quinta-feira, 18 de outubro de 2007

É hoje!

Hoje será liberada a versão final do Ubuntu 7.10 Gutsy Gibbon. Nova versão do Ubuntu agora mais vitaminada e mais acessível ao pobre usuário mortal, como este que vos escreve. Com o sucesso estrondoso do Ubuntu, a melhor opção para baixar a imagem iso do CD ou DVD é o BitTorrent, e como sei que vão reclamar sobre o excesso de informatiquês, lá vai:

Iso é uma imagem de um CD, DVD, diretório. Uma boa comparação seria um arquivo zipado, onde podem estar diretórios que voltam à forma original depois de descomprimido. O Iso é semelhante a isto, ele tem todos os arquivos e as informações para recriar o CD de forma idêntica. Trocando em miúdos, é uma forma de transportar um CD por meio digital, como e-mails ou programas de troca de arquivos, os famosos peer-to-peer. Um arquivo iso pode ser como os móveis de uma sala e um esquema onde eles ficarão, assim o pessoal da mudança ao chegar no novo apartamento coloca os móveis no mesmo lugar de antes seguindo as instruções, assim quando o dono chega na nova casa não sente diferença alguma. Apesar do artigo da Wikipédia não falar de diretório é possível fazer uma imagem de um diretório, um dos usos é fazer um CD virtual dentro de uma máquina virtual como no VirtualBox ou VMWare.

O BitTorrent lembra muito minha infância e os álbuns de figurinhas. As crianças trocavam figurinhas repetidas para completar um álbum. Na Internet, um arquivo grande feito o iso, é dividido em pedaços pequenos e distribuídos como se fossem figurinhas, cada programa cliente, digamos que vai pegando estas figurinhas e colando no seu próprio álbum. Como ele pode copiar as tais figurinhas, ele acaba trocando por outras que não tem com outros colegas. Quando o álbum está completo, o arquivo, no caso o iso foi baixado totalmente. Não sei se o inventor deste protocolo de troca de arquivos colecionou figurinhas, mas o processo no fundo é o mesmo.

Depois de todas estas analogias e tal, fica claro porque a melhor forma para baixar este arquivo é o BitTorrent, já que milhares de pessoas tentarão baixar o mesmo arquivo, provavelmente a partir da mesma hora, sendo assim, a rede poderia congestionar. Mas, baixando por BitTorrent, cada um ao mesmo tempo em que baixa, colabora com este mesmo arquivo num esquema parecido com o das figurinhas. Eu mesmo usarei o AllPeers que também é um cliente BitTorrent, de dentro do Firefox, os arquivos torrent para baixar tanto o CD quanto o DVD são estes, mas enquanto não estiverem disponíveis darão erro de página não encontrada.

Outros links poderão ser encontrados no Penguim's Place, que já tinha esta informação desde ontem.

Nenhum comentário:

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget