sábado, 3 de novembro de 2007

Biopirataria travestida

Isto mesmo, se você for ao site da Arkhos Biotech verá um discurso bondoso e cheio de esperanças, mas são interesses capitalistas da pior espécie. Lembra bastante a campanha feita por um inglês completamente cretino que dizia que para salvar o mundo bastaria queimar um brasileiro. Como se o brasileiro médio consumisse mais que o inglês médio em termos de recursos renováveis e não renováveis. Basta lembrar que o inglês aquece a água para escovar os dentes e o brasileiro não.

Já houve aquele spam que mostrava um livro didático de geografia dos Estados Unidos onde a Amazônia aparecia como área sob controle internacional. Muita gente acreditou e ficou desesperada. Reconheço que o governo brasileiro não vê a Amazônia como prioridade, mas daí pra entregar ao primeiro aventureiro que quiser arrancar a última árvore pra fazer pó para amaciar o rosto de estrangeiras com 90 anos de idade para parecerem ter apenas 89 é burrice crônica.

Este papo de controle internacional na verdade quer dizer entregar à iniciativa privada pura e simplesmente. E não acredito que gente ávida por novas drogas e produtos cosméticos tenham algum tipo de tratamento humano a indígenas e população em geral que sobrevive com os recursos da floresta.

Existem sim pesquisas nacionais com produtos desta região, só não são muito divulgadas, dois exemplos são as feitas pelo Museu Goeldi, e pelo Inpa, reconheço também que somos um país pobre, mesmo que pobre em espírito para investir em suas próprias riquezas.

Agora, apesar destes problemas entregar uma parte significativa do território nacional a aventureiros com discurso bonito e interesses impublicáveis é realmente perder uma guerra sem levar um tiro sequer.

Dizem que a próxima guerra será por causa da água. Não acredito, as tecnologias de potabilização da água melhoram a cada dia, por exemplo já existe um filtro portátil para este fim, se já é útil em escala pessoal, imaginem em escala industrial.

Espero que este site seja uma brincadeira de algum garoto americano cheio de tédio e sem o que fazer, se não for está na hora de calarmos gente que acha que o resto do mundo é quintal dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget