terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Recognizr, reconhecimento facial e redes sociais

Menos privacidade ou mais conexão!

Você está andando calmanente pela rua e um(a) idiota tira uma foto sua com o celular, sem a menor cerimônia ou dando uma de araponga de quinta categoria.

O que fazer? Chamar a polícia? Quebrar o celular? Esmurrar o imbecil? Acredito firmemente que ninguém goste de gente intrometida e que deveria estar cuidando da sua própria vida, caso tenha alguma!

A coisa agora parece que deve piorar, criaram um aplicativo para celular / smartphone que reconhece o rosto das pessoas e mostra ícones das redes sociais das quais elas participam. Lançaram o Reconizr [1].

Se já é meio chato receber diariamente vários pedidos de amizade de malas sem alça, imagine de gente sem nenhuma educação ou respeito pelo próximo de quem, se lembrarmos que tirou a foto, provavelmente bloquearemos imediatamente.

Bom, se a pessoa que for usar o aplicativo for conhecida e pedir licença antes a coisa muda de figura. Educação é outra coisa!

O vídeo mostrando o troço funcionando é este aí embaixo:


Só cria o perfil quem quiser, mas os desocupados de plantão que acham que toda a raça humana virou macaco de zoológico vai adorar o motivo adicional para mostrar que a tecnologia pode incomodar bem mais do que ser útil.

[1] http://comunicadores.info/2010/02/22/recognizr-a-revolucao-do-cartao-de-visita/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+comunicadores+%28Comunicadores.info+%29

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Nova rede social, o Google Buzz

Ganhei uma rede social novinha em folha e nem precisei pedir!

Muito já se falou sobre ele, mas vai agora o meu pitaco. Caí de paraquedas como a grande maioria nesta nova rede social que o Google [1] criou e integrou ao Gmail [2]. Quem já tem Google Buzz [3] não precisou mexer os pauzinhos para ganhar convite, e alguns até reclaramam que não queria, como esta moça [4 - o Meio Bit está offline neste momento, mas o link é fácil de achar], de cuja história fiquei sabendo no Meio Bit [5].

Bom, passado o primeiro susto de quem ganhou um concurso sem ter se inscrito, dei uma espiada no ambiente para entender um pouco melhor. Meu veridíto final (forma de expressão, afinal nós e os serviços mudam) é: Gostei!

Diferente do IRC [6] e outros antigos serviços de bate-papo, não fui expulso logo de cara só de brincadeira e fui respondido quando fiz comentários. A surpresa foi grande, até hoje em dia somente tive voz em grupos de discussão [7] que aparentemente não sobreviveram às mudanças de mentalidade dos habitantes do ciberespaço e tranquilamente não estavam prontos a absorver toda a nova fauna, flora, humanos reais e outros seres que pululam a Internet atual [8].

A explicação para este milagre não estava muito longe da minha capacidade de raciocínio. A grande maioria dos meus novos seguidores e quem sigo veio do Google Reader [9], era gente com quem já troquei algumas palavras, ou seja, tinhamos algum grau de intimidade! Tirando alguns, a grande maioria eu de certa forma conheço, mesmo que só virtualmente.

Já estão apostando por aí na Internet afora se ele vai matar o Twitter [10], o Facebook [11] ou será esquecido pelos clientes assíduos destes dois. Besteira! A dinâmica de uma rede social depende de diversos fatores: facilidade de uso e beleza (interface), atrativos extras (o Twitter não tem nenhum nativo e está aí firme e forte), popularidade, fluxo de informações que não afogam nem nos faz esquecer que o serviço existe (o que depende do gosto de cada um) e diversos outros que dariam um livro daqueles bem pesados de se carregar.

No Twitter eu raramente falei mais do que com as paredes e nas outras redes de que participo geralmente repasso o que acho que tem algum valor, mesmo que simplesmente cômico.

Agumas características do serviço são:
  • pode agregar conteúdo de diversas outras redes, como o FriendFeed [12] já faz;
  • ótimo para bater papo pois junta as discussões em threads, como qualquer comunicador já faz, mas, publicamente em mensagens abertas, mas você também pode mandar uma mensagem privada, a tal Direct Message dos outros serviços;
  • te apresenta pessoas provavelmente conhecidas, o que nem sempre é bom negócio, mas...
  • você não precisa sair do Gmail para ver novas mensagens;
  • não precisa instalar nada, na verdade nenhuma rede exige isto, tirando a Wakoopa [13] que eu lembre;
  • bom, só conheço há alguns dias, estou me familiarizando ainda.
Qualquer novidade posto aqui, esta postagem estará automaticamente no Google Buzz alguns segundos depois de publicada, para ser comentada ou esquecida, depois eu descubro.

[1] http://www.google.com.br/
[2] https://mail.google.com/
[3] http://www.google.com/buzz
[4] site off-line agora para manutenção, tentei três vezes! {16/02/2009 - 19:35}
[5] http://www.meiobit.com/meio-bit/internet/ap-s-cr-ticas-google-muda-as-regras-do-buzz
[6] http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet_Relay_Chat
[7] http://pt.wikipedia.org/wiki/Usenet
[8] http://paginadoaguinaldo.blogspot.com/2009/07/tipos-estranhos-da-internet.html
[9] http://www.google.com/reader/
[10] http://twitter.com/
[11] http://www.facebook.com/
[12] http://friendfeed.com/
[13] http://wakoopa.com/

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget