terça-feira, 21 de julho de 2009

Minha contribuição atrasada para o dia do amigo

Respeite o gosto alheio, não imponha o seu e aprenda a conviver com as diferenças

Sim caros leitores, o dia do amigo foi ontem! Mas a ideia só surgiu há poucos minutos!

Aos invés de enaltecer e glorificar a amizade, vou falar de um dos grandes defeitos dela, mas, claro, vou dar uma sugestão para se não eliminar este vício, pelo menos amenizá-lo.

Amigos tentem a se interessarem pelo bem estar dos outros amigos e como era de se esperar, tentar melhorar a vida deles. Daí podem surgir grandes complicações. E amigos geralmente se sentem autorizados a modificar o comportamento de seus amigos, e diga-se de passagem que isto nem sempre é bem vindo.

Um bom exemplo é oferecer comidas ou bebidas mesmo sabendo que a "vítima" não gosta. O pretexto:
- "Experimente! Este aqui é diferente, você vai gostar! Prove!"
Uma boa saída:
- "Não, obrigado! Não quero justamente porque já experimentei antes."

No mundo dos negócios, as rádios direcionadas ao público mais pobre, e menos exigente por isto mesmo, repetem infinitamente a mesma música até que ela "pegue" as pessoas e vire sucesso. Bom, isto funciona porque a pessoa acaba não mudando de estação para evitar a chatice por estar ocupada com outras coisas e acaba ouvindo no piloto-automático mesmo e se acostuma.

No meu entender, apesar de parecer uma grande desfeita, recusar algo de que não gostamos é melhor do que sermos obrigados a ir contra nossa própria natureza apenas para agradar a uma pessoa incapaz de aceitar que nem todos são idênticos a ela.

Aceitar que nem todos gostamos de pizza ou azeitona, uísque ou conhaque não é negar a humanidade de ninguém nem abrir um desfiladeiro entre estas pessoas.

Minha sugestão é: "Respeite o gosto alheio, não imponha o seu e aprenda a conviver com as diferenças". Bom, amigos que seguem esta dica não são vistos como ameaças.

Talvez eu desenterre mais algumas dicas destas e faça uma pequena série, o título poderia ser (para provocar): "Como tornar a vida de alguém miserável e conquistar sua inimizade e desprezo".

Até a próxima!

Atualização: O segundo artigo foi para não dê carona no carro alheio, não garanto a continuação desta série mas me divertiria muito com as reações provocadas! Tenho certeza que quase todos já passaram por situações parecidas, se incomodaram mas não pensaram a respeito!


Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget