sexta-feira, 9 de julho de 2010

Como divulgar música na Internet de graça, atualização



Em setembro de 2007 eu fiz esta postagem porque não achava legal receber spam de bandas iniciantes que provavelmente jamais conheceria que eram na sua maioria do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. A parte boa era que quase todas as bandas eram de rock, o que não caracterizaria algum tipo de tortura musical.

O tempo passou e apesar do esqueminha ser meio genérico, ainda funciona em parte.

O público-alvo desta postagem são bandas iniciantes, e apesar do meu gosto musical não ser lá muito nacional, nada impede que sertanejos, pagodeiros e outros “eiros” além dos roqueiros usem estas dicas para divulgar seu trabalho.

Recapitulando: qualquer computador, gravador digital e outros aparelhos realmente baratos podem converter uma música num arquivo mp3 [1]. E os artistas que já estão na estrada com certeza contam com equipamento mais potente e sensível garantindo um resultado melhor. Então resta apenas distribuir os arquivos de mp3.

Ter um perfil e no Orkut [2] e um no MySpace [3] é muito importante, o primeiro pela popularidade no Brasil, o segundo porque vem com um tocador de mp3 que mostra diretamente seu trabalho e é cada vez mais direcionado à música. A Trama Virtual [4] que dá uma força incrível para os novos talentos e está há mais tempo fazendo isto que o MySpace também disponibiliza música para baixar legalmente, o que o não é ainda muito comum, então fica a dica para quem quiser ouvir música nacional de graça: 166.635 músicas e 70.846 artistas no catálogo deles agora, daqui a pouco deve ter mais. Se ainda não tem cadastro nos três não perca tempo, são grátis.

Agora vem a parte da interação. Ter os perfis ajuda bastante ao teu futuro público te achar. Mas como saber se alguém tocou uma música sua? Aí é que entram em cena dois sites que funcionam como redes sociais e contadores de ouvintes ao mesmo tempo: o last.fm [5] e o iLike [6].

O last.fm cria um perfil da banda ou artista à medida em que as músicas são executadas e as execuções capturadas. Existem programas que fazem isto, e o melhor de tudo, com o conhecimento e consentimento do usuário.

A quantidade destes tais programas é impressionante! Existem os que conectam seu tocador de músicas, redes sociais, sites, etc e é tudo fruto de trabalho coletivo. Estes programas funcionam desde no Windows Media Player [7] do Windows ao AmaroK [8] e Rhythmbox [9] do Linux. Poucos são os tocadores que não tem plugin disponível [10]. São 54 programas para o desktop, 77 para a Internet de um modo geral, 16 para redes sociais e blogues e 74 para tocadores, desde os do micros e dos smartphones aos que estão na Internet.

O iLike é um concorrente mais modesto, ou que ainda não percebeu o que poderia ganhar oferecendo mais do que a sua sidebar [11] para iTunes [12] e WMP [7] e acesso no Facebook [13], MySpace [3], Bebo [14], hi5 [15] e Orkut [2].

Na época em que eu fiz a blogagem inicial, eu não conhecia o blip.fm [16] que é uma forma de espalhar música tão rápida quanto o twitter [17] é com ideias e notícias. Por sinal, o blip tanto é inspirado no twitter como se integra perfeitamente a ele. Uma forma simples de mandar música para o blip caso não ache na pesquisa dele, é mandar para uma pasta pública do dropbox [18]. Depois é só colar o endereço do arquivo direto na caixa de pesquisa do blip, colocar uma mensagem de até 140 caracteres e deixar que seus ouvintes a ouçam e com isto possam enviar para os seus próprios ouvintes.

Caso muita gente reblipe [16.1] sua música, e sabendo-se que muitos dos usuários tem conta no last.fm [5], o seu perfil já pode existir por lá e fazer uma pequena biografia sincera e realista pode atrair mais fãs e admiradores em geral.

Desde 2007, o FoxyTunes foi comprado pelo Yahoo! [19] e faz parte do Yahoo! Music [20], que agrega o maior número possível de informações sobre os artistas como também faz o Tuniver.se [21].
Outros serviços que lidam com música mas que não divulgam gente nova, mas que pela utilidade resolvi colocar aqui são:

Discogs [22] – que oferece espaço para venda de discos (LPs e Cds) antigos e muita biografia de artistas.

AMG ou All Music Guide [23] - onde existem informações sobre quase todos os artistas que já gravaram qualquer coisa. Digite xeril crou na pesquisa e o primeiro resultado é Sheryl Crow [24]. Se você gravou algo comercialmente, o seu nome deve estar lá.

MusicMoz [25] - uma enciclopédia musical editada por voluntários e que muitas vezes ultrapassa sites profissionais como o AMG.

A blogagem original está abaixo em negrito, o endereço é este [26].

Esqueminha razoavelmente simples para divulgar um artista ou uma banda gratuitamente na Internet:


1.distribua mp3 de seu trabalho na Internet, todo mundo tem como tocar


2.toque suas mp3 no computador estando conectado ao last.fm e usando o player deles, que é distribuído gratuitamente


3.será criado um perfil, complete-o com uma biografia, nele você poderá inclusive incluir eventos como shows


4.entre em FoxyTunes e crie teu perfil, mas dependendo do número de pessoas que já ouviu teu trabalho ele já pode existir. Observação, o FoxyTunes tem plugin para Internet Explorer e extensão para Firefox, que inclusive podem controlar teu tocador de mp3 de dentro do navegador.


Para dar um exemplo veja a banda Ludov no last.fm e no FoxyTunes. O last.fm está mais focado como rede social, você acaba conhecendo gente com gosto semelhante ao teu, já o FoxyTunes te oferece o maior número possível de informações sobre o artista, como vídeos do YouTube, letras das músicas, fotos, etc.

[1] http://sombrasil.ig.com.br/centralmp3/como_fazer_mp3.htm
[2] http://www.orkut.com/
[3] http://br.myspace.com/
[4] http://tramavirtual.uol.com.br/
[5] http://www.lastfm.com.br/
[6] http://www.ilike.com/
[7] http://www.baixaki.com.br/download/windows-media-player-11.htm
[8] http://amarok.kde.org/
[9] http://projects.gnome.org/rhythmbox/
[10] http://build.last.fm/
[11] http://www.ilike.com/download
[12] http://www.apple.com/br/itunes/
[13] http://www.facebook.com/
[14] http://www.bebo.com/
[15] http://hi5.com/friend/displayHomePage.do
[16] http://blip.fm/
[16.1] http://paginadoaguinaldo.blogspot.com/2008/10/vamos-blipar.html
[17] http://twitter.com/
[17.1] http://paginadoaguinaldo.blogspot.com/2010/05/como-criar-um-perfil-no-twitter.html
[18] http://www.dropbox.com/
[19] http://br.yahoo.com/
[20] http://new.music.yahoo.com/
[21] http://www.tuniver.se/
[22] http://www.discogs.com/
[23] http://www.allmusic.com/
[24] http://www.allmusic.com/cg/amg.dll?p=amg&sql=11:gpfqxqt5ldke
[25] http://musicmoz.org/
[26] http://paginadoaguinaldo.blogspot.com/2007/09/como-divulgar-msica-na-internet-de-graa.html

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget