terça-feira, 13 de abril de 2010

Os malwares estão cada vez mais atrevidos

Por azar um programa malicioso funcionou por 1 minuto e 14 segundos no meu computador no dia 12 de abril deste ano, provavelmente o tempo suficiente para ser instalado e travar porque não estava num ambiente Windows.

O tal programa foi instalado pelo site Software Informer [1], um tal de siinst.exe, que foi criado para rodar no Windows. Sendo assim aqui ele é inútil.

De qualquer forma disparou um alerta do Wakoopa [2], uma rede social que usa um aplicativo para escanear os programas instalados no micro e o uso da Internet para analisar os que realmente usamos, tenham sido eles instalados ou não por nós. A partir deste banco de dados o site nos indica outros aplicativos que talvez sejam do nosso interesse.

A ironia em tudo isto é que o Wakoopa e o Software Informer tem em tese a mesma função. Mas enquanto o primeiro é um programa legítimo, instalado pelo próprio usuário, ou seja, com o seu consentimento, o outro é furtivo e malicioso.

Fiquei sabendo disto no Google Buzz [3], ao receber um alerta vindo do FriendFeed [4] que por sua vez veio do próprio Wakoopa.

Fui ver a classificação dele na WOT [5] e a fama do site não é das melhores conforme imagem no começo da postagem, estranho que o Netcraft [6] não vê nada de errado no site e até dá uma boa classificação no ranking deles. Diversos usuários do Wakoopa reclamam que não lembram de ter instalado o tal aplicativo.

Peguei a praga ao pesquisar por um plugin para rodar vídeos no formato H.264 [7] para assistir vídeos do YouTube sem o Flash da Adobe [8] no novo formato HTML5 [9]. Apesar o susto, a coisa roda só no Windows. Se tivesse aceito a “feliz” [ironia] sugestão dos técnicos que consertaram o micro recentemente, neste momento eu estaria procurando-os de novo para restaurar a cópia pirata do Windows 7 [10] que eu apaguei assim que cheguei em casa.

Em caso de qualquer dúvida basta perguntar, os comentários estão aí para isto.

Até mais!

---
[1] Procure por sua conta e risco
[2] http://wakoopa.com/
[3] http://paginadoaguinaldo.blogspot.com/2010/02/nova-rede-social-o-google-buzz.html
[4] http://friendfeed.com/
[5] http://www.mywot.com/pt-br
[6] http://toolbar.netcraft.com/install
[7] http://pt.wikipedia.org/wiki/H.264
[8] http://get.adobe.com/flashplayer/
[9] http://pt.wikipedia.org/wiki/HTML_5
[10] http://www.microsoft.com/windows/windows-7/

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget