terça-feira, 13 de novembro de 2007

Impressoras 3D

Primeira cena: você teve uma pane no seu carro e está no meio do nada às 2 da manhã, aciona o seguro e o mecânico chega meia hora depois. Ele examina teu carro e diz que a rebimboca da parafuseta foi pro espaço. Então ele liga a sua impressora 3D, digita o ano, marca e modelo do seu automóvel, espera alguns minutos e troca esta peça por uma que vai agüentar por mais uma semana ou fique em caráter definitivo.

Segunda cena: um laboratório farmacêutico desenvolve uma nova droga para tratar a azia, como precisam testar o seu funcionamento no estômago, imprimem um já com as características de quem sofre deste mal, fazem os testes e chegam à conclusão de que os efeitos colaterais são muito graves para colocar a droga no mercado.

Voltando ao presente, as impressoras 3D já são usadas há um bom tempo pela indústria automobilística e aeronáutica para criar protótipos rápidos para testes e reposição rápida. Estes equipamentos ainda não são tão comuns, mas já criaram um coração de galinha que pulsa (artigo em inglês) e um avião não tripulado que foi quase todo impresso.

As possibilidades são ilimitadas e podemos chegar à uma nova era que de forma análoga à troca de arquivos de áudio e vídeo por meio de redes peer-to-peer, num futuro próximo poderão ser trocados arquivos com as especificações de fabricação de uma chupeta, uma auto peça ou qualquer objeto que atualmente só são fabricados em linhas de montagem ou por artesãos.

As conseqüências para a indústria como a conhecemos talvez sejam parecidas com as indústria fonográfica. Mas, também imagino que pessoas sem qualificação alguma na área criem produtos medidos no olhômetro e achômetro que acabem prejudicando alguém, também existe a possibilidade de crackers criarem intencionalmente peças defeituosas e colocarem na Internet com a mesma "dificuldade" que enviam spams com vírus atualmente.

Com isto apareceriam comunidades e grupos dedicados à criação e checagem de novos produtos.

Já faz um bom tempo que o projeto existe e vale lembrar que ele é open source e que qualquer um pode montar sua própria impressora em casa e inclusive fazer esculturas com chocolate ou uma garrafa como no vídeo abaixo. O preço da fabricação deste equipamento vem baixando há alguns anos, e já existe também o produto acabado e já pronto como a impressora Dimension da Sisgraph que não é voltada para o usuário doméstico.


Nenhum comentário:

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget