terça-feira, 14 de julho de 2009

Acompanhamento de notícias

Ideias não tem copyright!

No milênio passado, quando a Internet ainda engatinhava no Brasil, eu comecei a entrar num mar infindável de informações que surgiam de todos os lado e o tempo inteiro. Mas como a rede ainda não passava de uma simples transcrição do mundo real para o virtual, acompanhar uma notícia ou outro evento qualquer se resumia a acompanhar um jornal, um portal ou outra página cujos criadores também tivessem interesse no assunto ou se perder totalmente.

Bom, nos meus sonhos de pós-adolescente semi-nerd eu criaria um programa que me ajudasse a acompanhar os fatos. Seria uma espécie de fluxograma que guardaria os links relevantes para eu os poder acessar depois.

Nunca digitei uma linha de cógido para criar tal programa, mas existem similares atualmente. Uma versão mais estática seriam os wikis da vida como a Wikipédia e o Tomboy (em inglês) que inclusive já tem versão para Windows. Os dinâmicos seriam as palavras da moda ou trendind topics do Twitter, que ficam super organizadas no Twazzup ( algo como T + "what's up?" ou "o que é que há velhinho?" do Pernalonga) ou o Topsy que agrega outras redes também, incluindo algumas não adeptas ao microblogging como o Mashable.

Uma explicação lógica seria que se a necessidade existia para mim, também existia para outros e alguém ao percebê-la, corrigiu esta falta. Uma explicação mais poética e esotérica viria dos seguidores da Era de Aquarius que falariam que o Universo conspira ao meu favor! Prefiro eles aos apocalípticos, como os acreditam no Fim do Mundo como descrito em 2012 (estamos quase lá!).

Bem, as boas ideias acabam sendo absorvidas por outros serviços, por exemplo, o diHITT já tem o nome bem simples de Especial que agrega postagens sobre um determinado assunto.

Hoje #iranelection, #honduras e #forasarney podem transformar nosso mundo num lugar melhor e mais pacífico para se viver.

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget