sexta-feira, 23 de novembro de 2007

A medicina genética está chegando

Estamos no alvorecer de uma nova era. O Projeto Genoma Humano que seqüenciou completamente o DNA do ser humano custou 3 bilhões de dólares e durou 13 anos. Mas isto é passado! Por mil dólares a 23andme ou por 15 dólares a menos a deCODE pode fazer este serviço por você. Duas empresa americanas que descobriram este novo filão de negócios.



Sim, o seqüenciamento é individual. E com este mapa genético você pode saber quais doenças tem realmente predisposição a adquirir com o tempo, afinal, você pode ter herdado os genes saudáveis da mãe e não ter um ataque cardíaco fulminante como teve teu pai ou avô.

Para descobrir se é adotado ou não, os testes de DNA já corriqueiros no Brasil bastam. Mas simplesmente ter acesso a todo o conteúdo genético de si mesmo, abre portas para tratamentos preventivos contra doenças que desta forma não desenvolveremos.

Já vi críticas ao mapeamento genético porque as pessoas provavelmente seriam discriminadas por poderem desenvolver diabetes no futuro, o que traria custos desnecessários para uma empresa que assim não contrataria esta pessoa. Mas, quem tem dinheiro para pagar pelo exame, certamente tem como pagar pelo tratamento ou pode mudar os próprios hábitos a tempo de não desenvolver a doença. Acredito que nenhuma empresa pagaria um exame destes apenas para decidir se contrata ou não alguém hoje em dia.

Dentro de algumas décadas, os preços dos mapeamentos deve baixar muito mais, e provavelmente vão se tornar obrigatórios como hoje são as vacinas. Não vejo mal nisto, pois, uma criança nascida nesta época então além de não desenvolver paralisia infantil graças a Sabin, e outras doenças já raras hoje em dia graças às outras vacinas, também terá uma chance bem mais remota do que nós tivemos de desenvolver doenças com fundo genético como alguns tipos de cânceres, diabetes, alguns problemas cardíacos e outras doenças mais.

Levando-se em consideração que nossa carga genética não se altera, salvo raras mutações, e que as pesquisas nesta área se acumulam a cada ano que passa, a prevenção de doenças pode se tornar um fato normal e cada vez mais preciso.

Uma possível conseqüência disto é a diminuição da procura por hospitais, o que pode tanto melhorar a qualidade do atendimento como pode diminuir o número deles, e assim aumentar a distância para o hospital mais próximo.

De qualquer forma o preço do seqüenciamento caiu o suficiente para se tornar comercialmente viável. O próximo passo será se tornar barato o suficiente para os sistemas de saúde públicos poderem bancá-los.

Lembrando que há vinte anos atrás celular era artigo de luxo, e hoje pessoas humildes que não tem telefone fixo sempre carregam um celular para onde vão, não fica difícil imaginar que isto possa acontecer dentro de pouco tempo.


Nenhum comentário:

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget