domingo, 17 de abril de 2011

Cascas de banana para retirar material radioativo da água, uma boa opção para o Japão

Lembrei de uma matéria de 4 anos atrás que pode ser bem útil para os japoneses atualmente e para qualquer um que tenha problemas com contaminação por materiais radioativos. Bom, não fazem 4 anos que li a matéria, nem lembrava exatamente onde estava, mas o Google (o Grande Livro Branco) está aí para isto mesmo.






Uma pesquisadora brasileira, Milena Rodrigues Boniolo [1], desenvolveu um método para retirar urânio da água usando cascas de bananas. O processo é explicado no site do Instituto Ciência Hoje [2] e reproduzo um trecho abaixo.

Para desenvolver o estudo, Boniolo preparou um pó com as cascas de banana. Durante uma semana, as cascas foram colocadas em uma assadeira no telhado da casa da pesquisadora, debaixo de sol forte. Depois de secas, elas foram batidas em um liquidificador e peneiradas. O pó foi colocado em um recipiente fechado com água contendo grandes quantidades de metais pesados, como o urânio, sob agitação constante, por 40 minutos. Segundo a química, a banana, que tem carga negativa, se combina com os metais pesados, que têm carga positiva. Ao fim desse processo de agitação, o pó contaminado deposita-se no fundo do recipiente. “Em média, o pó da casca de banana consegue remover 65% dos metais pesados da água, mas essa mesma operação pode ser repetida para que sejam obtidos índices mais altos.”

Outra coisa interessante que eu nem desconfiava é que “Uma tonelada de fertilizante produz quase três toneladas de fosfogesso [3], material rico em urânio, metal altamente radioativo”. Ponto negativo para os agrotóxicos e mais uma vantagem excepcional dos produtos orgânicos.

Para não ficar uma blogagem muito curta, também existem receitas com cascas de bananas. Que tal fazer um bolo? A receita está no Tudo Gostoso [4]. Plantinha útil, hein?

A lembrança veio rápido e a postagem também. Espero ter sido útil, até a próxima!

Atualização: Durante a pesquisa para a esta blogagem vi o Discovery Channel descartando o uso imediato da casca de banana [5], mas era sobre uma outra pesquisa e com outras finalidades que não o uso contra a radioatividade, onde o custo é muito menos importante já que os riscos são bem maiores.


domingo, 10 de abril de 2011

Como instalar o gadget F-Secure Safe Links

ATENÇÃO: Em 30 de maio de 2013 o portal My F-Secure será fechado. Este produto não funciona mais em termos práticos já há algum tempo o que é uma pena. Mas podemos continuar usando o WOT [0] de nossos navegadores normalmente.

Nos dias 26 e 27 do mês passado tive um pico de audiência que eu não tive como entender. Mas diferentemente do que aconteceu no pico do tubarão [1], desta vez o assunto tinha algo a ver com o meu blogue. Foi por causa de uma nova funcionalidade aqui, o F-Secure Safe Links.



Deixando o papo furado de lado, fiquei sabendo do gadget F-Secure Safe Links pelo Technically Personal [2], mas lá também não ensina a instalar. Então vamos ao que interessa realmente.

O endereço para se cadastrar no serviço é https://safelinks.f-secure.com/en/web/guest/home (alterado da página em finlandês para a mesma versão em inglês) [3], onde se pode criar uma conta usando o endereço de e-mail. Feito isto, basta entrar no gerenciador de sites [4] para adicionar seu blogue, tanto da plataforma Blogger quanto Wordpress. Você pode usar este link direto [5], e vai ser pedido o endereço do seu blogue como na imagem abaixo.


Assim que isto tiver sido feito, já aparecerá o código JavaScript para ser adicionado ao blogue, mas por razões de comodidade fica mais fácil introduzir o código pelo gerenciador de sites.
Ou seja, depois de já ter acrescentado o seu blogue, e estando logado no Blogger, clique em Manage site [4] e depois de ser redirecionado para o Blogger para incluir o gadget, basta arrastá-lo para a posição que desejar.

Pronto, está feito.

[0] http://www.paginadoaguinaldo.com/2011/10/wot-verificador-de-reputacao-online.html
[1] http://paginadoaguinaldo.blogspot.com/2010/01/momento-estranho.html
[2] http://techpp.com/2010/09/15/f-secure-safe-links-beta-webmaster-tips/
[3] https://safelinks.f-secure.com/en/web/guest/home
[4] https://safelinks.f-secure.com/en_GB/group/safelinks/my-sites
[5] https://safelinks.f-secure.com/en_GB/group/safelinks/add-new-site

domingo, 3 de abril de 2011

Depois do porco-aranha, vejam Sofia, a cachorra-aranha

Imagens falam mais do que mil palavras, o vídeo é realmente interessante e a Sofia é bem fujona.



Fonte: recebi por e-mail.

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget