terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Cuidando da liberdade de expressão no Brasil também

Vamos reclamar enquanto podemos!

Não pretendo politizar este blog, mas nada me impede de falar a respeito de qualquer assunto que cheire (a sensação não é necessariamente agradável) a política. Há poucos dias atrás entrei numa campanha para a libertação de Fouad Al-Farhan, inclusive coloquei um banner aqui. Acredito que a campanha vá seguir em frente, afinal pesquisando "Fouad" no Google, a página da petição para a libertação dele é a 13ª, o que é impressionante para uma página recente.

Mas estamos correndo o risco em nosso próprio país de perdermos também nossa liberdade de expressão na rede. Querem cartorizar a rede, fazendo com que o cidadão comum se identifique para absolutamente tudo. Nada que impeça que um hacker aja com identidade falsa.

É uma situação bem kafkiana, afinal qualquer um que esteja no Orkut corre o risco de ter seu endereço, telefone e outras informações "pescadas" por algum vazamento num tal sistema central que checaria os dados de todos que estiverem on-line.

Eu particularmente não gostaria de saber pelo Jornal Nacional que alguém usando minha identidade tentou entrar no sistema do Pentágono ou tentou "desviar" o dinheiro de alguma conta-corrente por este Brasil afora.

Bem, até onde sei meu CPF não circula pela Internet e nem meu provedor (pelo menos acredito nisto) informa todos os meus movimentos à polícia ou quem quer seja. O que seria até interessante para resgatar alguns sites que acabei não marcando nos meus bookmarks.

De qualquer forma a SaferNet Brasil e outras organizações já criaram uma Petição ao Senado Federal pelo debate e transparência no Projeto de Lei de Controle da Internet, que já assinei.

Não acredito que tornar nossos computadores em terminais de cartório vá solucionar nada, pois documentos falsos existem desde que foram criados os verdadeiros. Também não acredito que rastrear alguém vá resolver alguma coisa, se fosse assim, não existiriam mais assaltos a bancos, já que todos tem câmeras de segurança!

Fica então a dica da petição, não custa nada tentar mudar nosso futuro, afinal ele ainda não aconteceu. Realmente não quero viver como os chineses que tem absolutamente toda comunicação via Internet censurada!

Nenhum comentário:

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget