segunda-feira, 12 de maio de 2008

Viewzi, novo conceito de buscador, um buscador visual

Atualização muito importante: o Viewzi foi fechado, não existe mais.


Realmente, imagens, às vezes, valem mais que mil palavras.

Atualização importante:
o Viewzi não está mais fechado para testes, já está aberto ao público em geral. Qualquer um pode utilizá-lo, aproveitem!

Entre a leitura de um e-mail e outro, vi nos web clips do Google a notícia do lançamento de um novo motor de busca, desta vez com um grande apelo visual, e não somente com uma lista dos possíveis endereços que satisfariam nossa curiosidade quando formulamos a pesquisa. Até aí nada demais, mas o site ainda está fechado para testes em beta. Resolvi então solicitar um convite para testar o novo serviço. Poucas horas depois o tal convite chegou e já posso deixar algumas impressões sobre o serviço aqui.

Como é um site ainda na versão beta, as coisas não estão 100% ajustadas. Por exemplo, Brasília, não obteve nenhum resultado já que o viewzi ainda não entende letras acentuadas e não achou a palavra brasFFFDlia, mas, como ele usa os resultados das buscas do Google, Yahoo, MSN e Ask, logo deverá incorporar esta funcionalidade, já que os bancos de dados destes buscadores usam acentos. De qualquer forma, basta escrever sem acento (brasilia) que a pesquisa é feita normalmente, citando a capital federal e um modelo de automóvel da Volkswagen.

O que mais impressiona são as miniaturas dos vídeos que ficam repetindo um trecho do original em loop, que dá uma idéia do conteúdo, de uma forma bem mais descritiva que uma foto estática.

Outra grande sacada foi o Web Screenshot View onde aparecem miniaturas das páginas que falam a respeito do assunto pesquisado, onde aparece uma visão geral de cada página mesmo que somente os títulos fiquem totalmente legíveis. Este recurso simula bastante bem o ato de passar os olhos pelo texto apreciando mais o visual do que o conteúdo.

Abaixo relaciono os tipos de pesquisa disponíveis, os resultados dependem da seleção de cada mecanismo, testei cada um usando o termo Brasilia (sem acento):
  1. Web Screenshot View - Como falei acima, serve para dar uma passada de olhos no site. O brasão de Brasília fica realmente bem destacado na Wikipédia.
  2. Reuters News View - Notícias da Reuters. A famosa foto do "Padre voador" ficou bem evidente apesar do tamanho. Esta foto apareceu por ter vindo da redação de Brasília desta agência de notícias.
  3. Basic Photo View - Uma seleção de fotos do Flickr e Riya, um buscador que faz a pesquisa pela semelhança que existe entre as imagens. Da primeira vez que fiz este teste, o carrinho da Volks emplacava, mas as fotos da capital estão ganhando agora. Como os dois serviços recebem fotos constantemente e o número de câmeras digitais, mesmo as de celulares, e pessoas conectadas cresce a cada dia, cada pesquisa deve fornecer um resultado diferente. Caso goste de alguma destas fotos, é melhor baixar ou guardar num bookmark, como o del.icio.us ou mesmo nos favoritos do próprio navegador.
  4. Video 3x View - Os tais vídeos com Preview, reconheci logo o vídeo do acidente do Vôo 1907 da Gol em São Paulo, repetindo que talvez uma foto não fosse tão óbvia. Outra vez a cidade de Brasília deve te aparecido apenas como sede de uma redação de jornal internacional.
  5. Simple Text View - O resultado combinado da mesma pesquisa feita tanto no Google quanto no Yahoo, com o ranking do compete.com e uma miniatura da página ao lado do texto, este é o resultado mais parecido com os produtos tradicionais.
  6. 4 Sources View - Resultados saídos do Yahoo, Google, Ask e MSN, Identificados como Y, G, A e M. Qualquer fonte pode ser omitida, aparecem apenas miniaturas das páginas e ao passar o mouse sobre elas, surge o texto como em outro buscador qualquer. Por enquanto tudo está em inglês.
  7. Celebrity Photo View - Fotos do Google Images e Just Jared, buscador de fotos de celebridades do mundo pop e pessoas ligadas ao entretenimento em geral. As fotos parecem ter sido espalhadas de qualquer jeito sobre uma mesa, um efeito parecido a um que o Picasa gera, mas ao passar o cursor do mouse sobre uma foto meio escondida debaixo de outras, ela passa para o topo da pilha e aumenta um pouco de tamanho. A cidade que estou usando nos testes não é uma pessoa mas pode ser achada facilmente no Google, então surgiram várias fotos dela.
  8. Everyday Shopping View - Produtos da Amazon, ebay, Target e Wal-mart. Não sabia que a Nike tinha uma linha de sacolas esportivas chamada Brasilia.
  9. The Weather View - Previsão do tempo, por enquanto somente para cidades americanas.
  10. TechCrunch - Um blogue que faz exaustivas resenhas sobre empresas e produtos da Internet e seu impacto comercial e cultural na web.
  11. MP3 Search View - Procura MP3s no Digital Audio Search, MP3Realm e no SeeqPod, lista as músicas mostrando o tamanho em minuto de cada uma delas e um botão para tocá-las ou pausar.
  12. Amazon Book View - Pesquisa na Amazon, ou seja, além dos livros, qualquer produto que eles ofereçam, Inclusive a sacola da Nike.
Bom, apesar de estar tudo em inglês e o produto ainda não reconhecer acentos, como o site está claramente em versão beta, por sinal fechada, muito ainda pode ser alterado e melhorado. Além do mais, dos quatro motores principais, apenas o Ask não tem uma versão em português, sendo assim, uma melhor integração com estes serviços nos traria um viewzi em nossa língua.

Apesar do produto, um verdadeiro canivete suíço, não estar disponível para o grande público ainda, a grande maioria dos buscadores que ele usa está listada neste artigo. Muitos deles, sei que são desconhecidos no Brasil, e valem a pena serem divulgados, então, minha parte está feita!

Observação: esta postagem foi feita para participar do Blogueiro Repórter.

Nenhum comentário:

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget