sábado, 13 de outubro de 2007

Para que existem as redes sociais?

Levando-se em consideração que a rede de maior sucesso no Brasil é o Orkut, e que a fama dele só não é pior porque a grande maioria dos participantes simplesmente ignora o seu lado negro, fica difícil imaginar pra que realmente estas redes existem.

A razão da criação delas foi auxiliar o reencontro de velhos amigos, manter as pessoas em contato e nos ajudar a descobrir novas amizades. Muito disto acontece, mas existem centenas de pessoas cujo único objetivo é disseminar vírus, spam e oferecer serviços sexuais reais ou não.

E isto é uma pena, afinal existe um universo inteiro a se conhecer, pessoas interessantes e com os mesmos gostos que nós e que se interessem por assuntos sobre os quais nem sempre temos com quem conversar.

Por exemplo, nos anos oitenta eu tive computador de 8 bits, aqueles que se ligava na tv e os programas eram gravados em fita cassete, e não tinha absolutamente ninguém com quem conversar a respeito. Se eu dizia que fiz um programa que gerava um calendário na tela feito em Basic ou passava por mentiroso ou tinha que levar a pessoa lá em casa, o que nunca fiz. Também não conhecia quem entendesse nem a palavra bit, e simplesmente não tinha com quem conversar a respeito de nada da área de informática, se existisse o orkut na época, as coisas teriam sido bem diferentes, talvez hoje eu fosse um programador.

De qualquer forma, tenho perfil no orkut basicamente para manter contato com amigos, afinal endereço de e-mail e número de celular são trocados quase anualmente neste país.

Entrei em outras redes para conhecer o funcionamento delas, e apesar do orkut ser do Google, até pouco tempo ele poderia ser usado num velho XT com monitor de fósforo verde que não iria se perder muita coisa. Só agora ele está aceitando a postagem de vídeos mesmo que externos ao site e conteúdo de RSS, também é recente a possibilidade de se poder deixar recados com algo mais além das 18 cores e texto puro. Outras redes como Facebook e MySpace já oferecem isto e muito mais há um bom tempo, e mesmo os clones nacionais do orkut que nem sei que fim levaram, ofereciam muito mais, inclusive recados de voz.

Participo das duas redes acima, mas basicamente não tenho amigos por lá, não pesquisei amigos que conheço e realmente tenho um certo medo que elas se popularizem por aqui e promovam a mesma expulsão que houve no orkut antes de ele praticamente se nacionalizar brasileiro.

O que aconteceu foi que usuários que nunca ouviram falar de netiqueta e se ouviram não se importaram de forma alguma com isto, sistematicamente desrespeitavam todo mundo e chamavam de nazistas todos os que não os aceitavam como eles eram. Sendo assim, o orkut foi abandonado por investimentos e programadores e virou apenas uma vitrine pessoal, onde se mostra o melhor que se tem, mesmo que este melhor acabe no Pérolas do Orkut, que por sinal detona com a nossa imagem lá fora simplesmente mostrando a realidade crua em que vivemos. Mostrando a indigência cultural em que se encontra boa parte da população.

Não posso afirmar que todos no orkut sejam assim e muito menos que sejam a grande maioria, o que não acredito. De qualquer forma eu seria incluído nesta turma se acreditasse nisto. Por sinal, algumas dúvidas que tive sobre Linux consegui respostas satisfatória lá e não em grupos ou listas de discussão, onde quando fazemos uma pergunta digamos "já batida", ninguém ao menos nos informa que podemos procurar nos arquivos da própria lista ou em algum FAQ.

Muita gente já reencontrou amigos e parentes separados há anos, muita gente se conheceu por lá e hoje e está namorando ou casou. O que me incomoda realmente é que diversas pessoas usam o anonimato para apenas provocar brigas e mentir no orkut. Colocar uma foto e um nome falsos é muito fácil, e infelizmente muitos abusam dos fakes, apesar de existirem verdadeiros heróis fakes lutando contra o crime por lá.

Este é um tema bem extenso e um pouco polêmico, vou ficando por aqui, talvez outro dia volte a falar a respeito.

Nenhum comentário:

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget