domingo, 13 de março de 2011

Senha mestra

Um recurso que eu sempre DEVERIA ter no meu computador mas só tenho a partir de pouco tempo é a tal da senha mestra [1]. O Firefox já vem com este recurso e caso você não queira visitar o link número 1, o texto do site é o que segue abaixo:

Use a senha mestra para proteger as senhas memorizadas.

Por padrão, o Firefox busca salvar as senhas fornecidas pelo usuário.
As senhas são armazenadas em um arquivo de forma codificada.
Qualquer programa que tenha permissão para ler arquivos no seu perfil do Firefox [2] poderá decodificar as suas senhas. (Assim como o Firefox descobre suas senhas do Internet Explorer ao importar dados do IE.)
Se você não quiser correr o risco de o administrador da sua máquina (ou outra pessoa com acesso aos arquivos da sua conta no sistema – como no caso de invasão do micro – acréscimo meu) saber as suas senhas, é recomendada a ativação da senha mestra do Firefox para criptografar todas as senhas memorizadas.
Com esse recurso ativado, suas senhas só poderão ser descriptografadas com o fornecimento da senha mestra (ela é requisitada quando o Firefox precisar de uma das senhas memorizadas). Para ativar no Windows marque a opção Ferramentas > Opções > Segurança > Usar uma senha mestra. No Linux está em Editar > Preferências > Segurança > Usar uma senha 

Ótimo, sendo um recurso nativo do Firefox já está pronto para o uso e ponto final! Bem, falta a sincronização, afinal você pode usar mais de um navegador ou mais de um micro. Para resolver este problema inclusive em outros navegadores existe o LastPass [3].



O LastPass além de guardar as suas senhas devidamente criptografadas [4], pode automatizar o preenchimento de formulários e criar notas seguras, como o número do seu CPF que os estelionatários adorariam descobrir.

A instalação é simples, basta entrar na página de downloads [5] e baixar o item recomendado para o seu navegador. Após a instalação, basta criar uma conta e o programa se encarrega de importar suas senhas inseguras e apagá-las.

Uma coisa muito interessante no LastPass é entrar automaticamente nos sites e serviços que exigem login e senha, o que pode não ser muito prática para quem divide o computador. Outra grande sacada é a criação de senhas seguras automaticamente, isso mata os crackers [6] de raiva.

Em computadores compartilhados cada um pode usar sua própria conta, garantindo assim a privacidade de todos.

O vídeo abaixo, apesar de estar em inglês, demonstra o uso deste excelente serviço grátis.


Descobri o LastPass depois que a empresa que o mantem, a LastPass, comprou o Xmarks [7], sobre o qual já falei aqui no blogue tanto em A a Z do meus navegadores favoritos [8] como em Como entrar no modo de segurança do Firefox no Ubuntu [9]. E como disse neste segundo artigo, o uso do Xmarks, o Febe [10] e agora o LastPass o seu perfil do Firefox é imortal.

LastPass é uma solução muito interessante funciona no Firefox e em outros navegadores, inclusive em celulares, aí então existe um custo de US$ 1.00 por mês.


Em caso de qualquer dúvida estejam à vontade para perguntar.

[1] http://br.mozdev.org/firefox/senha-mestra
[2] http://br.mozdev.org/firefox/localizar-perfil
[3] https://lastpass.com/
[4] https://secure.wikimedia.org/wikipedia/pt/wiki/Criptografia
[5] https://lastpass.com/misc_download.php
[6] https://secure.wikimedia.org/wikipedia/pt/wiki/Cracker
[7] http://www.xmarks.com/
[8] http://paginadoaguinaldo.blogspot.com/2010/09/a-z-do-meus-navegadores-favoritos.html
[9] http://paginadoaguinaldo.blogspot.com/2010/08/como-entrar-no-modo-de-seguranca-do.html
[10] http://paginadoaguinaldo.blogspot.com/2008/01/backup-de-extenses-do-firefox.html

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget