segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Abreviadores de endereços da Internet

Mal-entendidos acontecem aos montes principalmente quando todos preferimos ter razão a sermos felizes (Frase roubada descaradamente do Blog Pergunte ao Urso, P.a.U. para quem conhece, roubada daqui no item 4) e além disto sabemos que o mundo é um pouco mais perigoso do que parece, principalmente ao se clicar em links aparentemente muito suspeitos.



Um amigo meu, teve em poucos dias dois problemas relacionados a links comigo.

O primeiro foi um link quebrado vindo por e-mail. Não consegui acessar e pensei que fosse erro de digitação, nem percebi que o link era muito grande e que foi quebrado em duas linhas. O segundo foi um link para uma postagem minha aqui com o endereço [ http://twurl.nl/wt3g6v ] ao invés de [ http://paginadoaguinaldo.blogspot.com/2008/08/picnik-um-editor-grfico-on-line-muito.html ], uma postagem sobre um editor gráfico que altera e melhora imagens de propósito geral que uso bastante.

Bom, no primeiro caso, bastando um abreviador de e-mail como o pioneiro TinyURL, ou URL pequena em português. URL quer dizer por sua vez Universal Resource Locator que em português significa localizador universal de recursos segundo a Wikipédia.

No segundo caso simplesmente o endereço que enviei foi posterior ao [http://twurl.nl/wt3g6u ] que por sinal não existe mais e eu não sei o motivo. O Twurl é ligado ao Tweetburner, que por sua vez é ligada ao Twitter, uma rede cujos membros são bem hábeis em lidar com sites perigosos.

Bom, de qualquer forma os abreviadores de endereço não checam o conteúdo destes sites, o que realmente não é função deles. O WOT e a barra do Netcraft fazem e muito bem este serviço, o primeiro bloqueia sites perigosos mas não te obriga a não acessá-los, já o segundo informa "onde você está pisando".

Recomendo fortemente o uso dos abreviadores e dos classificadores de periculosidade de sites, apesar do meu blogue bobo ser classificado pelo Netcraft como um pouco perigoso, talvez por critérios éticos muito ortodoxos. Se bem que quando a barra de status mostra uma endereço terminado em .exe, .pif, .scr você deve evitar este link caso utilize Windows e este link não prometa um executável, um programa de lote ou um protetor de tela respectivamente.



2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei!... por muitos motivos, e também por aprender a extensão ".pif" que foi novidade pra mim. Valeu!

Unknown disse...

O bom de ter um blogue é poder tornar um mal-entendido num pretexto para uma blogagem. Todos saem ganhando inclusive eu!
Qualquer hora falo de extensões extranhas ou pouco conhecidas.

Abraços

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget