terça-feira, 25 de setembro de 2007

Erros de português

Reconheço, de uns tempos pra cá, estou tendo uma certa dificuldade em digitar corretamente algumas palavras.
G ou j, ç ou ss e por ai vai. Não que eu não saiba escrever direito, mas a exposição excessiva a um português escrito de qualquer jeito, sem a menor intenção de estar correto em termos ortográficos, acaba nos induzindo ao mesmo vício.
No começo da Internet comercial aqui no Brasil, cheguei a dizer para amigos para não se preocuparem com a grafia na Internet, já que o meio era muito informal. Estes amigos tinham medo de parecer analfabetos ou desleixados ante centenas de doutores e outros de alto nível cultural. Não devo ter sido o único que passou este meme. Hoje estamos na situação em que estamos.
Tem gente escrevendo de qualquer jeito, dá um certo cansaço ver esta bagunça toda.
Mas, nem tudo está perdido... \o/... a barra de ferramentas do Google (nos sabores Internet Explorer e Firefox) tem um corretor ortográfico on-line que marca as palavras incorretamente escritas com uma linha tracejada em vermelho. Ok, reconheço, ele não é perfeito e falta muita coisa, mas já ajuda bastante na hora de evitar erros muito evidentes.
Outra forma de evitar um possível vexame gramatical é um conjugador de verbos da língua portuguesa on-line, muito correto e bem completo. Assim podemos evitar os terríveis esteje e seje (que enquanto digito estão sendo marcados como incorretos).

Update - recebi o e-mail e o mandei para o Multiply (não tenho mais conta lá). Nem as Organizações Tabajara nem o Grupo Uirapuru teriam uma idéia tão salvadora. O conteúdo agora também está no Ninguém é de Ferro!

Atualização 2.0: O Firefox conta agora com um dicionário ortográfico bem maior para o português brasileiro, tem inclusive expressão regionais que nunca ouvi falar. Para achar o link no meio dos outros dicionários em outras línguas a página fica aqui, ou clicando com o botão direito dentro de uma caixa de texto e selecionando Languages / Add dictionaries... ou Línguas / Adicionar dicionários... (não estou usando o Firefox em português no momento, não tenho como ver o nome correto).

3 comentários:

Bayma disse...

Tem um e-mail genial com uma proposta de reforma da ortografia da língua brasileira. Se não leram, eu mando.
Como eu disse antes, é jeniau!

Bayma disse...

Lembro de ter lido 2 artigos sobre erros de datilografia do Ubaldo e do Veríssimo e, na época em que o jornalista datilografava ele mesmo as matérias na maquina manual de escrever, certas palavras eram evitadas para que eventuais erros de ortografia (letras trocadas ou ausência de letras) não se tornassem um desastre, além de uma grande piada: ensejo, ônus, pedido, pintor, semear, etc.

Unknown disse...

E estes são justamente os erros que um corretor ortográfico deixa passar, é bom que percebamos antes de apertar o bendito botão, mas no blog tem a vantagem de poder editar depois.

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget