quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Ética e hipocrisia

Sobre a brincadeira de gato e rato que existe em torno da pirataria.

Vivemos num mundo politicamente correto o que significa, entre dezenas de coisas diferentes, que vivemos num mundo falso e hipócrita!

Passei recentemente uma dica de como entrar em sites suspeitos sem se "sujar". Isto pode ter causado um certo mal estar, provavelmente não em quem comentou e com isto me alertou para o fato! O Marcelo, que comentou, eu conheço pessoalmente e sei que não tem uma mente pequena ou vazia. Mas ficou a impressão de que eu ensinei a fazer "coisas erradas".

Mas voltando ao assunto, hoje em dia temos na Internet uma fonte inesgotável de entretenimento "gratuito", tanto de super produções que custaram milhões com uma qualidade que varia do ridículo ao fantástico, quanto filmagens amadoras e bandas independentes sem muito know-how e qualidade variando do mesmo modo.

É ilegal baixar produto com copyright, mas devem ser raros os micros caseiros sem este conteúdo!

Sim, estou falando de pirataria, uma coisa feia mas que a grande maioria das pessoas faz, pelo menos as que têm micro em casa, gostam de música mas acham que o CD e o DVD estão caros! É uma questão complicada, já conheci (virtualmente, ou seja, somente pela Internet) um sujeito que acreditava piamente que se uma música estava na rede, automaticamente ele seria completamente livre, o que não é verdade para a maioria esmagadora das músicas disponíveis desta forma. De qualquer jeito algumas bandas e cantores disponibilizam seu material gratuitamente. Um exemplo que conheço de música grátis são as do Xihilisk, que segundo ele se pronuncia {zy-ill-isk}, o que me confundiu mais do que explicou!

Muitas bandas oferecem conteúdo gratuito, mas nem sempre o trabalho delas pode ser que nos agrade! As pessoas estão atrás das figurinhas carimbadas de sempre, os que todos conhecem ou pelo menos já ouviram falar, sites que apresentam novas bandas ou mesmo bandas não muito conhecidas não os interessam, é triste ver que ninguém quer conhecer nada novo, somente o que a indústria fonográfica tem a nos oferecer, o que nem sempre é o melhor que existe em termos de opções. Esta mesma indústria persegue implacavelmente os usuarios de programas para troca de arquivos, os Peer-to-peers da vida, se tornando assim cada vez mais antipáticas ao grande público e perdendo desta forma mais clientes que procuram os novos serviços de troca de arquivos ávidos por novidades.

Infelizmente vivemos num mundo onde a mídia reina soberana e algumas figurinhas carimbadas sem nenhum conteúdo nem qualidade alguma a oferecer são impostas e a população aceita passivamente com um pensamento do tipo: "se todos gostam, quem sou eu pra não gostar". O que acaba confundindo talento de verdade com uma boa campanha de marketing.


Infelizmente esta é a realidade, a pirataria existe, pois os preços dos CDs sempre ficam numa faixa estratosférica e os programas para pirataria são cada vez mais acessíveis. Não acredito que as gravadoras vão acordar nem tão cedo para esta realidade. Muita gente inclusive, se tornou conhecida apenas divulgando música de graça na Internet, um exemplo são os Arctic Monkeys, que também ofereciam fitas demos para rádios, mas que sem a Internet talvez já tivessem seguido outras carreiras.

Acho que a hipocrisia aqui forma uma trama bem complicada, de um lado as gravadoras tratam quem pirateia como verdadeiros assassinos e de outro o usuário comum simplesmente ignora as leis de copyright.

Talvez um dia nosso mundo compartilhe livremente o conhecimento e a arte, mas no momento este tipo de assunto é tabu e raramente alguém fala objetivamente sobre isto. Um primeiro passo nesta direção foi dado inclusive por algumas gravadoras como a trama que sempre oferece material gratuito, o que a torna infinitamente mais simpática que outras empresas, o que tanto atrai artistas quanto público.

Apesar da minha contribuição para este tema tão complicado ter sido pequena, acho que toda discussão a respeito é válida.

Atualização: descobri que colocar texto entre os sinais de "<" e ">" faz com que ele suma.

Nenhum comentário:

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget