sábado, 17 de julho de 2010

E-mail descartável

Você já deve ter passado pela situação de ter que mandar um e-mail para alguém que você realmente não conhece bem, correndo o risco de, quase que automaticamente, ter seu endereço incluído na lista de contatos desta pessoa para repasse de SPAMizade. Daí para cair nas listas compradas pelos spammers reais é um passo. Ou então, você quer baixar um drive ou programa para testar e é obrigatório o uso de um e-mail real para ser verificado, mas você não quer receber spam [1] pelo resto da vida ou pelo menos enquanto a empresa existir, mesmo que neste caso a mensagem não possa ser classificada como não solicitada

O segundo caso já tem solução há muito tempo. Se chamam e-mails descartáveis ou temporários. Você entra no site, inventa ou aceita um endereço que vai existir por algum tempo e pode inclusive clicar no link de confirmação. Apesar de a utilidade básica ser esta, alguns dão a opção de usar este endereço quase como um webmail comum como o GuerillaMail [2] caso você pague por uma conta, na verdade é quase uma doação. Outros dois serviços são o Mailinator [3] e o 10 Minute Mail [4].


No caso de mandar e-mail para um desconhecido ou quase isto, o Yahoo! Mail [5] tem uma solução ideal. Você cria um endereço descartável e usa normalmente até a quantidade de spams não justificar mais mantê-lo e simplesmente apague-o. Para criar este endereço temporário basta seguir os passos abaixo:

clicar no menu “Opções”, que fica entre “Ajuda” e “Celular”, logo abaixo da caixa de pesquisas;
entrar no submenu “Mais opções...”;
escolher “Endereços de email descartáveis”, o quarto item;
clicar no botão “Adicionar endereço” no topo da e seguir as instruções.

Qualquer dúvida, faça um comentário abaixo.

E antes que me esqueça, no caso de uso ilegal deste serviço: o Yahoo! pode informar seus dados em caso de processo que envolva chantagem, ameaças e outras atividades que gente normal não costuma praticar já que o endereço está vinculado a uma conta convencional. De qualquer forma, quando recebemos um e-mail de um desconhecido é sempre bom desconfiar, afinal do outro lado do terminal pode existir um verdadeiro bandido querendo roubar seus dados, e se forem mandados links tem como verificar se são confiáveis, já postei sobre isto aqui no blogue [6]. Por sinal uso uma listagem de links para facilitar a verificação de qualquer um deles.

[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Spam
[2] http://www.guerrillamail.com/
[3] http://www.mailinator.com/
[4] http://10minutemail.com/
[5] http://br.mail.yahoo.com
[6] http://paginadoaguinaldo.blogspot.com/2010/04/me-mandaram-um-link-e-se-for-roubada.html

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget