Eu, do mesmo jeito que quase todo mundo, conheci muita gente medíocre na vida, mas antes que alguém se sinta indignado, diga que eu só quero ser o tal ou coisa do gênero vamos a alguns fatos:
- Ninguém é sensacional em tudo o que faz, Leonardo da Vinci [2] não está mais entre nós há uns bons séculos e aposto que ele era bem ruinzinho em muitas coisas que fazia fora da ciência e arte;
- No português mais coloquial as coisas tendem a ser bem oito ou oitenta, então, medíocre deixou de significar quem tem uma capacidade dentro ou abaixo da média do que é considerado normal e aceitável num grupo qualquer e passou a ser apenas os menos capacitados;
- talento é algo que não pode ser aprendido ou treinado, o que pode melhorar é o conhecimento, a experiência e a técnica na área que a pessoa atua, o que é bom e desejável mas não garante sucesso estrondoso;
- não ser o melhor do mundo em algo não significa ser incapaz ou infeliz, apenas que existe gente que faz bem melhor o que fazemos... e daí?;
- gosto não se discute, às vezes se lamenta, mas continua sendo gosto pessoal. Cada um tem o seu;
- por hoje acho que é só, já enrolei muito...
Aceitar as próprias limitações é um passo importante para superá-las. Enfiar a cabeça na areia como faz a avestruz (segundo reza uma lenda), se zangar e com isto tentar se enganar, é bem irracional e muitas vezes bastante inútil.
O que as pessoas fazem quando percebem que não são os rei ou rainhas da cocada preta? Eu particularmente fico bem sem jeito, desconverso como posso e “fico na minha”. Se “não colar” admito que falei ou fiz besteira e sigo em frente.
Bem, este sou eu, nem sempre fui assim, mas nisto eu melhorei. Todo mundo tem seus momentos mimimi, mas com o tempo a gente aprende que muitas vezes a emenda sai pior que o soneto, e tentar justificar o que é óbvio que está errado é bem ridículo e pouco eficiente. Bom, de qualquer forma, gente que não pensa assim continua sendo medíocre e vai continuar o sendo por muito tempo ainda,
Os dois exemplos abaixo ocorreram com conhecidos e me deixaram no “dilema” entre rir até gargalhar ou ficar com o cabelo em pé:
O primeiro aconteceu com um típico mauricinho (aquele que sempre está na moda), adorava Gabriel o Pensador [3] e admirava as letras de suas músicas até o dia em que ouviu Retrato De Um Playboy (juventude Perdida) [4] que descreve de uma forma bem crua e infelizmente bem próxima da realidade a vida de muitos jovens da atualidade. Parece que a carapuça serviu, então, de um dia para o outro este cantor morreu para ele!.
O outro acontecimento envolvia um casal que eu via de vez em quando e que não cansava de dizer que idolatrava o programa humorístico Sob Nova Direção [5] (outro link sobre a série [5.1]), até ouvirem a palavra peãozada num dos episódios. Entraram na síndrome do fã traído, perderam o interesse e disseram que na realidade nunca gostaram do programa na verdade.
É triste, mas, quem vive uma vida medíocre por inércia, faz isto com um ardor quase religioso e não aceita rótulos ou críticas.
Aprender com os erros alheios faz bem, apesar de não ser fácil!
Tem muita gente no mundo que me dá gastura. Conviver com eles é desgastante, mas geralmente obrigatório. Esse pessoal parece não perceber como isto prejudica a imagem deles. É a velha atitude de preferir estar com a razão do que ser feliz.
Bom, acho que o recado está dado, se estas histórias são fictícias ou não, já é outra história, mas deixa pra lá...
Observação: o site oficial de Gabriel o Pensador [3.2, por enquanto não está linkado, mas está na lista abaixo] parece ter sido invadido, então o Google desaconselha que o visitem [3.1], mas informa que:
Este site hospedou malware?
Não, este site não hospedou software suspeito nos últimos 90 dias.
Como isso aconteceu?
Em alguns casos, terceiros podem adicionar código suspeito a sites legítimos e, por isso, a mensagem de aviso pode ser exibida.
Espero que tudo já tenha sido normalizado.
[1] http://paginadoaguinaldo.blogspot.com/2010/08/gente-mimimi.html
[2] http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonardo_da_Vinci
[3] http://pt.wikipedia.org/wiki/Gabriel_o_Pensador
[3.1] http://www.google.com/safebrowsing/diagnostic?site=http://www.gabrielopensador.com.br/&hl=pt-BR
[3.2] http://www.gabrielopensador.com.br/
[4] http://letras.terra.com.br/gabriel-pensador/65056/
[5] http://pt.wikipedia.org/wiki/Sob_Nova_Dire%C3%A7%C3%A3o
[5.1] http://www.minhaserie.com.br/serie/82-sob-nova-direcao/