domingo, 11 de dezembro de 2011

Como remover vírus do Windows com um pen drive e Linux

Atualização: só um pouco de humor e marketing vindo direto do Facebook! Não resisti!!!

Observação importante: não demora uns segundos mas funciona. Tenha um pouco de paciência e além de ganhar um Windows limpo também vai ganhar um Linux que apesar de pequeno é totalmente funcional e não passa vergonha na hora de ser usado.

Desculpem, como este artigo era um rascunho que estava meio encalhado acabou aparecendo com uma data anterior à de hoje, 23 de janeiro de 2012, mas vou deixar como está. Pretendo que isto não se repita. Aproveitem o texto.

 
Para isto você precisa de um pen drive que não muito grande, o Puppy Linux [1] e o Avast! Antivirus [2] para o Puppy. Somente o primeiro item, o pen drive,  tem custo, o que hoje em dia já é bem baixo e a tendência é cair ainda mais. Lembro ainda que já que o Puppy Linux é um sistema operacional de código aberto e a versão do Avast! é freeware, então você não estará infringindo nenhuma lei deste planeta ao baixar qualquer um deles. Inclusive as idiotas SOPA e PIPA [3].

Então vamos ao passo-a-passo de como fazer isto. Primeiro o que você precisa além do pen drive:

1. Num computador limpo (sem vírus), baixe a última versão do Puppy Linux, que pode ser achada na página de download do site oficial [4].

2. Agora você precisa fazer com que o Puppy seja instalado no pen drive e consiga dar o boot por este dispositivo, aí entra em cena o Universal USB Installer [5] que também é distribuído livremente, basta baixá-lo e rodar num micro com Windows instalado. Este programa inclusive não precisa ser instalado, basta executá-lo para a magia funcionar.

3. Com o Puppy instalado no pen drive falta apenas o Avast! A versão que eu usei está no Mediafire [6]

Agora, como fazer tudo isto funcionar de verdade:

1. No Windows rode o Universal USB Installer e escolha a distribuição correta do Puppy ou caso ela não apareça basta usar uma iso [7] não listada com o novo Syslinux, conforme as figuras abaixo ou Try Unlisted Linux ISO (New Syslinux) de acordo com a segunda imagem. Após escolher onde está a tal imagem iso e a letra da unidade do pen drive, você deve fechar todas as janelas do Windows Explorer. Em alguns minutos o Puppy já estará pronto para dar boot.









2. Como instalar o Avast! no Puppy sem precisar configurar o acesso à Internet nele? Fácil, copie o arquivo avast-1.3.0.pet para o pen drive. Ele estará no pen drive mas fora da instalação do Puppy. Durante o primeiro boot clique na unidade do pen drive de onde o sistema está rodando, o ícone é diferente, de cor laranja com o desenho de um pen drive. Então vai ser aberta uma janela do ROX mostrando o arquivo que precisamos instalar. Basta clicar no arquivo que o sistema faz o resto.



3. Agora você já pode espetar o seu pen drive na porta USB do computador com Windows de onde você quer retirar o vírus. A partição onde está instalado o Windows vai aparecer como uma unidade de disco, a tal unidade no meu caso é a sda3, mas pode variar, basta clicar nas unidades e ver qual tem uma pasta chamada Windows, uma unidade pronta para o uso tem um X vermelho desenhado em cima dela. O Avast! aqui ficou no menu System e submenu System Status and Config, mas isto pode variar em versões futuras do Puppy. Basta clicar no ícone dele que o programa abre.
Para desmontar a unidade basta clicar com o botão direito do mouse (rato em Portugal) e




Pronto está feito! Como o vírus para Windows não roda no Puppy, a Avast! vai reconhecer o vírus e o eliminar. Simples assim. Qualquer dúvida me perguntem nos comentários. Espero ter sido útil. Até a próxima. Ah! O pen drive da foto lá no começo é o que eu já usei algumas vezes para retirar vírus do computador de pessoas amigas.

[1] http://puppylinux.org/main/Overview%20and%20Getting%20Started.htm
[2] http://www.avast.com/free-antivirus-download
[3] http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/01/sopa-e-pipa-foram-retiradas-da-pauta-do-congresso-americano.html
[4] http://puppylinux.org/main/Download%20Latest%20Release.htm
[5] http://www.pendrivelinux.com/universal-usb-installer-easy-as-1-2-3/
[6] http://www.mediafire.com/file/ngsvsg3da17d5ga/avast-1.3.0.pet
[7] https://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem_ISO

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget