domingo, 11 de novembro de 2007

Cadê meu troco? Onde foram parar as moedas?

O Banco Central fez uma bela campanha de conscientização sobre o uso do dinheiro, tanto das cédulas quanto das moedas que o brasileiro tanto despreza, mas que acabam sempre fazendo falta. Ótimo, esta foi uma campanha destinada ao público em geral, bem acertada, com humor e tocando em tabus como de não conferir se uma nota e verdadeira ou não.

A Caixa Econômica por sua já tinha criado os personagens Poupançudos, cofres em forma de simpáticos monstrinhos, inclusive a campanha incluiu musiquinhas, animadas como devem ser as músicas infantis. O interessante é que as tais músicas falam em ecologia, um uso mais correto da língua evitando-se os palavrões e da tolerância aos modos de pensar diferentes de outras crianças. Algo que eu considero muito positivo, principalmente por inibir o caráter consumista que vem se alastrando entre as crianças.

Bem, a primeira vista parece um contrasenso pois duas instituições do mesmo governo fazem campanhas opostas. Mas não vejo assim. O Banco Central estimula a circulação das moedas, mesmo assim, pequenos cofres destinados a um futuro depósito em uma Poupança não são um empecilho grande, afinal vão voltar ao mercado assim que chegarem ao seu destino na Caixa.

Já ouvi a história de uma pessoa que comprou uma motocicleta apenas juntando moedas, este sim impede que o mercado tenha troco. Infelizmente não são incomuns estas e outras histórias bizarras de quem chega a guardar vários quilos de moedas e chega a constrangir comerciantes ao chegar com uma quantidade imensa de moedas para comprar um eletrodoméstico, ou mesmo que vão a Bancos depositar ou mesmo trocar por cédulas de maior valor. Além de gerar trabalho grande e um esforço desnecessário, este dinheiro se fosse depositado em uma caderneta de poupança, teria rendido alguma coisa e não se tornado um peso tão grande.

Acredito que a educação das futuras gerações para que acreditem no valor da economia não interfira na livre circulação do dinheiro neste país. Principalmente se os pais destas crianças fizerem depósitos mensais ou assim que o cofre estiver cheio ou com algum peso.

Nenhum comentário:

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget