quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Carros de som, a antipropaganda definitiva

Quem mora ou tem que frequentar áreas não muito nobres neste país já deve ter sido exposto à poluição sonora causada pelos carros de som que fazem propagada. Eles além de atrapalhar o trânsito, prejudicam o sossego de quem está apenas tentando viver sua vida em paz.

Provavelmente foram inspirados nos fuscas de circos que chegavam nas cidades avisando sobre a sua chegada. Como não existem milhares de circos por aí e eles não ficam muito tempo em um só lugar, era uma novidade interessante.

Agora imagine ter que aturar preços de supermercado, curso de autoescola, preparatório para concurso, musiquinha de político e tudo o mais disputando seu ouvido e sua paciência boa parte do dia?

A concorrência deve agradecer enormemente a estes supermercados por informar como passar-lhes a perna por questão de centavos. Todos os outros ganhariam mais distribuindo panfletos que pelo menos temos a opção de ler ou não.

Os políticos, sinceramente, são um caso perdido no quesito marketing. As musiquinhas são no mínimo chatas e não informam o que realmente interessa: as famosas promessas que o povo faz questão de esquecer!

Isto até me lembra de um dos principais motivos de Mário Covas [1], um político dos anos XX ter perdido de forma até vergonhosa uma eleição onde ele era visto como um dos favoritos. Segundo me disseram [2], ele usou uma mensagem subliminar [3] intercalada à sua propaganda na TV que consistia das batidas de um coração humano. E ao invés de passar uma sensação de ternura e calor humano, acabou sendo algo esquisito, chegando ao mórbido, já que em condições normais ninguém ouve o coração alheio e isto incomoda muito mais do o marqueteiro que ele contratou poderia acreditar.

Bom, quem me pediu esta postagem deve estar satisfeito agora. Provavelmente são muito utilizados por serem uma forma muito barata de propaganda, mas depois do ponto de saturação ela com certeza vira um belo tiro no pé.

[1] https://secure.wikimedia.org/wikipedia/pt/wiki/M%C3%A1rio_Covas
[2] a fonte não será revelada
[3] https://secure.wikimedia.org/wikipedia/pt/wiki/Mensagem_subliminar

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget