segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Censura na blogosfera


Blogar pode ser perigoso!

Folheando aleatoriamente a Internet me deparei com a notícia de um blogueiro da Arábia Saudita que está preso sem justificativa alguma, o que em um reino não chega a ser anormal, o que também em tese não tem nada a ver com o cenário nacional, mas acabei lembrando de um caso semelhante ocorrido no Brasil.

O Blogueiro árabe é Fouad Farhan que está detido sem explicações formais sob suspeita de incitar terrorismo ou algo semelhante. Já em nossas terras o fato "semelhante" foi o da blogueira Alcinéa Cavalcante que "falou mal" de Sarney e teve com isto que retirar as postagens que fez sobre este político.

Fica então complicado escolher o que escrever então, pois é completamente garantido que nunca teremos como agradar a todos, tanto em blogues como em bate papos ao vivo!

Os botões de chato, confuso e eu discordo do ClickComments do meu blog estão aí para não me deixar mentir. Mas disto para uma ação judicial ou mesmo a prisão é um passo bem grande, mas mesmo eu não pretendendo provocar a ira dos poderosos, quem é que me garante que alguém não se ofenda com o que eu coloco aqui? E quem me garante que esta pessoa não procure meios mais drásticos para me calar do que uma conversa informal e esclarecedora?

O que me assusta nisto tudo é que uma atividade geralmente não muito distante da frivolidade e do lugar comum como a blogagem se torne perigosa e vista pelos poderosos como subversiva ou maléfica. [Favor continuar lendo, pelo menos o próximo parágrafo].

Mais uma vez, sem querer ser politicamente correto, e infelizmente sendo um pouco, não posso condenar o prosaicismo da blogagem, afinal, quem agüentaria uma completa redefinição do mundo e da nossa forma de vê-lo a cada nova postagem? A informação nos chega de forma natural e até banal, de que outra maneira poderíamos emití-la além da prosa habitual?

Estão ficando até de certa forma corriqueiras estas minhas desculpas logo após um comentário mais forte. Minha experiência na net me ensinou que muita gente nem termina de ler uma frase e fica irada e indignada e conseqüentemente quer tomar satisfações ou clicar nos botões negativos do ClickComments, o que não posso evitar de forma alguma.

Sendo assim, e sabendo que as pessoas não esperam equilíbrio em textos vistos na Internet, e que acabam achando que qualquer opinião estará em um dos extremos possíveis, como se o opinador estivesse visceralmente envolvido com os fatos e jamais sendo um mero observador, tento aplacar a possível ira quando possível.

Bem, não sou jornalista, de qualquer forma as notícias estão bem cobertas e realmente não tenho nada a acrescentar, no começo desta postagem os links exclarecem bastante o que está ocorrendo com o colega árabe e que já aconteceu com a colega amapaense. A moral desta história então é blogar pode ser perigoso!

Atualização: apesar de não ser uma tradução perfeita a página Free Fouad (Fouad livre ou liberte Fouad) pode ser vista em português aqui.

Atualização 2: quem quiser dar uma força para libertar Fouad, existe um grupo no Facebook. O único problema é que está quase tudo em árabe! Mas, a adesão pode ajudar!

Atualização 3: digguei a notícia original do próprio site do Fouad e estou impressionado como a notícia subiu lá no Digg. Nunca antes alguma coisa que eu tenha diggado decolou!

Nenhum comentário:

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget