segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Catch, organizando ideias

A web 2.0 [1] ou os serviços online já são uma realidade há um bom tempo, isto mesmo, hoje em dia boa parte dos programas que usamos não está instalado no nosso computador mas funciona através do navegador às vezes numa página da web ou através de uma extensão que roda no navegador, como o WOT [2] sobre o qual escrevi há poucos dias [3] e que evita que cliquemos em links perigosos.

Hoje vou falar do Catch [4] que eu acabei conhecendo por causa do meu smartphone [5] mas que funciona tranquilamente apenas como aplicativo na rede. E no caso dos smartphones, ele funciona tanto no iPhone [6] quanto nos Androids [7]. // Atualização: coloquei os endereços dos aplicativos para os celulares que estavam faltando. //


Ele é um bloco de notas simples mas de certa forma turbinado. Uma das características principais é que ele aceita hashtags [8], aquelas etiquetas do Twitter que informam sobre que assunto é determinada conversa. E no Catch funciona da mesma forma. Você faz a anotação com texto, link ou outra coisa e depois capricha nas #hashtags para não esquecer qual os assuntos da anotação.

Até aí já seria excelente, afinal as tais etiquetas (as tais das hashtags) mais usadas aparecem numa lista que quando clicadas mostram somente as notas que têm esta etiqueta, e pelo que dá para ver por algumas minhas ainda tem muita coisa que eu preciso ver_com_calma e talvez colocar aqui.


As notas vão se acumulando, mas como podem ter mais de uma etiqueta acabamos achando relações entre elas, o que ajuda a organizar as ideias. Não chega a ser um wiki [9], mas é impressionante como anotações curtas podem se tornar úteis quando comparadas umas às outras sobre o mesmo assunto.

Outra grande funcionalidade do Catch é que podemos mandar uma nota por e-mail (não sei se com a nova ortografia esta palavra está escrita corretamente, mas antes da próxima reforma eu descubro!) bastando enviar para note@catch.com.

Antes que eu esqueça, as notas aceitam anexos como imagens e arquivos de som, além de comentários e podem ser compartilhadas com outras pessoas. É um programa simples e muito útil, ideal para não deixar escapar uma ideia.

Em caso de dúvidas podem me perguntar, já uso o programa há um bom tempo para mim ele virou produto de primeira necessidade.

[1] https://secure.wikimedia.org/wikipedia/pt/wiki/Web_2.0
[2] https://www.mywot.com
[3] http://paginadoaguinaldo.blogspot.com/2011/10/wot-verificador-de-reputacao-online.html
[4] https://catch.com
[5] https://secure.wikimedia.org/wikipedia/pt/wiki/Smartphone
[6] http://itunes.apple.com/us/app/catch-notes/id355424047?mt=8
[7] https://market.android.com/details?id=com.threebanana.notes
[8] https://secure.wikimedia.org/wikipedia/pt/wiki/Hashtags
[9] https://secure.wikimedia.org/wikipedia/pt/wiki/Wiki

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget