quinta-feira, 27 de março de 2008

Mais um pouco sobre o Evernote

Um verdadeiro achado!

Há quase uma semana postei aqui sobre convites grátis para o Evernote, que tenho experimentado e gostado bastante.

O site cumpre realmente o que promete, faz pesquisas nas notas ou clipes que copiamos da net e também reconhece escrita em imagens, o que o torna excelente para quem tem scanner. Basta escanear os recibos de gastos com cartão de crédito, aquelas listagens quase ilegíveis que recebemos nos supermercados (se forem realmente ilegíveis, eu não garanto), extratos bancários e se a letra do indivíduo não for compostas só por garranchos, até anotações que fazemos em pedaços de papel que quase certamente perderemos. Os usos possíveis são ilimitados, até mesmo aquela frase engraçada no meio de uma página da web qualquer, basta selecionar e mandar ver. Além de tudo isto podemos mandar conteúdo para um endereço de e-mail que eles disponibilizam só pra isto, assim fica fácil mandar imagens e fotos.

Pois bem, realmente o serviço é bom, mas para mim que não tenho Mac ou Windows, sobrou só a interface da rede, que não é tão completa nem tão ágil, mas já quebra um bom galho, principalmente pelo uso de tags, além de poder ser usada em qualquer lugar. Lembro ainda que os programas para computador, smartphones e pdas (infelizmente só para Windows por enquanto) sincronizam com o site também, o que evita perda de dados. Então me resta aguardar uma versão para Linux ou arriscar com o Wine.

Achei a tecnologia inovadora, e realmente ela é, mas notas na rede o Google Notas já fazia há um bom tempo, só que realmente nunca me chamou muito a atenção. Mas, pesquisando aqui e ali (re)encontrei dois serviços que utilizam um mecanismo semelhante com fins diferentes, o Zotero e o lumifi.

O Zotero que é uma extensão do Firefox, também é um bloco de notas sofisticado mas direcionado à coleta de dados para pesquisa, bem acadêmico por sinal, mas que com algumas gambiarras pode ser usado para fins mais mundanos como o Evernote. Também recomendo para blogueiros para peneirarem dados antes da postagem.

Já o lumifi é uma mistura de site de pesquisas, rede social, analisador de dados e bloco de notas. A diferença com o Zotero é que no lumifi você faz a pesquisa do jeito que faria no Google, ou seja, sem a menor idéia dos resultados, e o Zotero aparenta mais a uma consulta a bibliotecas, às quais ele tem suporte, junto com alguns jornais. O analisador do lumifi é bem interessante e tenta agrupar as pesquisas por assunto, ou conteúdo específico, dentro total de sites descobertos, inclusive se oferece para analisar documentos que podemos mandar para o site.

E como brinde surpresa por ler todo este texto chato, tenho 6 convites para o Evernote. Quem quiser me peça!


9 comentários:

Anderson Gaúcho disse...

Texto chato nada, valeu a análise. Também procuro por ferramentas que me auxiliem na minha organização e acho que o evernote pode ser uma boa escolha.
Se puder mandar um convite (meu email é andersongaucho no gmail) agradeço.
Valeu pela análise.
Uma abraço
Anderson

James Prado disse...

Olá.
Por favor, você pode me enviar um convite para o Evernote?
Grato.

Unknown disse...

Valeu pelo incentivo Anderson.

James, basta colocar teu endereço de e-mail no comentário que eu te mando um convite, ainda tenho 5.

Aguinaldo

Anônimo disse...

Gostei muito da sua iniciativa de compartilhar convites.

Poderia me enviar um?

Abraços.

email[arroba]pabloaugusto.com

Unknown disse...

Caro James,

O convite já foi pro teu e-mail.

Abraços

Unknown disse...

Caro Pablo Augusto,

Teu convite já foi enviado também.

Abraços e obrigado pela visita ao meu blogue.

Adriano Roberto de Lima disse...

Aguinaldo, poderia me enviar um convite ? Muito obrigado.

limaadriano@gmail.com

Grato
Adriano

Unknown disse...

adorei o programa agradecia o envio de um convite.

Miguel Costa

miguelcosta007@gmail.com

Unknown disse...

Caro Miguel,

Não há mais necessidade de convites, basta entrar no site e se cadastrar. Já falei sobre isto em [ http://paginadoaguinaldo.blogspot.com/2008/07/evernote-liberado-ao-pblico-em-geral.html ].

Desculpe a demora em responder. Mas, pensei que tivesse feito isto ontem ao publicar teu comentário.

Abraços

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget