quinta-feira, 27 de março de 2008

Nova Impressora 3D livre na praça

O sonho do montador universal cada vez mais próximo!

Parece que agora a coisa tende a andar mais rápido, afinal não existe mais apenas uma impressora 3D para prototipagem rápida com todo o projeto livre.

Apareceu agora além da fab@home a RepRap, mais uma solução de que transporta um objeto de dentro de um modelo no computador para o mundo real, inclusive a grande maioria das próprias peças para montar uma nova impressora.

Inclusive o software tanto para criar modelos 3D quanto para fazer a máquina funcionar são livres também.

Estas máquinas não são novidade, já existem há um bom tempo e ajudam inclusive a indústria aeronáutica a criar rapidamente modelos para executar testes reais. O que mudou agora é que qualquer pessoa pode ter uma em casa, claro que há o custo de fabricação ou compra da impressora e também o custo da matéria prima para imprimir os objetos, mas, o custo não é mais astronômico.

Outro detalhe importante é que como as máquinas podem criar boa parte de suas próprias peças, um grupo pode adquirir uma máquina e depois fabricar várias, tornando assim o projeto econômico. O custo da RepRap por exemplo é de menos que 500 dólares segundo o próprio site da RepRap.

A foto abaixo de uma taça de martíni não é muito animadora, mas o processo de fabricação tende a melhorar com o tempo, e havendo procura o preço do próprio equipamento também tende a cair. E já existem diversos arquivos de objetos já prontos, que inclusive podem ser alterados pelo usuário final.



Segue uma lista de softwares que trabalham com modelagem em 3D retirada do site da RepRap:

  • AdMesh - Um programa para checagem, reparo e outras manipulações em arquivos STL.
  • Blender - Um modelador 3D, que apesar de complexo é bastante popular, que pode importar e exportar diversos tipos de formatos de arquivos, inclusive STL e PLY.
  • Art of Illusion (AOI) - Um modelador gráfico totalmente escrito em Java.
  • AOI plugins e scripts - Dá ao AOI suporte a arquivos STL e capacidade de correção dos objetos 3D.
  • MeshLab - Um modelador 3D desenhado para apagar imperfeições de arquivos capturados por scanners 3D. Dispõe de muitas características úteis para limpar arquivos STL.
  • Wings3D - Um modelador extremamente simples. Não suporta arquivos STL, seus arquivos de saída podem ser convertidos por outro programa, como o Blender.
  • K3D - Outro modelador simples, também sem suporte a STL.
  • Free-CAD - Um CAD livre, atualmente inacabado.
  • BRL-CAD - Modelador baseado na técnica da geometria de construção de sólidos, foi usada por mais de 20 anos por aplicações CAD militares. Parece ter suporte a STL.

Compare Preços de: Celular, GPS, MP4, Pen drive, Cartões SD e Câmera Digital no JáCotei.




2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei seu blog. Ja coloquei nos meus favoritos e tb no reader.
Esse seu post sobre impressoras 3D foi muito legal. Você ja viu alguma funcionando, digo ao vivo. conhece alguem que tem aqui no Brasil?
sucesso

Unknown disse...

Obrigado pelo incentivo, tentarei manter a chama acesa!

Infelizmente ainda não vi uma ao vivo e no momento nem teria onde colocar uma, sei que os preços estão caindo, e pagando o custo do material, alguém pode inclusive nos mandar algumas das peças para montar a nossa!

Pra mim fica como um projeto para o futuro, imagina fazer pequenos reparos em casa sem ter que sair para comprar alguma peça?

Abraços

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget