quarta-feira, 24 de março de 2010

Porque eu uso delicious

Ter os bookmarks, ou favoritos, sempre à mão é fantástico mas perdê-los de uma hora para outra é um tormento, então ter um backup permanente deles fora do computador é o ideal! Além de poder ser acessado de qualquer lugar não é influenciado por falhas no sistema, até mesmo algumas causadas de propósito.

Um general/presidente da ditadura militar [1] falava que quem conhecia a biblioteca de um homem conhecia este homem totalmente. Concordaria com este sujeito se a mente humana coubesse totalmente em livros ou se o dono destes tais livros concordasse com tudo o que está escrito neles. Sendo assim, não tenho medo de deixar públicos meus achados públicos, afinal existe a opção de privacidade. Conhecer alguém por meio de estatísticas é de certa forma possível, mas além de superficial, fica focado apenas no que estas estatísticas podem analisar, sendo assim, alguém conhecer meus bookmarks não quer dizer que este alguém me conheça.

Voltando aos motivos de usar o Delicious [2], segue a lista do que posso fazer:
  • Acessar de qualquer lugar caso confie na sua implementação de segurança;
  • formatar ou trocar de computador sem nenhuma preocupação;
  • usar uma infinidade de tags (etiquetas) para achar a informação mais facilmente depois, ao invés de pastas únicas;
  • editar as tags, trocar o nome, corrigir a acentuação, etc;
  • acessar pelo Firefox, Internet Explorer ou Google Chrome através de uma extensão [3] ou bookmarklet [4], aqueles atalhos na barra de bookmarks;
  • exportar para outros serviços, como o Evernote [5];
  • integrar com os favoritos do navegador;
    Uma outra vantagem que só conheci com o tempo foi o fato de que se outra pessoa marca o mesmo endereço, acaba criando novas tags que quando eu marquei não me vieram à cabeça e tornam este favorito ainda mais fácil de achar.

    De qualquer forma, ideias engavetadas tendem a morrer e as mesmas quando ficam disponíveis para todos, acabam florescendo e dando novos frutos como árvores bem enraizadas. Um assunto totalmente esquecido em uma semana pode ser muito útil em um ano ou mais.

    Por exemplo, se todas as minhas postagens estivessem no Delicious, eu poderia achar assunto relevante que já publiquei bem mais facilmente do que abrir o blogue em outra aba e pesquisar. Isto será corrigido em breve.

    Não sei se o Delicious foi o primeiro site a explorar a ideia, mas existem outros adptados a situações específicas, o Digg [6] para notícias, o Evernote que já citeu nesta postagem e antes também neste mesmo blogue [7] para anotações, o Twitter [8] para idéias avulsas do tamanho de SMSs e centenas de outros que exploram o conceito básico de favoritos e compartilhamento, com esta intenção ou não.

    Curiosidade: o Delicious se chamava del.icio.us o que confundia muito as pessoas que não sabiam onde ficavam os pontos e se perdiam, ao perceber isto o Yahoo! tratou de mudar o nome.

    [1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Regime_militar_no_Brasil_%281964-1985%29
    [2] http://delicious.com/
    [3] http://delicious.com/help/installff
    [4] http://delicious.com/help/bookmarklets
    [5] http://www.evernote.com/
    [6] http://www.digg.com/
    [7] http://paginadoaguinaldo.blogspot.com/2008/03/mais-um-pouco-sobre-o-evernote.html
    [8] http://twitter.com/
    [9] http://www.yahoo.com/

    Google Analytics

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

    wibiya widget