quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Meu Gmail é particular?

O mal que fazemos sem perceber. Eu mesmo já fiz.

Sim! A resposta é óbvia. Mas existe um pequeno porém.

A minha pasta de spam é exatamente igual a de todo mundo, não é compartilhada no conteúdo mas nas regras.

Então, se eu entro numa lista de discussão para resolver um problema e recebo 150 mensagens por dia e após perder minha paciência, simplesmente a identifico como spam, estou fazendo isto por mim e por todos os assinantes desta mesma lista que usam o Gmail, e o pior, sem a permissão deles e delas.

Esta é a única razão porque olho meus e-mails marcados como spam todo dia. A netiqueta já tem várias regras difíceis de serem seguidas quando nos sentimos dentro de nossa própria casa e não num espaço cibernético comunitário e público, ou seja, quando não levamos desaforo pra casa (onde já estamos) mesmo tendo certeza que estamos errados e esquecemos que estamos em público, aonde foi para a vergonha de fazermos papel de idiotas?

A Internet oferece milhares de fontes de conhecimento gratuito, mas que nem sempre acaba sendo o que esperávamos ter, mas, toda lista de discussão sempre oferece uma forma simples de desistir do grupo sem atrapalhar a vida dos outros usuários. Basta ler a mensagem de boas vindas ou mesmo o rodapé de todas as mensagens recebidas.

Pronto, desabafei!

Só mais uma coisa, esta informação serve para todos os webmails que conheço.

2 comentários:

Anônimo disse...

Será que essa regra de marcação de spam é mesmo comum a todos os usuários do GMail?
Imagino que seja possível criar regras automáticas genéricas, mas ao mesmo tempo individualizar algumas opções pessoais.
Eu também vejo a minha lista de spam's diariamente, antes de excluí-los (será que isso é um sintoma de que estou recebendo poucos e-mails ?) e nunca encontrei nenhum "desgarrado".
Vamos fazer um teste?
Eu estou cadastrado no grupo do Permacultura e recebo um resumo diário. Se você marcasse os e-mails que recebe daquele grupo como spam, então eu poderia verificar se os meus cairiam ou não na caixa Spam, né ?
Se não cairem, talvez pudéssemos refinar o teste: você muda o critério para receber o 'resumo diário' e também marca como Spam.
Quer testar?

PS - daqui a alguns meses você vai ficar doido de olhar os comentários, um por um, para validá-los e liberar para "publicação".

Unknown disse...

Sim, as regras de marcação de spam são universais, dai a grande eficiência do Gmail nesta área.
O que você está procurando são filtros pessoais, por exemplo, quando receber um e-mail do grupo de permacultura, clique em "criar um filtro" ao lado do botão de "Pesquisar na Internet", na caixa "Assunto" coloque "[permaculturabr]" e clique em "Próxima Etapa", clique em "Aplicar Marcador", escolha um ou crie um novo, selecione aplica "Aplicar este filtro às ... conversas abaixo" e eles estarão separados por assunto. Se fizer isto aos poucos, em menos tempo do que imagina terá todas as tuas mensagens separadas por assunto.
PS: Criei o filtro Blogger somente para os comentários e não creio que haja um boom de audiência no meu blog nem tão cedo. Se houver, tudo bem, o ritmo diminui, mas, preciso manter as coisas num nível aceitável, e pra assuntos pessoais ainda existe o e-mail particular.
Abraços e mais uma vez obrigado pela participação.

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget