Entre os anos 80 e 90 a SomLivre, braço fonográfico da Rede Globo percebeu que o pobre, ou o tal do classe C poderia gastar mais dinheiro que a classe média comprando os seus Lps.
Não sei se esta revelação chegou de forma espontânea ou foi trabalho de alguma empresa de consultoria.
De qualquer forma, o biotipo do povão apareceu na Globo como um sujeito negro, gordo, animado, com uma camiseta que não escondia o seu umbigo, mal educado e se comportando no meio da rua como se estivesse dentro da cozinha da própria casa, ou seja: gritando!
A mídia muda o comportamento do povo? Sim, claro! O brasileiro típico e pobre deixou de ser um sujeito tímido para incomodar todos os que estiverem ao seu redor.
Os subúrbios e favelas que antes eram silenciosos, começaram a ditar Axés, Pagodes, Forrós, mesmo que não correspondam aos ritmos originais.
Espero que pensem a respeito e vejam no que o povo brasileiro tem se tornado!
Espero também que um dia tudo volte ao normal.
Interessante como este comportamento contaminou outras classes sociais. Unificou o Brasil!