terça-feira, 18 de março de 2008

Novatos

Mais um motivo para usar a netiqueta!


Quando entrei na Internet tinha acabado de ler um livro sobre grupos de discussões, os hoje não tão famosos newsgroups da Usenet atualmente hospedados nos Grupos do Google. Por incrível que pareça, a web era algo desconhecido para mim, entrava pouco e me irritavam de certa forma aqueles textos imensos com muito poucas imagens para quebrar a monotonia. Pareciam páginas arrancadas de um livro ou muito sério, ou não muito interessante. Já as listas e grupos iam direto ao assunto, agregavam conteúdo. A web era naquela época uma coleção sem nexo de curiosidades de certa forma inúteis, apesar de ter muita coisa boa, a grande maioria era besteira mesmo. A famosa cultura inútil, aquela que não ajuda a passar no vestibular mas garante uma boa conversa de botequim.

Sabia guardar uma página nos favoritos, mas no começo de minha experiência com a net eu não tinha como mandar um link para alguém, caso me pedissem, no máximo eu dizia para procurar no AltaVista quando ele ainda tinha o logotipo da montanha e era o melhor site de buscas existente.

Pois bem, eu, apesar de sempre ler várias revistas de informática, era um newbie, mal e porcamente sabia reenviar e-mails, ou seja, não contribuía para o ataque dos spam assassinos que hoje é inclusive preocupação de muitas empresas de segurança. Nesta época eu estava limitado basicamente ao que o Outlook Express me oferecia.

Seria chamado de salsinha ou ameba por alguns, o que não chegaria a me irritar realmente, afinal o mundo nem começava e nem terminava no computador, o que muitos hoje desconhecem e por isto mesmo têm esta mania idiota de humilhar as pessoas por algo que elas não têm obrigação de saber. Quando levo o meu carro para o mecânico consertar ele não me chama de salsinha, nem o médico me chama de ameba durante uma consulta.

Acredito que algumas pessoas que usam webmail não saibam repassar e-mails, enviar um link ou pesquisar com alguma eficiência. Afinal aqueles cursos de Internet, Word e Excel são vistos por muitos como coisa para retardado. Estes programas e a própria rede não são mais novidades, ter uma certa intimidade com eles não é mais visto como coisa de hacker. E entre ser honesto admitindo que não sabe fazer alguma coisa ou passar a vergonha de demonstrar desconhecimento numa coisa que "todo mundo sabe fazer até de olhos fechados" (pelo menos assim reza a lenda), fica mais fácil fingir superioridade numa coisa que não é realmente obrigação de ninguém saber fazer.

Todo dia entra gente na rede e é natural que estas pessoas estejam meio que perdidas. Já fui um novato e fico realmente impressionado como as pessoas tratam mal e cobram conhecimento e experiência de todos como se todo mundo tivesse computador e acesso a Internet há anos e também tivesse o dia inteiro para ficar na frente dele. Que é excelente poder impressionar os outros com este tipo de conhecimento, realmente é! Mas quando falta humildade não nos tornamos pessoas melhores, acabamos sendo chatos mesmo.

Uma prova de que existem ainda muitos novatos é que muita gente se comporta como um buraco negro, quando recebem um e-mail legal, falam a respeito dele, mas nunca enviam quando pedimos. Conhecem sites legais, também falam a respeito, mas o máximo que conseguem fazer é copiar o link da barra de endereços e nos trazer escrito à mão. Sério mesmo, isto já aconteceu comigo, a pessoa me deu uma série de endereços de páginas da web escritos com caneta numa folha de caderno, mesmo tendo o meu endereço de e-mail e tendo o Bloco de Notas (o programa do Windows) para copiar os endereços antes de mandar o e-mail.

Mas, por medo de passar por uma situação ridícula estas pessoas demorarão bastante para superar estas deficiências.

Ok, nem tudo está perdido, hoje em dia temos o Google onde podemos digitar uma pergunta e ver os resultados, um deles pode ser que resolva nosso problema. E quando a web semântica for realidade, aí os links indicados serão realmente o que procuramos, e não precisaremos garimpar os resultados.

Para fechar, alguns links do Google com estas dúvidas simples, mas que devem incomodar ainda muita gente:

Como enviar um link?

Como reenviar um e-mail?

Como fazer uma pesquisa mais eficiente?

Os mesmos links só que pesquisados no Hakia, um buscador semântico, que por sinal quer derrubar o Google:

Como enviar um link?

Como reenviar um e-mail?

Como fazer uma pesquisa mais eficiente?

Caso o Hakia me ofereça e-mail, agenda de compromissos, album digital, uma suite de escritório, hospedar meu blogue e outras facilidades de graça, acho que eles realmente derrubarão o Google, mas o Google pode criar seu próprio mecanismo de busca semântica, o que acho mais fácil de acontecer.

Um caso de um grupo de notícias que continua funcionando até hoje e não faz parte da Usenet é o U-Br, que pelo nome já diz que é uma rede brasileira.

Compare Preços de: Celular, GPS, MP4 e Câmera Digital no JáCotei.

Nenhum comentário:

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget