segunda-feira, 17 de maio de 2010

Ganhei um ursinho - scam e dos brabos

Recebi de um amigo um urso de pelúcia virtual através de uma rede social da qual nunca ouvi falar. Como nem eu, nem ele somos mais pré-adolescentes acabei estranhando e perguntando o motivo desta prenda tão inusitada. A resposta foi rápida: o site roubou sua senha e me mandou o e-mail!



Trata-se do shtyle.fm [1] uma destas redes sociais miguxas [2] até o tutano. Só que como estratégia de crescimento eles resolveram roubar usar a senha dos usuários e sair convidando todo mundo...

E aí, como é que fica? É só para inchar a rede ou vão usar depois para algo menos “nobre”? Cadê a Ética? Como as redes sociais geralmente não fazem isto, inclusive usando o endereço de e-mail do próprio usuário para evitar que simplesmente caiam num filtro de spam, isto é tecnicamente um scam [3], uma fraude!

 Acionei o WOT [4] e agora não caio mais neste golpe.

Trecho do e-mail do amigo que caiu no golpe:

Agora, neste instante, que acabo de deletar minha página, descubro que esse mesmo 'ursinho' foi enviado para todos os meus contatos!
E eu não enviei nada!


Como não consta o nome de ninguém acho que não fui antiético postando isto: o trecho do e-mail. A falta de ética veio da tal rede.

Uma coisa interessante é que mesmo no site do WOT a reputação desta rede não é tão baixa. Se os sem-vergonha são o próprios donos do sites ou outros não interessa, estão usando de má-fé!

O recado está dado, e cuidado com o ursinho!

[1] o nome é o endereço, entre por sua conta e risco.
[2] http://pt.wikipedia.org/wiki/Migux%C3%AAs
[3] http://informatica.terra.com.br/virusecia/spam/interna/0,,OI126626-EI2403,00.html
[4] http://www.mywot.com/pt-br/scorecard/www.shtyle.fm

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget