quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Mais sobre música e Internet

O texto de Como divulgar música na Internet de graça, foi originalmente uma resposta aos incessantes spams de músicos que recebia no orkut. Não exito em denunciar quem me incomoda com mensagens que não me interessam ou que sei que são mentira, mas mesmo não conseguindo aceitar todo e qualquer tipo de música, acho que estes artistas precisam de uma oportunidade, mesmo que seja para mostrar que não têm nada a acrescentar e não merecem nos fazer perder nosso tempo. Sendo assim criei um texto padrão para responder estas mensagens cada vez mais constantes.

Ótimo, o texto acabou aqui e fiquei extremamente impressionado em ver que ele caiu rapidamente nos bancos de dados do Google. Mesmo que seja um rascunho e não tenha uma profundidade tão grande e nem seja um roteiro garantido de se divulgar realmente uma música, é um começo e uma forma de se evitar o spam.

De lá pra cá, conheci vários sites especializados em divulgação tanto de música e descoberta de novos artistas quanto de "definição do gosto musical" (coloquei entre aspas porque acho uma meta impossível de ser atingida, afinal mudamos nossos conceitos musicais a cada nova descoberta).

São novas redes sociais com os objetivos descritos acima, então vamos a mais uma lista, apesar da primeira postagem não ter sido uma lista já que só falava do last.fm e do FoxyTunes.

  • iLike que se integra ao Facebook e ao iTunes e tem inclusive um jogo musical nele, inclusive dá pra baixar músicas grátis de dentro do Facebook. O iLike é concorrente do last.fm que por sua vez se integra perfeitamente ao Amarok que terá versão para Windows assim que o KDE for portado para este sistema operacional, provavelmente na próxima versão.
  • iJigg onde músicas podem ser postadas e jiggadas caso você goste delas, e como é um espaço democrático, existe desde funk carioca a pop chinês, passando por todos os ritmos possíveis. Uma boa dica é clicar em Popular Music e ver o que foi postado recentemente, tem também uma opção de pesquisa, mas boa parte dos usuários não coloca o nome correto da música, o que não aconteceria se usassem o programa MusicBrainz Picard.
  • MySpace outra rede social subutilizada no país do orkut, que oferece perfis especialmente para músicos e onde podemos ouvir música inéditas como no iJigg.
Na realidade esta é só uma amostra da quantidade impressionante de serviços dedicados à música. Gosto de experimentar antes o que vou recomendar, mas o Pedro Menezes fez uma lista bem grande ANTES DE MIM, vou dar uma olhada e dependendo do que achar faço uma postagem aqui dizendo o que achei de cada. A intenção dele era mais prática do que a minha, são visões diferentes da mesma coisa, acho legal ver os dois pontos de vista.

Nenhum comentário:

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget