sexta-feira, 9 de abril de 2010

Me mandaram um link, e se for roubada?

Todo mundo já deve ter recebido um e-mail com um link para as “fotos da traição...”, “achei um vídeo seu...”, “recadastramento da conta no banco”, “fotos de _____(preencha como quiser ou com quem estiver na moda) nua/nu...”, etc e tal. Estes links vão te levar a um endereço falso, no caso do phishing [1] para roubar seus dados confidenciais, contaminar seu computador com vírus, cavalo de tróia, worm e outros malwares menos votados, de qualquer forma a intenção é te prejudicar.

Já falei sobre o Web of Trust, ou Wot, e sobre a barra antiphishing da Netcraft [2] que agem quando o página já foi aberta ao clicarmos no link, hoje descobri um novo serviço que ajuda a evitar dores de cabeça antes de entrarmos numa determinada página, o Online Link Scan [3] que que dá um resumo dos potenciais perigos presentes na página que o link abre.

Recebi um e-mail interessante sobre incentivo ao teatro, o que faria muito bem a um país que não tem muito o que se orgulhar em termos da cultura do povo em geral. E esta situação acontece por falta de opções de lazer e cultura, mas e se o link fosse falso?

Para verificar se o endereço não era contaminado, digitei http://www.maisteatrobrasil.com.br/ no site e vi que tudo estava ok. Isso mesmo, basta copiar o link com o botão direito do mouse e colar no site, mais fácil impossível!

Num país com mais salas de espetáculos, o preço da entrada acaba caindo e o povo acaba ficando exposto a mais cultura, sendo assim, aumenta seu nível cultural. Adquire mais senso crítico e fico menos a mercê das manipulações políticas e da grande mídia! Visitem o Mais Teatro Brasil [4]. Teatro dificilmente é uma roubada!

Observação: o termo usado atualmente é encurtador de link e não abreviador, o que daria na mesma.

[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Phishing
[2] http://paginadoaguinaldo.blogspot.com/2008/09/abreviadores-de-endereos-da-internet.html
[3] http://onlinelinkscan.com/
[4] http://www.maisteatrobrasil.com.br/

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget