domingo, 31 de maio de 2009

Do que você gosta?

Nestes sites, gosto se discute

Hunch, Ulike e Blippr são três serviços da Web 2.0 e os três focados em preferências.

Realmente não parece algo relevante para a maioria das pessoas. Afinal quem gosta de pequi, gosta de pequi. Pronto e acabou! Simples assim! Os incomodados que se retirarem.

O Hunch é um buscador onde podemos tomar decisões a partir de respostas a uma série de perguntas. O funcionamento é semelhante ao de num infográfico, como aqueles que dizem se você é sonhador ou prático. Estes testes existem porque, pondo de fora os extremamente radicais ou completamente definidos, nem todos são uma coisa ou outra 100% do tempo nem mesmo em todas as áreas da vida. O que se acha por lá são questões do tipo, "qual cidade italiana eu deveria conhecer?", "de Los Angeles a Las Vegas é melhor ir de carro ou avião?" ou "que cantora brasileira eu gostaria de ouvir?". As três perguntas realmente existem e estão lá. O site só aceita membros por convite e é em inglês. Eu pedi um convite na página inicial do serviço e fui aceito. O convite deve ser para evitar a esculhambação da rede e manter o nível. Que nada, já está quase abrindo ao público em geral. E como os outros dois serviços também é uma rede social, sendo assim, quem decide o nível é você escolhendo os amigos certos!

Ulike acaba criando um mural de nossas preferências em música, cinema, cidades e países e diversas outras áreas de interesse. Existem comentários em português, e chega a ser tão detalhista que existem perfis de músicas em particular, como por exemplo Exit Music (For A Film) do Radiohead, que pode ser ouvida por lá, foi avaliado por 1.797 pessoas e possui vizinhos como um perfil normal de uma pessoa numa rede social, onde se pode conhecer muito a respeito de cada um dos itens. As avaliações possíveis são: hall da fama, gosto, interessante, não gosto e hall da vergonha. É bem interessante, com uma certa quantidade de avaliações (acho que 200, não lembro direito) você começa a receber indicações. Com 400 você descobre o seu gêmeo!

Blippr, bem no estilo do Twitter usa emoticons para definir a avaliação: amo =D, gosto =), não gosto =| e odeio =(. Com base nesta votação aparece um placar de 0 a 100 de todos os participantes e outro só dos que fazem parte da sua rede. As categorias são programas de computador, livros, jogos, filmes e músicas. A cada item que você vota aparecem indicações de itens semelhantes. Assim você acaba descobrindo coisas novas. Entrei estes dias e ainda não posso dizer muito sobre este serviço, mas gostei dele!

O Ulike e o Blippr poderiam trocar dados entre si, o que aumentaria a qualidade das avaliações, já que não parecem concorrentes diretos. Vou continuar usando os serviços e qualquer coisa eu acrescento algo aqui!

Atualização: O Hunch será liberado ao público dia 15/06/2009, segunda-feira, sem necessidade de login!


sábado, 30 de maio de 2009

Meu LTM

Não gente, não é um remédio esquisito ou bruxaria que dirigi a alguém com nome modernoso!

LTM (não tem nem na Wikipedia em inglês só uma referência de que isto existe) quer dizer last twelve months ou em português, os últimos doze meses. É uma média do que aconteceu no último ano, não no ano como um todo de janeiro até este mês, mas realmente nos últimos doze meses!

Bom, antes de mais nada vai um gráfico do meu número de desde que este blogue começou a existir. Bem crú, direto do Google Docs e sem edição:

ótimo, antes de 12 meses não dá para tirar uma média, mas... o blogue tem mais de um ano de idade, então a média dos últimos doze meses, ou LTM então é:

Isto mesmo gente, basta olhar os dois gráficos e ver uma decadência total. Êpa, pera aí! Decadência nada. Primeiro não há obrigação de blogagem e segundo o blogue era brinquedo novo no segundo mês de existência e eu estava animado. Muito animado mesmo!


Imprevisto

Mais um teste para resolver alguns ajustes nos comentários do Disqus!

Novo sistema de comentários, também social

Um sistema super eficiente para gerenciar comentários no blogue. Ele é novidade somente no meu blogue.

Já tinha aderido ao Disqus há algum tempo, mas acabei tendo duas dúvidas que me impediram de implementá-lo aqui:
  1. Como instalar?

  2. Como manter a moderação e os comentários antigos?
A primeira dúvida foi a que pesou mesmo. Procurei instruções na Internet e achei muito material, mas as explicações eram bem confusas.

Se os passos dariam certo eu não sei, já que não experimentei. Deixei a decisão para depois.

Como o Disqus me pareceu bem avançado, eu acreditei que não teria problemas com moderação ou perda de comentários antigos, mas em terreno novo todo cuidado é pouco.

Não que eu tenha algum tipo de record de comentários, mas a opinião de quem leu minhas blogagens eh importante e não quero perdê-las. Muitos blogues têm preconceito contra texto mal redigido nos comentários, que afasta muita gente que gostaria de dar sua opinião sobre alguma postagem. Minha posição sobre este assunto é, se eu conseguir entender o comentário é publicado, caso não sejam insultos ou outra forma idiota de promover o ódio e mal-estar geral. Minha parte eu faço tentando manter um português correto e legível. Afinal, uma palavra escrita de forma correta pode ser achada num dicionário, internetês e miguxês não tem dicionário que dê conta! Mas o Dicionário Informal (QUEM NÃO GOSTA DE PALAVRÕES NEM ENTRE) tenta, e às vezes eu tenho que correr lá para entender termos exóticos e gírias novas.

Enfim, comentários são bem vindos, inclusive usando a conta do Facebook (fica para quando eu dominar melhor o sistema ou corrigirem algum possível erro) e Twitter.

Para finalizar, os passos para implementar o Disqus no Blogger:

  1. Entrar no Disqus;
  2. Vão aparecer três campos para serem preenchidos: Website URL, Website Name e Short name. Preencha com o endereço do teu blogue inclusive o http://, o nome dele e aceite ou modifique o nome abreviado que será o nome da página de discussão do teu blogue no Disqus. O Disqus come as letras acentuadas, basta trocá-las pela mesma letra não acentuada;
  3. Em choose your platform to install, escolha Blogger (não uso outra plataforma e não saberia se o resultado daria certo);
  4. Abra teu blogue, e clique em Personalizar, que fica pouco depois do endereço do teu e-mail, você precisa estar logado;
  5. Já deve cair em Layout, escolha Editar HTML;
  6. Clique no link Baixar modelo completo;
  7. Selecione a caixa Expandir modelos de widgets;
  8. Quando o template baixar faça o upload dele em upload template, clique em Arquivo... para achar o template e em Upload para mandá-lo para o Disqus;
  9. Eu deixei Use Disqus on future blog entries only. marcado para não perder os comentários anteriores, o Disqus só vai aparecer em novos comentários para mim;
  10. Abaixo de Your New Template, aparece o teu novo modelo, clicando dentro da caixa de texto, todo o conteúdo é selecionado, copie-o com CTRL+C;
  11. Como você já selecionou a caixa Expandir modelos de widgets no Blogger, basta agora colar o que você copiou no lugar do teu modelo antigo, um CTRL+A e um CTRL+V resolve tudo, visualize o blogue para ver se está tudo certo;
  12. Clique no botão laranja Salvar modelo;
  13. Só falta um ajuste, para implementar o Disqus. Na aba Configurações, antes de Layout, clique em comentários, que é o quarto link, e procure o quarto item também que é Padrão de comentários para posts e mude-o para Novas postagens não terão comentário. Clique no botão laranja Salvar Configurações. Pronto, o Disqus está devidamente implementado!

O tutorial é longo mas funciona, basta seguir os passos. Foi assim que implementei o Disqus no meu site. E vou testá-lo agora com um comentário!

Abraços e até a próxima!


Pesquisa social

Pesquise meu blogue e meus amigos!

Novos conceitos aparecem periodicamente na Internet, não vou dizer diariamente porque as pessoas precisam de tempo para conhecer, aderir, gostar ou não, e principalmente: usar ou não este serviço! Agora apareceu a pesquisa social.

Na calada da noite aderi ao lijit, durante um ataque de insônia; mas que vai dar tempo deste serviço indexar boa parte do conteúdo do blogue! E não só dele, do meu blogroll e algumas besteiras que falei por aí em redes sociais.

Vamos ver no que dá. Acabei de habilitar a pesquisa e não sei exatamente como vai funcionar. Com o tempo as coisas se encaixam, ou segundo o dito: "É no balançar da carroça que as abóboras se acomodam".

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Quanto mais eu rezo... alarme falso!

Lá fui eu experimentar o Google Chrome, para ver o Gmail, o Google Docs, o blogger e outros serviços no seu ambiente natural!

Ótimo, já o tinha instalado antes mas usando o System Restore, ou Restauração do Sistema, perdi o navegador do dono do Grande Livro Branco! E eis que o AVG me avisa que o IP 200.234.196.157 queria alguma coisa comigo. Como todo bom gato escaldado fui ver quem era no Whois-Search. Depois de um suspense de alguns milisegundos descubro que era a LocaWeb!

Minha conclusão natural: hein? Vixe? Credo! Meu blogue não está hospedado lá, não tenho nada com eles, e aí? O AI-5 digital já começou e ninguém me avisou a tempo de comprar a passagem e sair do Brasil?
Entre a dúvida e a pesquisa pura e simples fiquei com a segunda! No Site Dossier achei os 44 sites que usam este IP, o quinto foi justamente o do Digestivo Cultural, do qual já falei aqui e tinha sido a minha última página vista antes do último desastre! O alívio foi grande, e acabei aprendendo como identificar o dono de um IP pela web mesmo.

Há algum tempo atrás falei da formatação do meu celular por um usuário de VoIP, espero não ter assustado muito as pessoas e sei que o custo é mais baixo que uma ligação convencional e também que o Google pretende oferecer o serviço de graça. Bom, não conheço a fundo a tecnologia dos celulares nem os comandos que eles podem receber, seria interessante que as operadoras filtrassem estes dados para evitar aborrecimentos.

Por enquanto quem quiser ligar para o meu celular via VoIP vai ter que avisar por e-mail antes!

Se eu tivesse senso desportivo desenvolvido teria achado isto uma pequena aventura e me divertido um pouco. Mas, na real: não gostei, apesar de ter sido um alarme falso.

Espero ter contribuído para ajudar a evitar ataques reais.

Até a próxima e feliz dia do orgulho nerd. E apesar desta história toda, não sou nerd. Dois testes já me rejeitaram, inclusive o do Fantástico.

PS: Esta blogagem foi feita no Google Docs de dentro do Chrome, que inclusive já vem com corretor ortográfico incluído!

PPS: Passeie nos links, eles são realmente úteis!

domingo, 24 de maio de 2009

Primeiras impressões do Twones

Se no blip você descobre, no twones você mostra do que gosta

Isto mesmo caros leitores, recebi um convite para participar do twones que eu ainda não sou expert para explicar exatamente o que é!

Entrei ontem. O convite original era de 23 de abril, mas a caixa de entrada do Gmail lotada e a falta de um label para identificar o serviço "atrasou minha vida" (frase idiota!: as coisas chegam no devido tempo).

Impressões de fato

O twones bisbilhota tudo o que você ouve e agrega isto num único local! E daí? A pergunta mais difícil que eu tenho para responder sempre é "de que tipo de música você gosta?", o last.fm e o blip.fm são duas boas dicas mas como não sou um brasileiro típico e só ouço o que as gravadoras impõem no Carnaval e também em bares e festas onde não existe escolha sobre o gênero musical.

Não gostei do fato do mecanismo simplesmente reconhecer QUALQUER música que eu ouça e disponibilizá-la no meu perfil. Nisto o last.fm tem a vantagem de esperar eu ouvir pelo menos a metade. Entendam, estou no blip e depois da música que eu realmente estou ouvindo aparece o tema de abertura de algum desenho dos anos 70. E aí, ficarei estigmatizado pelo resto da vida com esta música? Posso apagar, mas não sou onipresente, uma hora escapa!

Um ponto positivo é que se eu buscar alguma música o sistema procura em diversos sites, alguns desconhecidos para mim. Mas, o youtube prioriza a imagem e a qualidade do som é realmente baixa, o próprio blip já vem aceitando vídeos do Youtube e músicas do imeem, que no caso deste serviço, o imeem, pode significar apenas 30 segundos da música inteira, caso o seu IP não seja americano.

Voltando ao ponto positivo, o serviço lembra o foxytunes, que tenta agregar TUDO sobre uma banda ou um artista num só lugar.

Bom, bloguei! E com menos de dois dias de experiência real! Vamos ver no que dá!

Espero que o serviço se abra logo ao público em geral!

Atualização: Uma das grandes sacadas do serviço é que você pode salvar as músicas no site e ouví-las quando quiser.

Tenho ainda 8 convites para distribuir, quem quiser é só me avisar. Vou editar este texto para saberem quantos convites ainda tenho!

sexta-feira, 22 de maio de 2009

De onde veio a gripe suína?

Realmente não me importa o nome politicamente correto que deram à nova peste que irá dizimar a humanidade nos próximos dez segundos. A gripe aviária falhou, e segundo ouvi, esta gripe só mata 5% dos infectados: então por que tanto pânico?

Segundo a Avaaz, no México não existe o carimbo do SIF, sendo assim, bactérias e vírus fazem a festa!

Para exemplificar o mal das agroindústrias selecionei dois vídeos Meatrix (meat é carne e a Matrix todos conhecem) e Atave. As condições de abate incentivam a proliferação e mutação de novas pragas. Cabe a nós evitarmos isto, os links estão aqui para serem clicados (em azul e sublinhados).

Vamos acabar com a festa da mutação dos vírus!

Meatrix



Atave




sábado, 9 de maio de 2009

#opublica

Um deputado relator do Conselho de Ética tem o direito de falar que Está se lixando para a opinião pública? Pois bem, Exmo Sr. Deputado Sérgio Moraes (PTB-RS), acha que sim. Textualmente ele disse:

“Estou me lixando para a opinião pública. Até porque a opinião pública não acredita no que vocês escrevem. Nós nos reelegemos mesmo assim”.

Sérgio Moraes (PTB-RS), relator do Conselho de Ética.

Bom, cabe aos brasileiros em geral darem uma resposta a este senhor. você vai reelegê-lo? Mostre que os gaúchos têm vergonha na cara!

Existe uma campanha contra este sujeito e este tipo de atitude, no Twitter a tag usada é #opublica, que dá o título a esta postagem, a ideia original foi da Thaís do blog O Mundo By Thaís. Ela propõe mandar uma imagem que ela fez dando uma ideia do que é a opinião pública!

O e-mail do deputado é dep.sergiomoraes@camara.gov.br e a imagem segue abaixo:


terça-feira, 5 de maio de 2009

Aviso importante - CELULAR

Recebi recentemente várias ligações de números realmente estranhos, abaixo há uma listagem:

  • 0000002005
  • 00000002005
  • 0000002021


Como eram realmente estranhos não atendi. Mas, como a curiosidade cresceu e a paciência diminuiu acabei atendendo um deles... O resultado negativo: meu Treo ficou inutilizável e perdi todos os dados e o celular não atendia mais.

Mas, como diz o ditado, "até a pilha tem um lado positivo", acabei dando o tal hard reset que eu precisava há tempos e depois de um HotSync, meus dados estão intactos, perdi uma ou outra bobeira que anotei no celular, mais nada!

De qualquer forma fica o aviso, NÃO ATENDAM LIGAÇÕES DE NÚMEROS ESTRANHOS!

Atualização: pesquisei a Internet e descobri que este é um número de VoIP, ok, isto significa que quem me ligou sabia o modelo de meu aparelho e o danificou de propósito!

Ok 2.0: Peçam que as pessoas te informem se usam VoIP para evitar pânico infundado como outros que temos que aguentar!

domingo, 3 de maio de 2009

Forma simples para evitar roubo de senha em caixas automáticos

E provavelmente bem barata!





Isto mesmo! Um simples espelho.

Como ler os e-mails de uma determinada data no Gmail?

Basta colocar a seguinte expressão no campo de pesquisa do Gmail (Ao lado do logotipo):

after:data1 before:data2

Para ler as mensagens do dia 19 de abril de 2009 (dia do índio), usei after:2009/4/18 before:2009/4/20 e apareceram apenas as mensagens que eu recebi naquele dia.

Então ficaria assim para o dia 19 de abril de 2009:

after:2009/4/18 before:2009/4/20


E as não lidas seriam:

after:2009/4/18 before:2009/4/20 is:unread

Isto mesmo, data1 é o dia anterior ao que desejamos e data2 o dia seguinte, ambos no formato ano/mês/dia ou yyyy/mm/dd.

Nem me lembrava disto, achei aqui, no meu próprio blogue!

As mensagens não lidas de um mês qualquer como por exemplo agosto ficariam desta forma:

after:2009/7/31 before:2009/9/1 is:unread

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget