segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Carro-robô


Perguntei a um amigo meu se ele teria coragem de colocar a filha pré-adolescente num fictício carro-robô que a levaria ao colégio por exemplo, ele prontamente me disse que não, afinal o sistema poderia falhar.

Pois bem, estas máquinas já estão começando a surgir numa competição criada pela DARPA, inicialmente com aplicações militares, mas o desenvolvimento delas certamente nos dará no futuro táxis-robôs e talvez nossos próprios carros nos dêem a oportunidade de navegar na Internet durante um engarrafamento ou mesmo durante o trajeto para o trabalho. Quando o trânsito flui normalmente dirigir chega a ser uma terapia, mas existem situações em que é um fardo mesmo.

Infelizmente todas as máquinas têm usos tanto benéficos quanto maléficos. Fico imaginando a quantidade de pessoas que desenvolveriam vírus específicos para estes carros para seqüestrar seus ocupantes, afinal os primeiros donos destas maravilhas serão com certeza ricos.

Uma coisa que me veio à mente foram as rodovias informatizadas que vi num programa do Discovery Channel há muito tempo atrás. Neste programa era mostrado carros com piloto automático correndo a 100 km/h a dois metros de distância uns dos outros utilizando marcadores (não lembro se ímãs ou algum aparelho eletrônico) existentes nestas estradas. Não achei a matéria e realmente desisti de pesquisar. A união destas duas tecnologias seria muito promissora e tornaria o trânsito caótico nas grandes cidade um problema bem menor do que temos hoje.

Acredito que com o tempo designers transformem a aparência deste carro em algo mais sociável sem tantas câmeras aparentes e sem a jeitão assustador de uma máquina espiã. A foto desta postagem mostra detalhes do carro que poderiam parecer ameaçadores no dia-a-dia. A foto original se encontra no site oficial da competição, por sinal este é o carro vencedor, feito por uma equipe da universidade Carnegie Mellon, patrocinado pelo Google e GM entre outros.

Seria muito bom se o Brasil oferece este tipo de competições.


Nenhum comentário:

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget