sábado, 30 de maio de 2009

Novo sistema de comentários, também social

Um sistema super eficiente para gerenciar comentários no blogue. Ele é novidade somente no meu blogue.

Já tinha aderido ao Disqus há algum tempo, mas acabei tendo duas dúvidas que me impediram de implementá-lo aqui:
  1. Como instalar?

  2. Como manter a moderação e os comentários antigos?
A primeira dúvida foi a que pesou mesmo. Procurei instruções na Internet e achei muito material, mas as explicações eram bem confusas.

Se os passos dariam certo eu não sei, já que não experimentei. Deixei a decisão para depois.

Como o Disqus me pareceu bem avançado, eu acreditei que não teria problemas com moderação ou perda de comentários antigos, mas em terreno novo todo cuidado é pouco.

Não que eu tenha algum tipo de record de comentários, mas a opinião de quem leu minhas blogagens eh importante e não quero perdê-las. Muitos blogues têm preconceito contra texto mal redigido nos comentários, que afasta muita gente que gostaria de dar sua opinião sobre alguma postagem. Minha posição sobre este assunto é, se eu conseguir entender o comentário é publicado, caso não sejam insultos ou outra forma idiota de promover o ódio e mal-estar geral. Minha parte eu faço tentando manter um português correto e legível. Afinal, uma palavra escrita de forma correta pode ser achada num dicionário, internetês e miguxês não tem dicionário que dê conta! Mas o Dicionário Informal (QUEM NÃO GOSTA DE PALAVRÕES NEM ENTRE) tenta, e às vezes eu tenho que correr lá para entender termos exóticos e gírias novas.

Enfim, comentários são bem vindos, inclusive usando a conta do Facebook (fica para quando eu dominar melhor o sistema ou corrigirem algum possível erro) e Twitter.

Para finalizar, os passos para implementar o Disqus no Blogger:

  1. Entrar no Disqus;
  2. Vão aparecer três campos para serem preenchidos: Website URL, Website Name e Short name. Preencha com o endereço do teu blogue inclusive o http://, o nome dele e aceite ou modifique o nome abreviado que será o nome da página de discussão do teu blogue no Disqus. O Disqus come as letras acentuadas, basta trocá-las pela mesma letra não acentuada;
  3. Em choose your platform to install, escolha Blogger (não uso outra plataforma e não saberia se o resultado daria certo);
  4. Abra teu blogue, e clique em Personalizar, que fica pouco depois do endereço do teu e-mail, você precisa estar logado;
  5. Já deve cair em Layout, escolha Editar HTML;
  6. Clique no link Baixar modelo completo;
  7. Selecione a caixa Expandir modelos de widgets;
  8. Quando o template baixar faça o upload dele em upload template, clique em Arquivo... para achar o template e em Upload para mandá-lo para o Disqus;
  9. Eu deixei Use Disqus on future blog entries only. marcado para não perder os comentários anteriores, o Disqus só vai aparecer em novos comentários para mim;
  10. Abaixo de Your New Template, aparece o teu novo modelo, clicando dentro da caixa de texto, todo o conteúdo é selecionado, copie-o com CTRL+C;
  11. Como você já selecionou a caixa Expandir modelos de widgets no Blogger, basta agora colar o que você copiou no lugar do teu modelo antigo, um CTRL+A e um CTRL+V resolve tudo, visualize o blogue para ver se está tudo certo;
  12. Clique no botão laranja Salvar modelo;
  13. Só falta um ajuste, para implementar o Disqus. Na aba Configurações, antes de Layout, clique em comentários, que é o quarto link, e procure o quarto item também que é Padrão de comentários para posts e mude-o para Novas postagens não terão comentário. Clique no botão laranja Salvar Configurações. Pronto, o Disqus está devidamente implementado!

O tutorial é longo mas funciona, basta seguir os passos. Foi assim que implementei o Disqus no meu site. E vou testá-lo agora com um comentário!

Abraços e até a próxima!


3 comentários:

Elaine disse...

Olá, Aguinaldo.

Eu peguei ajuda do seu tutorial para instalar o Disqus em meu blog, mas gostaria de saber uma coisa:

Para instalar, precisei mudar meu layout do blog, pois ele é personalizado. Se eu voltar ao modelo clássico, como faço para manter o código do Disqus? Tem como?

Pode me ajudar?

Por favor...

Eu agradeço.

Abraço.

Elaine Cândida

Unknown disse...

Elaine Cândida,

Infelizmente o Blogger não parece ter um gerenciador de temas, mudanças no template nos fazem perder os gadgets, o que é uma pena.

Esta é uma das razões de eu estar tão relutante em mudar o visual do blogue.

Mas vale o velho método de listar os gadgets e reisntalá-los "na unha" o que apesar de eficiente é chato pra caramba!

Abraços

Unknown disse...

Elaine,

O gerenciador já existe, confira aqui http://www.dicasblogger.com.br/2010/01/como-salvar-widgets-no-blogger.html

Abraços

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget