sábado, 18 de julho de 2009

Quem mexeu nas minhas coisas?

Um cão de guarda virtual

No mundo real esta é uma pergunta difícil de responder, principalmente se você mora na casa de seus pais e tem irmãos, está atualmente numa república ou divide o apartamento com alguém que não conhece totalmente.

No computador, o "quem" não é tão fácil de identificar, mas o "se" é garantido. Explicando melhor: precisei saber se um arquivo que baixei era o original ou não. Como arquivo não tem peso, cor ou textura (estas duas ultimas características, um arquivo gráfico tem, caso seja aberto num programa apropriado), precisei de um programa (que também é um arquivo) para fazer isto por mim.

Ok, vamos à pesquisa, no cérebro ou Google. Beleza, lembrava do programa mas não lembrava seu nome. Sobrou o Google: bingo! O programa eu já tinha usado antes numa antiga encarnação do Windows em outra encarnação do meu micro (que troço mais espírita!).

Vamos ao que interessa, o programa se chama MD5 for Windows, é simples e pequeno. Pega um diretório (pasta) e calcula todos os hash MD5 (a Wikipédia explica melhor do que eu) de todos os arquivos, tanto para criar um arquivo de referência quanto para garantir que nenhum deles foi alterado.

Ótimo, para mim foi útil, e para o resto da humanidade?

Outro uso do programa é verificar se temos o mesmo arquivo duplicado (ok, para isto você precisa de outro programa que bote os códigos MD5 em ordem), com o mesmo conteúdo e nomes diferentes! O programa não se interessa pelo nome do aquivo... Assim fica fácil saber se baixamos o mesmo arquivo com nome diferente e coisas do gênero. Isto já cobre o preço do programa R$ 0,00 (USD 0.00).

O programa é tão bom que deveria ser incluído no Explorer, Nautilus e Konqueror!





Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget