sábado, 22 de março de 2008

Dando utilidade real aos discos virtuais

Um novo fôlego para os discos virtuais para qualquer sistema operacional.

Não deve mais existir disco virtual por aí com menos de 1 Gigabyte, o que não é mais grande coisa hoje em dia, mas muitos têm um limite de upload de 10 Megabytes por arquivo, o que impossibilita qualquer backup mais urgente.

Até aí tudo bem, a informática às vezes parece mais uma fonte inesgotável de problemas do que de soluções. Amar o próprio computador está mais para masoquismo ou mania do que para demonstração de satisfação pura em muitos aspectos e no começo de grandes dores de cabeça!

Ok, eu tinha um arquivo para fazer backup e subir para a rede que tinha uns 40 MB, o que caberia tranqüilamente num pen drive ou cartão SD qualquer, mas eu precisava que ele estivesse na net, num lugar seguro e não compartilhado. Tenho conta no Box.net e o site se adequava às minhas necessidades. Só havia um problema, o arquivo era grande demais e o serviço não aceitava o upload.

Muito fosfato queimado e vários neurônios estressados depois, regados à muita pesquisa no Google e resultados decepcionantes, achei o lxsplit, um programinha em linha de comando que chega a ser ridículo por ter apenas duas opções de uso, -s para quebrar um arquivo (split em inglês) e -j para unir de novo as partes deste arquivo (join).

Exemplo de uso:

lxslip -s arquivogrande.tgz 9M
Divide o arquivogrande.tgz (ou zip) em pedaços de 9 megabytes. Adiciona a extensão 001 para o primeiro arquivo e assim por diante.

lxslip -j arquivogrande.tgz.001
Junta todos os arquivos que foram criados no comando anterior sem precisar citar cada um deles e nem a ordem em que ficarão, basta informar o primeiro arquivo.

Existe o programa equivalente e totalmente compatível para Windows, o HJSplit que faz o mesmo trabalho.

Então o problema estava praticamente resolvido, bastaria quebrar o arquivo e mandar para o Box.net. Mas, seria algo bem trabalhoso e chato. Pesquisa vai, pesquisa vem e achei o Fireuploader, uma extensão para o Firefox que cria um ícone na área de status, mas que para fazer upload tem que ser aberta pelo menu Tools ou Ferramentas, que além do Box.net, serve bem o Flickr, o Picasa e outros serviços.

Beleza, problema resolvido e acabei tirando as teias de aranha do Box.net e voltei a usá-lo!

Não achei um pacote .deb para o lxsplit, mas a instalação foi muito fácil, bastou clicar com o botão direito no arquivo dentro do Nautilus e mandar descompactar lá mesmo, depois os famosos "make" e "make install", pronto, programa instalado e pronto para o uso, sem os next, next, next... ok do Windows.

Atualização: Já existm discos virtuais sem estas limitações, veja aqui mesmo.

Compare Preços de: Celular, GPS, MP4, pen drive, cartão sd e Câmera Digital no JáCotei.



Nenhum comentário:

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget