quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Pisqüila

Mil novecentos e bolinha, eu e alguns amigos estávamos numa lanchonete e discutíamos sobre nomes (palavrões na verdade) que não conhecíamos. Alguém sugeriu inventar uma palavra e usar esta bendita para ver a reação alheia. Eu sugeri pisqüila. Que de acordo com as novas normas seria pisquila.

Um deles chamou um destes nervosinhos que não levam desaforo para casa da seguinte forma:

E aí, pisquila?

O menino ficou meio sem jeito, fingiu ignorar e foi embora.

Dias depois, vi este mesmo rapaz perguntar a um senhor o significado desta palavra e este não soube responder. O menino ficou indignado e disse que só tinha perguntado justamente a ele porque o tal senhor tinha fama de ser muito sem-vergonha. O sujeito ficou muito constrangido, mostrando que a fama não era totalmente verdadeira.

O termo usado foi outro, ao invés de sem-vergonha, mas vamos manter um nível mínimo no palavreado deste blogue.

De lá para cá eu perguntei a algumas pessoas o significado desta tal palavra, inclusive uma antenada (não sei no que) me disse que faziam séculos que não ouvia isto e desatou a inventar besteiras para mostrar o quanto estava atualizada.

O engraçado é que o Google tem 29.300 páginas sobre esta palavra com o trema e 18.900 do novo jeito. Até o Dicionário Informal [1] uma definição que bate com a aparência do moleque que foi o primeiro a ser chamado assim. De qualquer forma desconhecem a etimologia, ou seja, a origem desta palavra.

[1] http://www.dicionarioinformal.com.br/buscar.php?palavra=pisquila

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget