domingo, 31 de maio de 2009

Do que você gosta?

Nestes sites, gosto se discute

Hunch, Ulike e Blippr são três serviços da Web 2.0 e os três focados em preferências.

Realmente não parece algo relevante para a maioria das pessoas. Afinal quem gosta de pequi, gosta de pequi. Pronto e acabou! Simples assim! Os incomodados que se retirarem.

O Hunch é um buscador onde podemos tomar decisões a partir de respostas a uma série de perguntas. O funcionamento é semelhante ao de num infográfico, como aqueles que dizem se você é sonhador ou prático. Estes testes existem porque, pondo de fora os extremamente radicais ou completamente definidos, nem todos são uma coisa ou outra 100% do tempo nem mesmo em todas as áreas da vida. O que se acha por lá são questões do tipo, "qual cidade italiana eu deveria conhecer?", "de Los Angeles a Las Vegas é melhor ir de carro ou avião?" ou "que cantora brasileira eu gostaria de ouvir?". As três perguntas realmente existem e estão lá. O site só aceita membros por convite e é em inglês. Eu pedi um convite na página inicial do serviço e fui aceito. O convite deve ser para evitar a esculhambação da rede e manter o nível. Que nada, já está quase abrindo ao público em geral. E como os outros dois serviços também é uma rede social, sendo assim, quem decide o nível é você escolhendo os amigos certos!

Ulike acaba criando um mural de nossas preferências em música, cinema, cidades e países e diversas outras áreas de interesse. Existem comentários em português, e chega a ser tão detalhista que existem perfis de músicas em particular, como por exemplo Exit Music (For A Film) do Radiohead, que pode ser ouvida por lá, foi avaliado por 1.797 pessoas e possui vizinhos como um perfil normal de uma pessoa numa rede social, onde se pode conhecer muito a respeito de cada um dos itens. As avaliações possíveis são: hall da fama, gosto, interessante, não gosto e hall da vergonha. É bem interessante, com uma certa quantidade de avaliações (acho que 200, não lembro direito) você começa a receber indicações. Com 400 você descobre o seu gêmeo!

Blippr, bem no estilo do Twitter usa emoticons para definir a avaliação: amo =D, gosto =), não gosto =| e odeio =(. Com base nesta votação aparece um placar de 0 a 100 de todos os participantes e outro só dos que fazem parte da sua rede. As categorias são programas de computador, livros, jogos, filmes e músicas. A cada item que você vota aparecem indicações de itens semelhantes. Assim você acaba descobrindo coisas novas. Entrei estes dias e ainda não posso dizer muito sobre este serviço, mas gostei dele!

O Ulike e o Blippr poderiam trocar dados entre si, o que aumentaria a qualidade das avaliações, já que não parecem concorrentes diretos. Vou continuar usando os serviços e qualquer coisa eu acrescento algo aqui!

Atualização: O Hunch será liberado ao público dia 15/06/2009, segunda-feira, sem necessidade de login!


Nenhum comentário:

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget