quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Corrupção



Uma visão realista deste mal.

Estava querendo fazer uma postagem sobre o maior inimigo do brasileiro e que o acompanha desde o Descobrimento, mas até agora me faltava um foco.

Sempre o Brasil aparece nas listas de desempenho internacional lá no meio, como se fosse um país pequeno em termos de território ou que o nosso povo fosse incompetente. Acredito firmemente que a maior causa do nosso mal desempenho como nação é a corrupção, um câncer que só faz crescer e que a população simplesmente ignora como se fosse a coisa mais natural do mundo. A charge do Angeli, que peguei emprestada, resume bem o motivo de a corrupção nunca acabar ou diminuir neste país.

A população vive apática como se a corrupção não a afetasse e o erário público proveniente de nosso impostos fosse um investimento a custo perdido que só pagamos para não sermos presos ou termos outros problemas também graves.

É um fato que realmente incomoda. Nosso IDH é médio e em praticamente todos os índices ficamos quase que no meio da lista com mais ou menos a mesma quantidade de países em condições melhores e piores, e dificilmente saímos desta posição.

Já ouvi falar (não lembro a fonte e não sei a sua confiabilidade) que de cada dois Reais devidos em imposto, um é sonegado e também que de cada dois Reais arrecadados, um é desviado (eufemismo para roubado). Então, se a matemática não mudou desde a semana passada, de quatro Reais devidos, um volta em forma de benefícios para a população. Isto fica mais como especulação do que como fato. Mas fica complicado ver que o povo trabalha tanto para sobreviver não tão bem e ainda tem uma das cargas tributárias mais altas do mundo (não sei se é maior, mas não me surpreenderia), e recebe muito pouco em troca.

Quem tem um nível econômico melhor não depende de hospitais públicos, não coloca seus filhos em colégio público, não mora em local com pouca ou nenhuma segurança pública e não recebe ajuda do governo em forma de bolsas que evitam no máximo a necessidade de pedir esmolas. Mas esta não é a realidade da maioria.

O interessante é que quem mantêm os políticos corruptos no poder são os pobres sem muita instrução e manipulados por uma mídia que informa "o que interessa" e se cala diante de covardias feitas contra quem foi colocado no poder às custa de promessas vazias, afinal até a própria mídia, tão poderosa, depende dos poderosos para continuar existindo, que o diga uma emissora venezuelana!

Os que mais dependem dos impostos realmente arrecadados são justamente os que incentivam os corruptos a continuar sendo o que são. Uma simples camiseta que não resiste a mais do que uma lavada rende votos e a simpatia de toda uma família que de outra forma continuaria usando roupas já muito velhas.

Pouco do nosso PIB é usado na educação para reverter este quadro, e com isto, regiões pobres continuam pobres e quando começam a se desenvolver por meio do comércio ou indústria viram foco de "investimento" de traficantes, aí o progresso se torna mais maléfico do que benéfico.

Este assunto poderia se desenrolar infinitamente, mas acho que tirei mais um nó da minha garganta e contribuí um pouco para a conscientização deste povo tão sofrido e que merece coisa melhor. A qualquer hora volto ao assunto.

Outras visões: Como a Noruega quer acabar com a corrupção na área militar, lembrando que a corrupção na Noruega é quase nula, veja aqui.

Nenhum comentário:

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget