domingo, 28 de outubro de 2007

Eee PC

Um UMPC (Ultra Mobile PC) da Asustek está se tornando o mais novo sonho de consumo do geek em geral. Um PC pouco maior que uma capa de DVD. Já existe comunidade no orkut para ele. Apesar do preço salgado sugerido aqui de R$ 1.099,00 bem alto em relação ao que é cobrado lá fora, e ainda não estar disponível para compra, devendo estar disponível apenas pouco antes do Natal, já existe uma verdadeira legião de fãs ardorosos desejando um destes, que na nossa realidade social pode se tornar mais um item de assalto, comparável a tênis importados, relógios caros, telefones topo de linha e outras bugigangas que não se deve mostrar na rua como se fosse algo realmente banal.

Ele está no meio termo entre um PDA e um notebook. Não chega a caber na mão como o primeiro e não tem todo o poder de processamento do segundo. Na realidade ainda está perdido entre os dois mundos. O seu universo está sendo criado agora desde o surgimento do OLPC que por sinal originalmente só tem fins educacionais e outros que estão seguindo a nova onda. Um vídeo interessante da Intel mostra futuros usos deste tipo de equipamento e a sua integração com outros aparelhos.

Eee PC vem de "Easy to learn, Easy to play and Easy to work" ou em português, "fácil de aprender, fácil de jogar e fácil de usar", seria aqui então um Fff.

Brincadeira a parte, como um produto, com um preço relativamente tão alto, quase o preço de um notebook "de verdade", pode concorrer com um produto mais completo?

Resposta? Mobilidade.

Diariamente no meio de uma conversa qualquer comentamos sobre um e-mail que recebemos ou sobre uma página que vimos. Para não estragar a surpresa, dizemos que vamos mandar quando chegarmos em casa ou se passarmos por uma lan house ou cybercafé, o que acaba sendo uma promessa não cumprida.

Com um destes, as mulheres o tirariam da sua bolsa do dia-a-dia e os homens de suas pastas ou pochetes (objetos do desprezo e ódio feminino) mais avantajadas, pastas ou mochilas independente do tamanho, e com um simples apertar de alguns botões e cliques no touchpad (o mouse dos notebooks), a informação seria vista imediatamente em qualquer lugar que fosse.

Outro detalhe adicional é a baixa autonomia da bateria. Mas como não se usa continuamente fora de casa ou do trabalho, não deve ser um grande empecilho.

Poucos são os locais onde se pode usar uma rede sem fio grátis no Brasil, mas a tendência é que isto mude.

Tá, chega de encher lingüiça, vai ai abaixo uma lista de outras informações interessantes sobre ele.
  • no flickr, basta navegar e descobrir fotos dele funcionando e o seu tamanho em relação a objetos conhecidos;
  • BR-Linux.org, com link para o Zumo;
  • Garota Sem Fio;
  • Fórum PCs, notícia um pouco antiga mas com foto dele ao lado de uma lata de refrigerante.
Resumindo, se tanta "gente grande" falou dele, com certeza a febre já pegou, de qualquer forma após o Natal os preços tendem a diminuir e muito. Se vale ou não a pena esperar ou esperar algum desesperado vendê-lo no Mercado Livre é uma opção que cabe a cada um. Por enquanto não adianta pesquisar por Eee PC em sites nacionais de venda.

Update: faltou falar de outro grandão, o Carlos Morimoto, criador do Kurumin, que também fala do Eee. Só vi a informação após postar. Não devo mais introduzir informações aqui, por mais tentador que seja.

Nenhum comentário:

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget