Por causa da grande circulação de ar dentro do computador, ele acaba atraindo visitantes indesejáveis, que podem comprometer o seu desempenho.
Periodicamente é bom abrir o gabinete do micro pra tirar a poeira que se acumula nele, a poeira pode inclusive chegar a travar os coolers (segundo alguns as ventoinhas) causando aquecimento que pode inclusive acabar em travamentos ou um boots inexplicáveis. Incensos e cigarros (inclusive aquele que chamam de o do capeta) também colaboram com este tipo de problema.
Outro problema é a umidade que pode oxidar componentes e fazer com que o computador aja de forma estranha como se estivesse com vírus, um bom limpa-contatos ajuda bastante.
Já tive problemas com um cooler que parou de funcionar e meu micro tinha um tempo determinado para desligar sozinho, independente do que eu estava fazendo, a mensagem de erro informava para que eu reinstalasse o Windows e que algum componente do sistema estava faltando. Na época procurei um amigo que mostrou que o problema era de hardware e não de software, e com a troca do cooler, que por sinal foi barato, os problemas desapareceram.
Por conta de umidade, a tela do computador ficava completamente desfigurada, e por mais que eu procurasse vírus não havia nada. Por isto mesmo não é bom deixar o micro ao lado de janelas ou muito próximo de um banheiro, mesmo que a umidade seja pouca, ela acaba comprometendo os componentes metálicos do computador.
Não quero dizer que devemos colocar o micro num verdadeiro CPD ou dentro de uma redoma de vidro, mas um ou outro cuidado podem evitar uma ida desnecessária ao técnico, a perda de uma tarde procurando algum defeito ou mesmo um carão de um amigo mais prendado em hardware do que você.
2 comentários:
E bom semprelembrar que esta limpeza deve ser feita por alguem experiente para sua segurança e economia!
Bem lembrado, afinal quem tem dois braços esquerdos quando o assunto é hardware tem mais a perder quando faz um serviço de qualquer jeito.
Postar um comentário