, caso me pedissem, no máximo eu dizia para procurar no AltaVista quando ele ainda tinha o logotipo da montanha e era o melhor site de buscas existente.

Pois bem, eu, apesar de sempre ler várias revistas de informática, era um newbie, mal e porcamente sabia reenviar e-mails, ou seja, não contribuía para o ataque dos spam assassinos que hoje é inclusive preocupação de muitas empresas de segurança. Nesta época eu estava limitado basicamente ao que o Outlook Express me oferecia.

Seria chamado de salsinha ou ameba por alguns, o que não chegaria a me irritar realmente, afinal o mundo nem começava e nem terminava no computador, o que muitos hoje desconhecem e por isto mesmo têm esta mania idiota de humilhar as pessoas por algo que elas não têm obrigação de saber. Quando levo o meu carro para o mecânico consertar ele não me chama de salsinha, nem o médico me chama de ameba durante uma consulta.

Acredito que algumas pessoas que usam webmail não saibam repassar e-mails, enviar um link ou pesquisar com alguma eficiência. Afinal aqueles cursos de Internet, Word e Excel são vistos por muitos como coisa para retardado. Estes programas e a própria rede não são mais novidades, ter uma certa intimidade com eles não é mais visto como coisa de hacker. E entre ser honesto admitindo que não sabe fazer alguma coisa ou passar a vergonha de demonstrar desconhecimento numa coisa que "todo mundo sabe fazer até de olhos fechados" (pelo menos assim reza a lenda), fica mais fácil fingir superioridade numa coisa que não é realmente obrigação de ninguém saber fazer.

Todo dia entra gente na rede e é natural que estas pessoas estejam meio que perdidas. Já fui um novato e fico realmente impressionado como as pessoas tratam mal e cobram conhecimento e experiência de todos como se todo mundo tivesse computador e acesso a Internet há anos e também tivesse o dia inteiro para ficar na frente dele. Que é excelente poder impressionar os outros com este tipo de conhecimento, realmente é! Mas quando falta humildade não nos tornamos pessoas melhores, acabamos sendo chatos mesmo.

Uma prova de que existem ainda muitos novatos é que muita gente se comporta como um buraco negro, quando recebem um e-mail legal, falam a respeito dele, mas nunca enviam quando pedimos. Conhecem sites legais, também falam a respeito, mas o máximo que conseguem fazer é copiar o link da barra de endereços e nos trazer escrito à mão. Sério mesmo, isto já aconteceu comigo, a pessoa me deu uma série de endereços de páginas da web escritos com caneta numa folha de caderno, mesmo tendo o meu endereço de e-mail e tendo o Bloco de Notas (o programa do Windows) para copiar os endereços antes de mandar o e-mail.

Mas, por medo de passar por uma situação ridícula estas pessoas demorarão bastante para superar estas deficiências.

Ok, nem tudo está perdido, hoje em dia temos o Google onde podemos digitar uma pergunta e ver os resultados, um deles pode ser que resolva nosso problema. E quando a web semântica for realidade, aí os links indicados serão realmente o que procuramos, e não precisaremos garimpar os resultados.

Para fechar, alguns links do Google com estas dúvidas simples, mas que devem incomodar ainda muita gente:

Como enviar um link?

Como reenviar um e-mail?

Como fazer uma pesquisa mais eficiente?

Os mesmos links só que pesquisados no Hakia, um buscador semântico, que por sinal quer derrubar o Google:

Como enviar um link?

Como reenviar um e-mail?

Como fazer uma pesquisa mais eficiente?

Caso o Hakia me ofereça e-mail, agenda de compromissos, album digital, uma suite de escritório, hospedar meu blogue e outras facilidades de graça, acho que eles realmente derrubarão o Google, mas o Google pode criar seu próprio mecanismo de busca semântica, o que acho mais fácil de acontecer.

Um caso de um grupo de notícias que continua funcionando até hoje e não faz parte da Usenet é o U-Br, que pelo nome já diz que é uma rede brasileira.

Compare Preços de: Celular, GPS, MP4 e Câmera Digital no JáCotei.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Dioxinas

Mais um spam que contribui para o atraso da raça humana.

Recebi recentemente um e-mail falando sobre o mal que pode causar o aquecimento de comida no forno de microondas em recipientes plásticos. Como para mim esta mensagem era novidade apesar de estar circulando desde 2002, fiquei um pouco preocupado.

Por conta disto, antes de repassar, fiz uma pequena pesquisa. Criei este hábito depois de repassar mensagens alarmantes e receber de volta explicações razoáveis de que não passavam de mentiras deslavadas ou papo furado de especialistas para melhorar a própria imagem, o que no final das contas acaba queimando o filme deles mesmos.

De qualquer forma a mensagem é falsa. Achei um texto muito bom e explicativo desmascarando esta mensagem no Quatro Cantos, que junto com o Snopes são uma boa fonte de informações para evitar o pânico infundado e a propagação deste tipo de spam que além de não acrescentar nada em nossas vidas, nos torna um pouco mais neuróticos, também desnecessariamente. No próprio Snopes existe um texto sobre este mesmo assunto, só que em inglês.

Dioxinas existem, são perigosas, mas os fornos de microondas são feitos para aquecer e não queimar. A queima do plástico realmente libera dioxinas, principalmente a queima do PVC. Os recipientes plásticos desenvolvidos para este fim, até prova em contrário, são seguros.

Compare Preços de: Celular, GPS, MP4 e Câmera Digital no JáCotei.



Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget