quarta-feira, 2 de julho de 2008

Por que cartorizar a Internet brasileira?

Diga não ao PCL 89/03

Querem tirar nossa liberdade e nossa privacidade até na Internet, e o motivo é o de sempre: DINHEIRO.

Numa excelente postagem, Sergio Amadeu nos fala do risco que corremos de jamais termos neste país uma Internet grátis e de boa qualidade para todos, a tão falada inclusão digital.

O interessante são os motivos por traz disto tudo, não a segurança de nossos indefesos cidadãos e pobres empresas sem infra-estrutura para se protegerem de ataques de pessoas inescrupulosas, os crackers que a imprensa não especializada em informática chama de hackers. A motivação de tudo isto é a venda de certificações digitais, as chaves públicas (ICP-Brasil), num artigo de novembro de 2006 d'O Biscoito Fino e a Massa, aparece claramente a ligação entre o senador e a empresa que emite estes certificados, o SERPRO.

Bom, existem certificações grátis por aí e eu até já as usei por um tempo, só parei por não conhecer ninguém que fizesse o mesmo e além disto, nos webmails a certificação aparecia como um anexo qualquer sem importância e ficava até difícil explicar o que era aquilo e para que servia. A certificação grátis que eu usava nesta época era da thawte e ainda existe.

Com tantos problemas neste país, nossos congressistas legislam em causa própria e contra a nossa população que já tem que pagar tanta coisa. Se a lei passar, e motivo$ tem, além de perdermos a Internet grátis, teremos mais um produto para comprar. Isto me lembra bastante o kit de primeiros socorros que ficou mofando no porta-malas do meu carro e que eu não era habilitado para usar, mas que me pararam algumas vezes para aplicar a mult... ops... verificar se eu tinha o item obrigatório, o que eu realmente tinha sem bem saber o motivo.

Espero que quem venha a ler isto não fique calado e não entremos na era do cartório digital.

Atualização: Já falei sobre este assunto antes, e realmente, crackers podem se passar por nós tornando a cartorização não só inútil como mais uma armadilha na Internet nacional.

Outras visões: Enquanto isto Ednardo Azedo bola planos infalíveis contra meliantes virtuais que não têm como desviar verba pública!

Atualização 2.0 para votar: EM DEFESA DA LIBERDADE E DO PROGRESSO DO CONHECIMENTO NA INTERNET BRASILEIRA, entre e vote, pelo bem de todos nós! Minha assinatura é de número 17895! Participem! Vamos dobrar este número logo.

Nenhum comentário:

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget