quarta-feira, 24 de março de 2010

Porque eu uso delicious

Ter os bookmarks, ou favoritos, sempre à mão é fantástico mas perdê-los de uma hora para outra é um tormento, então ter um backup permanente deles fora do computador é o ideal! Além de poder ser acessado de qualquer lugar não é influenciado por falhas no sistema, até mesmo algumas causadas de propósito.

Um general/presidente da ditadura militar [1] falava que quem conhecia a biblioteca de um homem conhecia este homem totalmente. Concordaria com este sujeito se a mente humana coubesse totalmente em livros ou se o dono destes tais livros concordasse com tudo o que está escrito neles. Sendo assim, não tenho medo de deixar públicos meus achados públicos, afinal existe a opção de privacidade. Conhecer alguém por meio de estatísticas é de certa forma possível, mas além de superficial, fica focado apenas no que estas estatísticas podem analisar, sendo assim, alguém conhecer meus bookmarks não quer dizer que este alguém me conheça.

Voltando aos motivos de usar o Delicious [2], segue a lista do que posso fazer:
  • Acessar de qualquer lugar caso confie na sua implementação de segurança;
  • formatar ou trocar de computador sem nenhuma preocupação;
  • usar uma infinidade de tags (etiquetas) para achar a informação mais facilmente depois, ao invés de pastas únicas;
  • editar as tags, trocar o nome, corrigir a acentuação, etc;
  • acessar pelo Firefox, Internet Explorer ou Google Chrome através de uma extensão [3] ou bookmarklet [4], aqueles atalhos na barra de bookmarks;
  • exportar para outros serviços, como o Evernote [5];
  • integrar com os favoritos do navegador;
    Uma outra vantagem que só conheci com o tempo foi o fato de que se outra pessoa marca o mesmo endereço, acaba criando novas tags que quando eu marquei não me vieram à cabeça e tornam este favorito ainda mais fácil de achar.

    De qualquer forma, ideias engavetadas tendem a morrer e as mesmas quando ficam disponíveis para todos, acabam florescendo e dando novos frutos como árvores bem enraizadas. Um assunto totalmente esquecido em uma semana pode ser muito útil em um ano ou mais.

    Por exemplo, se todas as minhas postagens estivessem no Delicious, eu poderia achar assunto relevante que já publiquei bem mais facilmente do que abrir o blogue em outra aba e pesquisar. Isto será corrigido em breve.

    Não sei se o Delicious foi o primeiro site a explorar a ideia, mas existem outros adptados a situações específicas, o Digg [6] para notícias, o Evernote que já citeu nesta postagem e antes também neste mesmo blogue [7] para anotações, o Twitter [8] para idéias avulsas do tamanho de SMSs e centenas de outros que exploram o conceito básico de favoritos e compartilhamento, com esta intenção ou não.

    Curiosidade: o Delicious se chamava del.icio.us o que confundia muito as pessoas que não sabiam onde ficavam os pontos e se perdiam, ao perceber isto o Yahoo! tratou de mudar o nome.

    [1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Regime_militar_no_Brasil_%281964-1985%29
    [2] http://delicious.com/
    [3] http://delicious.com/help/installff
    [4] http://delicious.com/help/bookmarklets
    [5] http://www.evernote.com/
    [6] http://www.digg.com/
    [7] http://paginadoaguinaldo.blogspot.com/2008/03/mais-um-pouco-sobre-o-evernote.html
    [8] http://twitter.com/
    [9] http://www.yahoo.com/

    segunda-feira, 22 de março de 2010

    Político honesto

    Que tal morar num país com políticos honestos sem pagar por um passaporte e sumir daqui? Impossível? Não!!!!!

    Assine esta petição [1] da Avaaz [2] e ajude a fazer pressão nos parlamentares que quase todos nem lembram que votaram neles e que eles agradecem por isto.

    Espalhe a notícia! Vamos ter só políticos com ficha limpa [3]!

    Reproduzo abaixo o e-mail que a Avaaz sugere:

    ---------- começa aqui, corte e cole para passar adiante ----------

    Podemos vencer a corrupção!

    Olá,

    Podemos acabar com a corrupção no Brasil, mas precisamos do seu apoio! A Campanha Ficha Limpa conseguiu levar adiante uma lei anti-corrupção, mas precisamos pressionar nossos deputados a aprová-la. Se esta lei passar, políticos corruptos serão removidos das eleições!

    Podemos influenciar o governo, mas preciamos da sua assinatura para conseguir 2 milhões de brasileiro contra a corrupção. Temos pouco tempo até a votação, assine já no link abaixo:

    http://www.avaaz.org/po/brasil_ficha_limpa/98.php?CLICK_TF_TRACK

    Obrigado!

    -----------------------------

    Leia o alerta abaixo para mais informações

    Caros amigos,

    Todos nós queremos acabar com a corrupção -- finalmente nós sabemos como! Com 14.840 mensagnes nós ganhamos a primeira batalha -- os deputados responsáveis por analisar a lei anti-corrupção concordaram em levá-la para votação este mês!

    Estamos um passo mais próximos de banir das eleições candidatos condenados por crimes graves como corrupção e desvio de verbas públicas. Agora só precisamos convencer nossos deputados a votarem a favor, porém não venceremos sem forte oposição.

    Vamos gerar uma petição anti-corrupção com 2 milhões de nomes para surpreender nossos políticos, mostrando que se eles não votarem pela lei "Ficha Limpa", não votaremos neles em outubro! Clique aqui para assinar depois divulgue para todo mundo:

    http://www.avaaz.org/po/brasil_ficha_limpa/98.php?CLICK_TF_TRACK

    Há um grande risco que políticos corruptos tentem engavetar este projeto de lei até depois das eleições, só a pressão pública constante poderá levá-la adiante.

    Como disse um dos membros do congresso: “Esse movimento já provou que tem base. Além das assinaturas, temos recebido tantos e-mails que às vezes passamos por até por constrangimentos certamente não desejados pela Campanha Ficha Limpa”.

    A campanha já percorreu um longo caminho para conseguir 1,5 milhão de assinaturas para apresentar a proposta de lei de iniciativa popular, e o anúncio que a lei será levada para votação ainda este mês é uma grande vitória.

    Mas para deixar os corruptos fora das eleições, ainda precisamos passar esta lei. Somente um número massivo irá mostrar que o Brasil não pode esperar -- clique abaixo para assinar e depois divulgue para todos os seus amigos:

    http://www.avaaz.org/po/brasil_ficha_limpa/98.php?CLICK_TF_TRACK

    Temos pouco tempo para conseguir 2 milhões de assinaturas antes da votação. A lei "Ficha Limpa" será um grande passo para mudar a política brasileira para sempre -- deixando um exemplo que se nos unirmos, cidadãos podem superar até a pior corrupção e os maiores obstáculos.

    Assine agora, vamos espalhar este alerta pelos quatro cantos do Brasil, enviando para nossos políticos uma mensagem surpreendente de esperança -- encaminhe este alerta para todo mundo que você conhece.

    Com esperança,

    Alice, Paul, Graziela, Ricken, Luis, Iain, Pascal, Milena, Ben, Paula, Benjamin e toda a equipe Avaaz

    Mais informações:

    Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral:
    http://www.mcce.org.br/

    Grupo de trabalho analisará projeto 'ficha limpa' – O Globo:
    http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/02/09/grupo-de-trabalho-analisara-projeto-ficha-limpa-915821446.asp

    Ficha limpa no Congresso – Correio do Povo:
    http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/conteudo.phtml?tl=1&id=966560&tit=Ficha-limpa-no-Congresso


    ---------- termina aqui, corte e cole para passar adiante ----------


    [1] http://www.avaaz.org/po/brasil_ficha_limpa/97.php?cl_tta_sign=08700da05a14198c60f4dc5d60eb0f1f
    [2] http://avaaz.org/po/
    [3] http://www.mcce.org.br/node/96
    [4] http://www.avaaz.org/po/brasil_ficha_limpa/98.php?CLICK_TF_TRACK
    [5] http://www.mcce.org.br/
    [6] http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/02/09/grupo-de-trabalho-analisara-projeto-ficha-limpa-915821446.asp
    [7] http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/conteudo.phtml?tl=1&id=966560&tit=Ficha-limpa-no-Congresso

    Google Analytics

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    wibiya widget